Material elétrico

Instalação Elétrica: Qual a Importância de Utilizar Emendas e Terminações de Qualidade?

Quando falamos em instalações elétricas, é importante lembrar que elas não são compostas somente por fios e cabos. Vamos falar de Emendas e Terminações?

A infraestrutura de uma instalação elétrica vai muito além de fios e cabos elétricos, incluindo componentes como: eletrodutos, caixas de passagem, caixa de medidores, fixadores para cabos, bandejas elétricas, leitos elétricos, eletrocalhas, suportes e etc.

Exatamente por este motivo é que incluir produtos de qualidade, que garantam segurança para toda a infraestrutura é tão importante, a fim de evitar curtos-circuitos, superaquecimento, entre outros problemas.

Para você entender melhor sobre este assunto, abordamos neste artigo dois componentes muito utilizados na instalação e manutenção das instalações elétricas: as emendas e terminações. Confira!

Você conhece a história dos condutores elétricos?

A história dos condutores tem seu início em 1747, quando o inglês William Watson utilizou um pedaço de juta, com um pouco mais de três quilômetros de extensão, para transmitir informações entre as margens do rio Tamisa (Londres).

Mas, foi entre os anos 1812 e 1815 que o barão Von Schiling desenvolveu o primeiro cabo isolado – feito com de fios de cobre e isolado com um tipo de borracha indiana seca e envernizada – que cruzava o rio Sena para detonação de minas.

Saiba mais sobre a criação dos condutores e seu avanço no setor elétrico em Emendas e Terminações: O benefício que você precisa com a economia que você procura.

Como surgiram as emendas de fios e cabos?

As emendas surgiram no início do século XX, quando a indústria química criou as fitas isolantes a base de polímero.

Com o passar dos anos, essa tecnologia foi aprimorada a fim de ajudar profissionais que atuam na manutenção ou instalação elétrica, em locais que necessitam de agilidade.

Saiba mais sobre emendas em Entenda o que o eletricista precisa saber ao realizar a manutenção das instalações elétricas de média tensão

O que significa emendar?

Podemos dizer que emendar é unir as extremidades de dois condutores elétricos garantindo a resistência mecânica e o contato correto.

Emendar fios e cabos elétricos pode parecer simples, porém essa é uma tarefa que exige cuidado e atenção, afinal, ignorar as medidas de segurança pode resultar em graves acidentes.

Fazer a instalação adequada, tanto de emendas quanto de terminações dos cabos, melhora consideravelmente sua vida útil, além de evitar danos aos equipamentos e aos trabalhadores.

A importância das normas técnicas para as instalações elétricas

Todo projeto elétrico, para garantir a segurança tanto de profissionais quanto de usuários, deve seguir todos os requisitos prescritos na Norma Técnica ABNT NBR 14039, que está dividida em duas partes:

  • ABNT NBR 14039-1- Instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36,2kV – Parte 1 – Requisitos Gerais – no qual estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.
  • ABNT NBR 14039-2 – Instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36,2kV – Parte 2 – Requisitos particulares para subestações de entrada de energia (mais conhecido como Cabine Primária, onde tem o disjuntor geral e a medição da concessionária)

No caso das emendas e terminações, a norma brasileira que estabelece os requisitos para a sua fabricação é a ABNT NBR 9314 – Norma Brasileira para Emendas e Terminais para Cabos de Potência com Isolação para Tensões de 3,6/6 kV a 37/35 kV.

5 dicas para o uso seguro de emendas e terminações

Confira abaixo as 5 dicas que preparamos para o uso seguro de emendas e terminações:

#Dica 1 – Nunca utilize produtos inflamáveis em espaços confinados – Devido à baixa incidência de oxigênio, é desaconselhável o uso de produtos inflamáveis. Por isso, trabalhar com a emenda contrátil a frio é muito mais seguro e eficiente, uma vez que não há necessidade da utilização de calor para sua instalação;

#Dica 2 – Garanta rapidez na instalação – a emenda contrátil a friopossui maior facilidade de integração de diversas peças simultaneamente, reduzindo os passos da instalação e garantindo maior segurança ao profissional.

#Dica 3 Reestabeleça rapidamente a energia do local – a emenda contrátil a frio permite reenergizar o sistema em menor tempo, reduzindo perdas financeiras para indústrias que atuam sem paradas de produção.

#Dica 4Evite falhas nas emendas – emendas realizadas incorretamente podem ocasionar falhas, principalmente no fornecimento de energia elétrica. Portanto, a utilização de emedas fáceis de instalar, versáteis, que não exijam ferramentas nem fontes de calor para sua instalação são essenciais.

#Dica 5 – Especifique corretamente o produto – Para a correta especificação do produto é necessário conhecer os detalhes construtivos do cabo. É de extrema importancia realizar a especificação pelos diâmetros sobre a isolação e sobre cobertura do cabo, utilizando a seção e classe de tensão como maneira de fazer o primeiro filtro de qual produto usar.

Emendas e terminações 3M: qualidade, segurança e agilidade aos profissionais

As emendas contráteis a frio da 3M permitem a união de cabos de várias seções e de diferentes modelosalém disso dispensa o uso de sopradores térmicos, reduzindo as chances de erros, facilitando o processo de instalação e diminuindo os custos decorrentes da ociosidade de fábricas durante manutenções.

As emendas e terminações da 3M, com tecnologia de contrátil a frio oferecem agilidade, excelente vedação, ganho de produtividade e segurança na manutenção de um cabo elétrico, desde que estes não estejam com sua integridade comprometida.

3M: Produtos de Qualidade e Segurança que na Dimensional Tem

A Dimensional, em parceria coma 3M, oferece produtos de qualidade e segurança para as emendas e terminações.

Terminação Contrátil a Frio para Média Tensão Serie QTII

Projetada em uma única peça é muito utilizada para a instalação em cabos isolados de potência com blindagem a fios ou a fitas.

A Terminação Contrátil a Frio para Média Tensão 3M™ Série QTII pode ser utilizada em ambientes externos, internos – atendendo a norma IEEE-48 1996 – em instalações com espaços limitados ou confinados, além de ambientes agressivos de alto teor de poluição e salinidade.

Emenda Contrátil a Frio QS2KE

Fácil de instalar, é flexível e possui excelente vedação, não exigindo o uso de solda ou graxa para ser instalada, garantindo assim um trabalho limpo e muito mais rápido.

A Emenda Contrátil a Frio QS2KE atende as normas nacionais ABNT NBR 9314 – Emendas e Terminais para Cabos de Potência com Isolação para Tensões de 3,6/6 kV a 37/35 kV, e internacionais IEC 60502.

Os benefícios destes dois produtos vão ainda mais além, afinal a qualidade empregada aos produtos 3M e o custo baixo podem levar as empresas a uma redução considerável em seus custos sem perder a qualidade em seu processo produtivo.

No momento de comprar emendas e terminações para sua instalação elétrica, conte com a Dimensional.

Conheça nossa loja on-line e encontre os produtos que você precisa para a sua instalação!

Saiba tudo sobre o mercado elétrico em nosso blog.

Até a próxima,

Equipe Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Fios elétricosMaterial elétrico

Qual a importância dos fios e cabos nas instalações elétricas?

IluminaçãoMaterial elétrico

Como escolher a iluminação correta para sala de estar?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

Material elétrico

5 dicas para evitar curto-circuito