Elétrica residencialMaterial elétrico

Como evitar curto-circuito em casa?

Como evitar curto-circuito em casa?

Você sabe como evitar curto-circuito na sua casa? Ao contrário do que muita gente 

pensa, essa não é uma situação tão difícil de acontecer. Na verdade, é um dos problemas elétricos mais comuns em residências no Brasil.

O grande problema é que mesmo um curto-circuito pequeno pode provocar incêndios na fiação e causar grandes acidentes. Por isso, é preciso estar preparado para entender o que pode causar um curto-circuito e como evitar a situação. 

Neste guia, listamos as 6 principais formas de como identificar um curto-circuito na rede elétrica residencial e o que fazer para evitá-lo. Confira!

Afinal, o que é um curto-circuito?

Um curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito, causando uma sobrecarga na rede elétrica. Isso pode acontecer por vários motivos, como:

  • Fios danificados: se um fio é cortado ou danificado de alguma forma, entrando em contato com outras partes do circuito.
  • Sobrecarga no circuito: se um circuito é sobrecarregado com mais corrente do que ele pode suportar.
  • Componentes elétricos falhos: se um componente elétrico, como um disjuntor, falha, permitindo a passagem de corrente elétrica onde não deveria.
  • Falhas na instalação elétrica: se a instalação não foi feita corretamente, com fios ligados errados ou caixas de junção não aterradas da forma certa.
  • Falta de manutenção: se a rede não passar por manutenção preventiva regularmente.
  • Umidade ou água: se a rede elétrica entrar em contato com umidade ou a água.
  • Queda de energia: se o circuito sofrer grandes oscilações de corrente.

Curto circuito pode queimar aparelhos?

Sim, um curto-circuito pode danificar ou queimar aparelhos elétricos. Isso acontece porque, quando um circuito entra em curto, toda a rede elétrica é comprometida. Portanto, se um aparelho estiver ligado a essa instalação, é possível que ele seja danificado.

Por isso, é importante identificar e corrigir qualquer problema de curto-circuito o mais rápido possível para evitar danos ou perigos.

Como identificar um curto-circuito na rede elétrica?

Nem todos os curto-circuitos vão acontecer de forma imediata, soltando faíscas e criando princípio de incêndios em tomadas. Na maioria dos casos de curtos residenciais, os sinais mais comuns de um curto-circuito na rede elétrica são:

Cheiro de queimado na fiação

O cheiro de queimado na fiação é bastante característico e um dos primeiros indicativos de que há algo errado. Geralmente, ele acontece porque o curto acaba queimando e derretendo as partes de borracha que protegem os fios da rede elétrica.

Por isso, se sentir um cheiro de plástico queimado sem motivo aparente enquanto algum equipamento estiver conectado na tomada, é hora de chamar um profissional, pois isso pode ser um sinal de um curto-circuito.

Fios e cabos escurecidos, com sinal de derretimento
Fio e cabos escurecidos ou derretidos são sinais de curto-circuito.

Veja também: Como esconder fios elétricos na parede?

Tomadas manchadas

Tomadas manchadas de preto, emitindo som de zumbido ou soltando faíscas quando um aparelho é conectado também são sinais de curto-circuito na rede elétrica.

Nesse caso, isso acontece principalmente devido à sobrecarga de eletricidade quando conectamos um aparelho que exige mais corrente do que a instalação pode suportar. Esse é um caso comum com aparelhos que puxam muita energia, como microondas ou secador de cabelo, por exemplo.

Tomada residencial escurecida, com manchas pretas, sinal de curto-circuito
A sobrecarga do curto-circuito pode escurecer e manchar as tomadas.

Disjuntor desarmando

Se os disjuntores da sua instalação elétrica desarmam com frequência, causando queda de energia apenas na sua casa, é possível que haja curto-circuito em um ou mais pontos da rede elétrica.

Isso porque a função do disjuntor é justamente cortar o abastecimento de energia quando existe uma sobrecarga na rede. Por isso, se o disjuntor desarma várias vezes, significa que ele está lidando com uma sobrecarga recorrente — que é a principal característica de um curto-circuito.

Disjuntores desarmando no quadro de distribuição é um sinal de curto-circuito
Os disjuntores ficam dentro do quadro de distribuição, onde toda a fiação se encontra.

Veja também: Qual disjuntor usar para chuveiro?

Fusível queimado

Assim como os disjuntores, os fusíveis são dispositivos de proteção elétrica usados para proteger circuitos de danos causados por sobrecarga de corrente, curtos-circuitos ou falhas de isolamento.

Quando você encontra um fusível queimado na instalação, significa que ele recebeu um nível de corrente que ultrapassou o máximo que aquele circuito deve suportar. Ou seja, um curto-circuito na rede elétrica pode ser a causa da queima do fusível e um grande sinal de alerta.

Fusível queimado na instalação elétrica
O fusível geralmente pode estar no quadro de distribuição ou no relógio medidor.

Lâmpadas com vida útil menor

Quando um curto-circuito acontece, a corrente elétrica flui pelo caminho mais fácil ao invés de seguir o circuito normal. Isso pode causar uma sobrecarga na lâmpada, fazendo com que ela seja danificada ou queimada.

Então, se as lâmpadas queimando com frequência são um problema na sua casa, é hora de ficar atento! Esse pode ser um indicativo de que o circuito elétrico pode estar em curto e danificando lâmpadas e eletrônicos.

Lâmpadas queimando com frequência são um sinal de curto-circuito
Lâmpadas queimando com frequência também podem ser sinais de curto-circuito.

Como evitar um curto-circuito em casa?

Evitar um curto-circuito em casa é bastante simples, basta seguir algumas dicas básicas:

Equipamentos na tomada durante tempestades

A grande quantidade de raios durante as tempestades são uma das principais causas de curto-circuitos, já que a descarga elétrica dos raios pode levar a danos graves em toda a instalação.

Por isso, é importante reduzir ao máximo o uso de equipamentos elétricos durante a chuva e, sempre que possível, desconectá-los da tomada.

Dispositivos de proteção

Os dispositivos de proteção elétrica, como disjuntores e fusíveis, têm a função específica de proteger as pessoas, os equipamentos e as instalações elétricas em caso de sobrecargas que possam causar curto-circuito na rede.

O uso desses dispositivos não ajuda a evitar que o curto-circuito aconteça, mas pode prevenir que ele atinja toda a rede elétrica, cause incêndios na fiação ou danifique aparelhos conectados à rede de energia.

Cuidado com extensões

Extensões, réguas, Ts ou benjamins são soluções práticas para aumentar o número de tomadas em casa. Mas também podem ser uma das principais causas para um curto-circuito.

Isso porque, apesar da possibilidade de conectar mais aparelhos, é preciso lembrar que as tomadas têm um limite de watts que podem suportar. Ou seja, todos os equipamentos ligados na extensão ou no benjamin não podem ultrapassar esse valor.

Portanto, evite conectar vários aparelhos que consomem muita energia em uma única extensão, como microondas, geladeira, fornos elétricos, máquina de lavar ou torradeiras, por exemplo.

Proteção de tomadas

Outra forma de evitar curto-circuito é verificando o estado das tomadas. Elas podem até esconder uma fiação defeituosa, mas alguns indícios estéticos também podem dar avisos de que algo não está certo.

Durante a checagem, verifique se existem zumbidos ou faíscas saídos direto da tomada. Em seguida, retire o espelho (a capa) e verifique se as conexões estão todas firmes e se existem fios desencapados ou danificados.

Caso perceba algum desses sinais, não use mais essa tomada e procure um eletricista para fazer uma revisão completa da instalação.

Veja também: Como identificar os fios elétricos através das cores?

Manutenção da rede elétrica

A manutenção da rede elétrica deve acontecer, no máximo, a cada cinco anos. Se a instalação for antiga, o ideal é fazer uma revisão preventiva anualmente para avaliar a condição dos fios e cabos elétricos.

Nesse momento, é fundamental contratar um profissional capacitado para avaliar também itens como bitolas, disjuntores, fusíveis e conexões de caixa. Assim, é possível garantir uma instalação realmente segura até a próxima manutenção.

Além de todas essas dicas, a melhor maneira de evitar um curto-circuito é garantir que toda a instalação seja feita com materiais elétricos de qualidade e procedência. E, para isso, você pode contar com a Dimensional!

Conheça nossa linha completa de materiais elétricos, compre on-line e receba os produtos em casa com frete grátis para todo o Brasil.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?