Segurança do Trabalho e Epis

Validade de EPIs: afinal, qual o prazo de validade dos EPIs?

prazo de validade dos EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) têm prazo de validade, entretanto não há padronização nacional ou internacional para determinar a Validade de EPIs. Assim, a vida útil do EPI é estipulada pelo fabricante.

Não existe uma norma regulamentadora que determine a vida útil de um EPI. Por isso, é sempre importante prestar atenção à embalagem e verificar o que o fabricante indica, além de que para ampliar o tempo de uso é preciso armazenar corretamente e limpá-lo, quando o EPI não for descartável. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Comprar EPIs

A loja Dimensional conta com centenas de produtos e equipamentos para segurança do trabalho.

Troca de EPI

Se o EPI não é descartável, não significa que tem vida útil permanente. A Validade de EPIs, assim como outros produtos depende da conservação, frequência de uso, modo de higienização etc. Os fabricantes fazem testes para saber qual é o prazo máximo que um EPI pode ser utilizado, entretanto, o mau uso pode encurtar o tempo, a má conservação pode causar rupturas e desgaste.

Inspecionar o EPI antes de usá-lo é muito importante para saber se está em perfeitas condições de utilização. Caso exista qualquer irregularidade, o EPI deve ser trocado por outro que não apresente nenhum defeito ou problema.

Além da troca do EPI em caso de defeito, não é preciso esperar que o dispositivo envelheça para substituir por outro. Se notar que o uso prolongado desgastou qualquer parte, descarte e utilize outro, mesmo que seja antes do prazo determinado pelo fabricante, descarte-o. Não deve ser usado se o desempenho e segurança estiverem comprometidos.

Validade do CA

Para ser considerado EPI é preciso que o dispositivo obtenha Certificado de Aprovação (CA). Para cumprir o que a NR6 estabelece, o fabricante ou importador deve cadastrar o CA no Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho. Para tanto, é preciso cumprir vários requisitos, os quais comprovem que o EPI atende às exigências necessárias para proteger o usuário de riscos.

O CA tem prazo máximo de 5 anos de validade, portanto, verifique sempre se o seu EPI possui CA válido e se o próprio equipamento não está vencido.

O prazo de validade do EPI diz respeito a quanto tempo pode ser usado, já o prazo do CA se refere ao tempo de certificação do produto.

É necessário estar sempre atento ao prazo de validade do Certificado de Aprovação (CA) e do EPI.

Nenhum equipamento deve ser usado após o prazo de validade estipulado pelo seu fabricante ou se o CA estiver vencido. Utilizar um EPI vencido é um grande risco, pois o material a qual foi confeccionado pode se deteriorar com a ação do tempo, mesmo que não tenha sido usado. Imagine quão desastroso pode ser caso o usuário de um EPI para trabalho em altura utilizar um dispositivo vencido.

Consultar validade do EPI e CA

Existem várias maneiras para verificar a validade, descrição, característica do equipamento, data de emissão e entre outras informações. O Ministério do Trabalho dispõe em seu site a consulta livre do Certificado de Aprovação. Basta você inserir os seguintes campos:

  • Nº do CA
  • Equipamento
  • Fabricante
  • Tipo de Proteção

Assim, é possível visualizar todas as informações do EPI, como fabricante, validade, descrições e até mesmo contra quais os riscos aquele equipamento de segurança irá proteger o trabalhador.

Diferença entre Validade do CA e do EPI

Veja bem, a validade do CA é para que a venda do EPI seja feita no prazo máximo de 5 anos. Após este prazo e vencimento, não poderá ser feita qualquer venda deste EPI.

Mas você pode usar EPI com o CA vencido. A utilização do EPI pode ser feita até o dia da validade do produto estipulada pelo fabricante, desde que adquirido dentro do prazo de validade do CA.

Quando for comprar um Equipamento de Proteção Individual, verifique a validade do CA.

Depois da compra do EPI, verificar a validade do EPI.

Assim, antes de realizar a compra do EPI é necessário checar a validade do CA e após a compra do EPI com o CA válido, a empresa deve observar a validade do produto e não mais a do CA.

Cuidados com EPIs

Qualquer trabalhador pode fazer com que o seu EPI tenha melhor desempenho e durabilidade, para tanto, após o uso deve guardá-lo limpo em local apropriado. Na dúvida sobre a conservação do EPI, sempre observe as recomendações do fabricante a respeito do ambiente onde deve ser guardado, se pode ser armazenado com outros EPIs, ou se existe algum tipo de indicação especial de cuidado a ser tomado. Seguir todas as instruções garante a segurança do trabalhador.

Embora o empregador deva fornecer os EPIs e instruir sobre o uso correto, o trabalhador tem participação na sua segurança. Não devendo descuidar de sua proteção ou entregá-la apenas ao seu empregador responsabilizando-o por realizar todos os procedimentos. Existem responsabilidades que fazem parte do papel do trabalhador como, usar o EPI sempre que for desempenhar o seu trabalho, comunicar danos que aconteceram enquanto estava trabalhando, usar o EPI para o fim a qual se destina, fazer bom uso e zelar pelo seu equipamento etc.

A eficácia da segurança é uma via de mão dupla, depende do trabalhador e de seu empregador, essa parceria proporciona proteção.

Nós temos a proteção para a sua equipe, fale conosco e conheça nossa linha de EPIs. Todos possuem qualidade e CA, confira!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos