Segurança do Trabalho e Epis

Setembro Amarelo: é hora de cuidar da saúde mental dos trabalhadores

Mais de 18 milhões de brasileiros convivem com a ansiedade, o que faz do Brasil o país mais ansioso do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Somado a isso, é preciso lembrar que existem também outros transtornos mentais que podem abalar a saúde física e emocional dos trabalhadores — como o estresse e a depressão. Tudo isso reforça a importância de campanhas como o Setembro Amarelo.

Apesar de contar com ações no ano inteiro, a campanha do Setembro Amarelo se fortalece neste mês, quando também é celebrado o Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio (10).

Por isso, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre o Setembro Amarelo e a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Confira!

O que é o Setembro Amarelo?

O Setembro amarelo é uma campanha realizada anualmente com o objetivo de conscientizar a população sobre o suicídio e reduzir o número de ocorrências no Brasil

A campanha foi criada em 2014, por meio de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos.

O jovem tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu, velório, seus pais e amigos distribuíram cartões amarrados com fitas amarelas com a frase “se você precisar, peça ajuda!”, em apoio a quem também pudessem estar enfrentando problemas mentais e emocionais.

Desde então, a fita amarela se tornou um símbolo do movimento contra o suicídio e foi adotada também pela campanha do Setembro Amarelo.

Fita da campanha Setembro Amarelo
A fita amarela é um símbolo da campanha contra o suicídio.

Veja também: O que é o Abril Verde?

Qual a importância da saúde mental no trabalho?

O Brasil registra mais de 13 mil suicídios todos os anos, sendo aproximadamente 96,8% dos casos relacionados a transtornos mentais — e muitos desses transtornos podem ter origem no cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho.

Isso porque o ambiente profissional pode oferecer diferentes perigos à saúde física e mental do trabalhador, como: 

  • Condições ruins de trabalho;
  • Falta de equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • Excesso de pressão e cobrança; 
  • Sobrecarga de atividades;
  • Ambiente de trabalho com pouco segurança e ergonomia;
  • Falta de clareza em relação às funções;
  • Nível de exigência desproporcional;
  • Comunicação ineficiente;
  • Problemas nas relações interpessoais;
  • Falta de apoio e suporte das lideranças e colegas de trabalho;
  • Excesso de horas extras;
  • Constrangimentos, humilhações e agressões (físicas e morais).

Problemas como esses, além de causar danos à integridade física e mental do empregado, trazem consequências negativas para sua qualidade de vida profissional e pessoal. 

Isso além de estimularem uma série de complicações, como quadros graves de ansiedade, estresse e depressão — que estão entre as principais pautas do Setembro Amarelo.

Por que investir no bem-estar e na saúde mental do trabalhador?

O alto nível de ansiedade e o estresse vem atingindo cada vez mais os trabalhadores, principalmente após a pandemia da Covid-19, que trouxe um efeito devastador à saúde mental e bem-estar das pessoas, conforme alerta a OMS.

No ambiente de trabalho, por exemplo, situações como essas podem causar impactos sérios, como:

  • Cansaço mental e fadiga física que provocam uma série de erros no desempenho das funções;
  • Falta de disposição ou atenção, que representam riscos de acidentes de trabalho;
  • Probabilidade de desenvolver doenças ocupacionais, como transtornos mentais, LER/DORT, Síndrome de Burnout, entre outras.

Por isso, é importante que os gestores considerem e entendam quais são as principais causas dos transtornos psicológicos no ambiente de trabalho. Só assim serão capazes de reduzi-las e trazer a campanha do Setembro Amarelo para o dia-a-dia da empresa.

Veja também: O que acontece em caso de acidentes com trabalhadores informais?

Como as empresas podem contribuir para a saúde mental dos trabalhadores?

Muitas empresas têm investido cada vez mais em benefícios corporativos ligados ao bem-estar físico e mental dos colaboradores como forma de reduzir os transtornos mentais e doenças ocupacionais. 

Mas, além disso, é importante que os gestores olhem cada vez mais para o ambiente de trabalho como meio de prevenção aos transtornos psicológicos.

Uma boa maneira de fazer isso é por meio de uma análise ergonômica com o objetivo de detectar possíveis problemas relacionados às condições de trabalho e promover mais conforto, segurança e qualidade de vida à equipe.

Também é importante envolver os colaboradores em dinâmicas que trabalhem a saúde mental no ambiente de trabalho. Isso pode ser feito por meio de palestras, treinamentos, programas e campanhas específicas, como a do Setembro Amarelo.

Agora que você já sabe mais sobre a importância da campanha Setembro Amarelo, confira também outras dicas sobre o cuidado com a saúde e a segurança do trabalho no blog da Dimensional. Até lá!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos