Segurança do Trabalho e Epis

Hard skills: qual a importância delas para sua carreira?

Se você deseja conquistar o seu lugar no mercado de trabalho, precisa ter em mente que as melhores vagas estão reservadas para profissionais que conseguem equilibrar hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais).

Depois de conferir o conteúdo completo sobre soft skills, agora é hora de ver tudo que você precisa saber sobre as hard skills: a importância delas para sua carreira, como desenvolvê-las e quais vão fazer a diferença na sua vida profissional. 

Neste conteúdo, vamos te contar tudo. Confira!

O que são hard skills?

Hard skills são as habilidades técnicas de um profissional para atuar em determinada área. São aquelas que ele pode comprovar por meio de diplomas, certificados e testes práticos, por exemplo.

Por muito tempo, essas habilidades técnicas, eram consideradas a principal fonte de análise em um processo seletivo. Isso porque, elas são características profissionais que o recrutador consegue mensurar de alguma maneira, ou seja, são facilmente identificadas. 

De você é um Técnico ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, por exemplo, seu diploma de conclusão do curso comprova a sua habilidade técnica para atuar nessa área.

Sendo assim, podemos definir as hard skills como competências ensináveis, quantificáveis e indispensáveis para realização prática de determinada atividade profissional no dia-a-dia. 

Exemplos de hard skills para profissionais de SST

As hard skills compõem um conjunto de habilidades técnicas essenciais para que alguém desempenhe bem um trabalho. Por exemplo, se você é um profissional de SST, precisa dominar o conteúdo de todas as Normas Regulamentadoras (NRs).

Quem são os profissionais de SST e quais suas hard skills
Engenheiros, técnicos de segurança do trabalho e médicos do trabalho, por exemplo, são profissionais de SST.

Na prática, as principais hard skills que vão te ajudar a se destacar no mercado podem variar de acordo com as atribuições do cargo que você pretende ocupar. Para profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), alguns exemplos dessas skills são:

  • Domínio das NRs;
  • Conhecimento dos EPIs;
  • Excel avançado;
  • Gestão de projetos;
  • Concluir curso técnico, graduação, especialização, mestrado ou doutorado;
  • Adquirir conhecimentos com cursos técnicos, como de Bombeiro Civil ou eSocial;
  • Aprender um novo idioma.

Quais as diferenças entre hard skills e soft skills?

A principal diferença entre hard e soft skills é que as hard skills podem ser facilmente mensuradas. Já as soft skills são habilidades sociocomportamentais que alguém tem e, sendo assim, são difíceis de quantificar ou mensurar. 

As soft skills estão ligadas diretamente à capacidade mental e aptidão para lidar positivamente com fatores emocionais e boas relações no ambiente de trabalho. Por isso, se tornaram tão importantes quanto as hard skills.

Na prática, não adianta ter alta capacidade técnica se você não consegue lidar com resolução de conflitos ou ambientes de pressão, por exemplo. Assim como não adianta saber lidar com essas situações se não tiver o conhecimento prático da área.

Estes são exemplos de soft skills:

  • Capacidade de persuasão;
  • Comunicação interpessoal;
  • Senso de liderança;
  • Capacidade analítica;
  • Resolução de conflitos;
  • Criatividade;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Trabalho em equipe;
  • Paciência;
  • Motivação.

Por que é importante combinar as duas?

A união das habilidades técnicas e comportamentais fará de você um profissional completo e, consequentemente, mais valioso para o mercado de trabalho. 

Isso porque as empresas buscam pessoas capazes de desempenhar com qualidade as atividades técnicas inerentes ao seu cargo, ao mesmo tempo em que conseguem manter um clima organizacional saudável.

Qual a importância das hard skills para as empresas?

Cultivar as hard skills dos colaboradores é essencial para o desenvolvimento das empresas, afinal, pessoas capacitadas tecnicamente e motivadas são mais produtivas. Além disso, com profissionais qualificados, é mais fácil alcançar os objetivos projetados.

Outra vantagem é que, quando as habilidades técnicas são desenvolvidas no dia-a-dia, as atividades fluem melhor e a tendência é que os colaboradores desejem fazer carreira na empresa, o que diminui as taxas de turnover e rotatividade no quadro de colaboradores.

Como desenvolver as hard skills na empresa?

Para ajudar o funcionário a desenvolver suas competências técnicas, assim como adquirir novas habilidades relacionadas à sua carreira, é importante que a empresa ofereça suporte a partir de atividades como:

  • Palestras e treinamentos;
  • Programas de capacitação;
  • Financiamento de cursos e especializações.

Da mesma forma, também é importante que o funcionário ou candidato a um posto de trabalho procure meios próprios para desenvolver essas skills e se manter atualizado dentro na carreira. Estas são algumas formas de fazer isso:

  • Realizar cursos;
  • Ler livros e apostilas;
  • Assistir webinars e videoaulas;
  • Participar de workshops, congressos e seminários;
  • Fazer networking.

Como você percebeu nesse conteúdo, para ter sucesso no mercado de trabalho é fundamental estar bem preparado para ele, ou seja, ser um profissional completo. E a melhor forma de fazer isso é a partir do desenvolvimento das hard e soft skills

Agora que você já sabe o que são hard skills e porque elas são tão importantes para sua colocação no mercado de trabalho, clique aqui para acessar o blog da Dimensional e aprender tudo sobre Saúde e Segurança do Trabalho para já começar a se preparar para a sua próxima vaga!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos