Segurança do Trabalho e Epis

Nova geração Capacete Série H-700 3M SecureFit: Conforto e Segurança para os Trabalhadores

O capacete de segurança é um dos equipamentos de proteção individual (EPIs) mais utilizados, principalmente por quem trabalha em áreas de obras, como pedreiros, técnicos de segurança do trabalho e engenheiros.

Mas não é apenas nos canteiros de obra que o uso desse EPI é necessário. Em qualquer local onde exista o risco de objetos atingirem a cabeça do trabalhador e colocar a sua integridade física em perigo, o capacete de proteção é obrigatório.

Quer saber como encontrar o melhor modelo de capacete de segurança para cada atividade e garantir ainda mais proteção para os seus colaboradores? Então, continue a leitura!

O que é o capacete de segurança?

O capacete de segurança é um equipamento de proteção individual (EPI) que serve para defender a cabeça do trabalhador contra o impacto de batidas, quedas de materiais, respingos de produtos químicos e até mesmo choques elétricos, dependendo do modelo.

Essa proteção é essencial, já que, nos ambientes onde o uso do capacete de segurança é indispensável, são comuns acidentes com ferimentos por queda de algum objeto ou impacto de objetos na cabeça, como máquinas, tubulações e ferragens, por exemplo.

Além de toda a proteção, o Capacete Série H-700 3Mtm SecureFittm, por exemplo, também ajuda a reduzir em até 30% a pressão na região da testa. Tudo isso para trazer mais conforto, bem-estar e segurança para o trabalhador durante a realização de suas atividades ao longo do dia.

Isso é possível porque a suspensão apresenta uma exclusiva tecnologia de difusão de pressão 3M que se adapta automaticamente a diferentes formatos e tamanhos de cabeça quando o sistema de ajuste catraca é acionado.

Quais são os tipos de capacete de segurança?

A divisão entre os tipos de capacete de segurança acontece em grupos, de acordo com as características do equipamento. Os principais modelos de capacete de proteção são:

  • Capacete tipo l ou com aba total: projetados para amenizar o impacto de objetos e golpes no topo da cabeça.
  • Capacete tipo ll ou com aba frontal: projetados para amenizar o impacto na parte superior ou lateral da cabeça.
  • Capacete tipo lll ou sem abas: também conhecido como capacete de alpinista, é indicado para trabalhos em altura, por exemplo.
Capacete de segurança tipo 1.
Capacete de segurança tipo 1.
Capacete de segurança tipo 2.
Capacete de segurança tipo 2.
Capacete de segurança tipo 3.
Capacete de segurança tipo 3.

Qual o significado das cores dos capacetes de proteção?

Outra característica importante dos capacetes de proteção é a cor. Não é uma norma, mas a empresa pode utilizá-la como forma de identificar as funções de cada trabalhador e, assim, ajudar a garantir a segurança de todos. 

Em um canteiro de obra, por exemplo, um uso comum para as cores dos capacetes de segurança é:

  • Branco: engenheiros, técnicos, mestres e encarregados;
  • Azul: pedreiros;
  • Laranja: eletricistas;
  • Preto: operador de máquinas;
  • Vermelho: bombeiros;
  • Amarelo: visitante;
  • Verde: serventes e operários.
Capacete branco.
Capacete de segurança branco.
Capacete azul.
Capacete de segurança azul.
Capacete vermelho.
Capacete de segurança vermelho.
Capacete verde.
Capacete de segurança verde.

Como escolher o capacete de segurança certo?

O uso de qualquer capacete de segurança não representa a proteção do trabalhador, já que existem diferentes classes e tipos desse EPI. Por isso, é preciso levar em consideração algumas especificações determinadas por lei para escolher o capacete certo.

Um exemplo é o Certificado de Aprovação (CA), estabelecido pela Portaria Nº 451, de 20 de novembro de 2014. Esse certificado é a garantia que esse item é liberado para comercialização e que sua fabricação está de acordo com as especificações determinadas por lei. 

Também é importante verificar se o capacete está dentro do prazo de validade para EPIs. Os Capacetes de Segurança 3MTM SecureFitTM com sensor UVicatorTM, por exemplo, têm tecnologia que indica a hora certa de trocar o equipamento.

Esse é um recurso essencial para trabalhadores que ficam ao ar livre, expostos a raios ultravioletas (UV). Isso porque, nesses casos, os efeitos da exposição ao sol podem fragilizar a estrutura dos capacetes após certo tempo, afetando sua estrutura e tornando-o quebradiço e frágil. Ou seja, comprometendo a segurança do trabalhador.

É justamente aí que atua a nova tecnologia UVicatorTM da 3M. Por meio de um sensor, ela indica a exposição excessiva do equipamento aos raios ultravioleta e mostra quando o capacete está frágil e precisa ser trocado.

Indicador visual à exposição UV.
Indicador visual à exposição UV.

Os capacetes 3M da Série-H proporcionam proteção e conforto aos usuários e, agora, com a nova tecnologia do sensor UVicator, também permitem monitorar com mais facilidade a durabilidade do equipamento.

Quem deve fornecer o capacete de segurança?

De acordo com a NR6, a empresa é obrigada a fornecer os EPIs adequados para seus funcionários de forma gratuita. O Anexo I da norma apresenta a lista de equipamentos relacionados, entre eles os EPIS para proteção da cabeça

A NR 6 também determina que a empresa deve entregar um capacete adequado ao risco de cada atividade e aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho

Além disso, ela também é obrigada a substituir o equipamento imediatamente caso ele esteja danificado.

Proteção para cabeça com mais conforto e segurança 

O capacete da série H-700 3M SecureFitTM fornece muito mais segurança e conforto para os trabalhadores. Feito com material forte e durável, ele conta com um sistema de suspensão ajustável que ajuda a absorver o impacto de pequenos objetos em queda e elimina (ou minimiza) lesões provocadas por colisões.

Outro diferencial deste capacete é que sua suspensão fica mais baixa na cabeça. Com isso, ele ajuda a diminuir a pressão e aumentar a segurança de quem usa. 

Benefícios do Capacete de Segurança série H-700 3M SecureFit

  • A empresa pode gravar seu logotipo no capacete para personalizá-lo;
  • Banda que absorve o suor da testa proporcionando mais conforto e ventilação;
  • Sistema de ajuste projetado para distribuir a força e facilitar o ajuste do capacete;
  • Compatível com outros equipamentos de proteção auditiva do tipo concha 3M, protetores faciais 3M e demais acessórios;
  • Modelo opcional com ventilação para melhor fluxo de ar;
  • Material refletivo opcional para melhorar a visibilidade;
  • Ajustes verticais e horizontais personalizados;
  • Suspensão catraca suave e giratória.

Agora que você já sabe tudo sobre capacete de segurança e como o modelo 3M SecureFitTM com sensor UVicatorTM pode aumentar ainda mais a proteção e conforto dos trabalhadores, é hora de garantir mais segurança para sua equipe!

Acesse o portfólio de EPIs da Dimensional e encontre os equipamentos de proteção individual e coletiva mais importantes para sua empresa!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos