Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Saúde e segurança em primeiro lugar

O melhor caminho para reduzir o número de acidentes de trabalho é conscientizar, tanto a sociedade, quanto os colaboradores, sobre as medidas de prevenção em todos os aspectos do ambiente de trabalho.

Mas como fazer isso de uma forma dinâmica, atrativa e que desperte a atenção das pessoas?  Dedicando um mês inteiro para o assunto!

No blogpost de hoje vamos falar sobre o Abril Verde, uma iniciativa popular que promove o diálogo sobre assuntos importantes como saúde física e mental, riscos e ameaças no trabalho, tudo isto, com o objetivo de criar ambientes mais seguros.

Continue lendo para saber sobre essa ação.

O que é o Abril Verde?

O Abril Verde é um movimento que tem como principal objetivo, falar sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho e, como reduzir os acidentes laborais. Nessa ação também é colocado em pauta a temática de prevenção das doenças que ocorrem em decorrência dos acidentes.

Além de promover a cultura de prevenção e de como tornar o ambiente de trabalho mais saudável, o movimento Abril Verde tem outras finalidades, como:

  • Mensurar os riscos;
  • Engajar a sociedade;
  • Analisar os indivíduos dentro e fora do local de trabalho;
  • Refletir sobre a responsabilidade de empresas e gestores;
  • Promover ações de conscientização.

 Como surgiu o Abril Verde?

Essa data foi estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho, pois no mês há duas importantes datas: dia 07, o Dia Mundial da Saúde e no dia 28, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho (acidente que aconteceu nos Estados Unidos em 1968 e provocou a morte de 78 colaboradores).

Esse importante movimento é representado por um laço verde. O laço já é um símbolo padrão de campanhas de conscientização como outubro rosa e novembro azul. A cor verde foi escolhida por representar segurança no ambiente de trabalho, além de também ter relação com assuntos da área da saúde

Ações que a sua empresa pode fazer para o Abril Verde

Compartilhe informações nas mídias sociais

Para conscientizar mais pessoas e aumentar a participação dos colaboradores, a sua empresa pode criar um conjunto de posts falando sobre a importância do movimento, dando dicas de prevenção e também com orientações sobre quais cuidados são necessários adotar no dia a dia para prevenir acidentes.

Treinamento dos colaboradores sobre EPIs

Uma outra atividade muito importante que a sua empresa pode implementar é um treinamento sobre o uso dos principais EPIs. Essa ação pode ser dividida em departamentos para facilitar e direcionar a explicação sobre os equipamentos de proteção certos para cada função.

Exemplo: para colaboradores que trabalham muito tempo ao ar livre: falar sobre como usar EPIs de cuidados com a pele como protetor solar com repelente, protetor solar sem repelente etc.

Comunicação interna na empresa

Fixe cartazes e faixas que abordam o movimento e promovam dicas de segurança e saúde em locais com boa visibilidade e por onde os colaboradores costumam passar.

Ouça a equipe

O caminho mais fácil para entender os problemas e ameaças ocupacionais é conversar com quem está na linha de frente, ou seja, os seus colaboradores. Além de proporcionar um momento de diálogo, você terá uma visão mais assertiva sobre o que é prioridade para ser resolvido.

Decore a empresa com a cor verde

Uma forma simples e prática de reforçar a campanha do Abril Verde é decorar a empresa com elementos e acessórios em tons de verde. Essa ação é simples, mas efetiva!

A importância e impacto do Abril Verde para a SST

Quando falamos em saúde e segurança laboral, os Profissionais de SST possuem grandes desafios acerca do assunto. É preciso entender sobre as NRs de cada segmento, fazer gestão de risco, implementar programas que elevem o nível de segurança, orientar colaboradores a respeito do uso adequado de EPIs e inúmeras outras atividades.

Uma forma de otimizar esse grande trabalho é promovendo momentos focados em construir uma cultura da prevenção. Por isso, o mês de abril é o momento ideal para isso!

Esse período é uma ótima oportunidade de dialogar sobre normas, visão da liderança da empresa, leis e posição do governo em relação as medidas e investimentos em favor da segurança e prevenção de acidentes, uma vez que todas as empresas estarão abordando o assunto.

Nosso objetivo com este blogpost, é promover a importância que o movimento Abril Verde tem para engajar, orientar e promover ações de bem-estar, saúde, segurança e qualidade de vida não só para os colaboradores mais envolvidos em atividades perigosas, mas para todos os profissionais da empresa!

Portanto, Profissional de SST, se a empresa em que você trabalha não adota o movimento, está na hora de mudar isso! Ainda dá tempo de preparar as suas ações para o Abril Verde deste ano.

Lembre-se que o foco não é o tamanho da campanha, mas sim a mensagem a ser passada.

E se você precisar de ajuda para obter os EPIs que você precisa para manter toda a sua equipe segura, conte com a Dimensional.

Um grande abraço e até o próximo blogpost!

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos