Iluminação

O que é e qual a importância de um projeto de iluminação para empresas?

projeto de iluminação

Em todo e qualquer ambiente que necessite de iluminação artificial, é necessário que haja um projeto de iluminação para garantir um espaço mais agradável, seguro e produtivo, principalmente nas empresas

Isto porque um ambiente corporativo mal iluminado pode influenciar negativamente no bem-estar, na saúde e na produtividade dos colaboradores. Logo, também no faturamento final da empresa.

Se você quer saber como evitar este cenário, continue a leitura! No blog de hoje, vamos apresentar um guia rápido com o que você precisa saber a respeito dos projetos de iluminação para empresas.

Afinal, o que é um projeto de iluminação?

Engana-se quem pensa que um projeto de iluminação é simplesmente colocar vários pontos de luz na planta e pronto… “Assim se fez a luz!”.

Na verdade, um projeto de iluminação, ou projeto luminotécnico, é o planejamento da iluminação de um ambiente combinando a luz natural do espaço com luzes artificiais, como lâmpadas e luminárias, para garantir a iluminação necessária com a maior economia de energia possível. 

Diferentes tipos de iluminação

Geralmente, os principais tipos de iluminação usados em projetos luminotécnicos são:

  • Direta: quando se direciona a luz para um ponto específico;
  • Indireta: quando a luz reflete em uma superfície e é distribuída para todo o ambiente;
  • Difusa: quando a luz é distribuída de maneira uniforme.

Tipos de lâmpadas

Além dos tipos de iluminação, também é importante considerar os tipos de lâmpadas que podem ser utilizadas em cada projeto:

  • Incandescentes: lâmpadas antigas, com luz amarelada e baixa eficiência;
  • Fluorescentes: lâmpadas com boa eficiência e baixo custo, são encontradas tanto na cor amarela quanto na branca;
  • LED: lâmpadas modernas, ecologicamente corretas e com longa vida útil.

Para que serve um projeto de iluminação? Produtividade x Iluminação

Um ambiente bem iluminado influencia diretamente na produtividade. Isto porque ele garante que os colaboradores desenvolvam suas tarefas de forma mais confortável, com o máximo de acertos possível e com um menor esforço e risco à sua visão.

Portanto, um projeto de iluminação deve ser bem elaborado não só pela estética do ambiente. Mas também – e, principalmente – para garantir o bem-estar, a segurança e a saúde a todos as pessoas que frequentam o espaço.

Para isso, a nova norma técnica vigente especifica sobre os requisitos de iluminação necessários para locais de trabalho internos. Assim, o objetivo é garantir que os funcionários possam desempenhar atividades que demandem esforço visual com conforto e segurança.

A nova regra (NBR ISO 8995-1) substitui a anterior sobre Iluminância de Interiores (ABNT NBR 5413) e também a sua revisão, em 1992, sobre Iluminância em Ambientes de Trabalho (ABNT NBR 5382).

Como fazer um bom projeto de iluminação?

Para planejar e implementar um bom projeto de iluminação, é importante seguir algumas dicas como:

  • aproveite ao máximo a iluminação natural;
  • estude os pontos que precisam de maior incidência de luz;
  • considere a decoração: paredes mais escuras pedem maior iluminação;
  • considere a futura disposição de móveis;
  • avalie as particularidades para o tipo de instalação;
  • siga as normas técnicas para o tipo de iluminação.

Ganhe funcionalidade e eficiência com um projeto de iluminação

Há sempre uma dúvida com relação à quantidade de lâmpadas necessárias para iluminar determinado ambiente para que ele se torne agradável e produtivo. Afinal, a qualidade da iluminação é um assunto muito importante pois trata diretamente da saúde do funcionário. 

Por isso, a Dimensional oferece aos seus clientes o serviço de assessoria na adequação de trabalho à NBR ISSO/CIE 8995-1, a Norma que especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos.

Lembre-se: quando um projeto de iluminação é bem planejado e executado, garante não somente qualidade e funcionalidade ao ambiente, mas também influencia diretamente na redução do consumo de energia.

No artigo de Thomas Edison às Luminárias LED, destacamos os níveis lux (de iluminância) adequados de acordo com a Norma e que devem ser considerados nos ambientes corporativos.

Se precisar de ajuda para implementar um projeto de iluminação na sua empresa, conheça nossas soluções e fale com nossos especialistas clicando aqui.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?