Segurança do Trabalho e Epis

Profissional SST: Evite afastamentos! Saiba quais são as principais doenças ocupacionais e como evitá-las

Evite afastamentos! Conheça as principais doenças ocupacionais neste artigo sobre segurança no trabalho

Profissional SST, você sabe qual é uma das suas principais prioridades, além de implementar medidas que evitem acidentes, preserve a saúde e a segurança no trabalho ? A gestão da saúde dos colaboradores e a prevenção de doenças ocupacionais é o ideal a ser feito.

Esse cuidado não deve ser apenas focado na remediação de problemas, mas também no bem-estar de cada um dos trabalhadores para garantir a máxima produtividade, melhoria nos processos internos e a satisfação deles com a empresa.

Quais os motivos que levam os funcionários se afastarem do trabalho ao adoecerem?

É preciso entender o que pode fazer o seu colaborador se afastar temporariamente do trabalho ou até gerar uma aposentadoria por doença.

No blogpost de hoje vamos falar sobre uma das principais preocupações de todo o Profissional de SST: as doenças ocupacionais.

Quais as doenças que mais afastam colaboradores do trabalho?

DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)

É uma classe de sintomas e alterações fisiológicas provenientes da execução de operações repetidas e má postura. Causa dores crônicas que tendem a aumentar com a continuidade das atividades de trabalho.

Hérnia de disco

Essa doença ocorre quando o disco vertebral, responsável por absorver e diminuir os impactos da movimentação do corpo, perde a sua formatação gerando um abaulamento e pressão nos nervos.

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

Ela não é uma doença única e sim um grupo de doenças que afetam os membros superiores. Músculos, tendões, ligamentos e nervos, ocasionando na dificuldade de movimentação.

Estresse ocupacional

O estresse ocupacional é quando ocorre desgaste do organismo e isso interfere diretamente na capacidade de executar as funções e diminuição da produtividade.

Dermatose Ocupacional 

É uma alteração na pele que pode acontecer tanto por alergia quanto por irritação devido a função exercida pelo colaborador. Já a dermatose alérgica é causada por contato com substância irritante. Já a de contato é caracterizada por lesões, vermelhidão, inchaço, bolhas e coceira.

Surdez definitiva ou temporária

A exposição em excesso a ruídos pode causar perda da sensibilidade auditiva. Esta perda pode ser temporária ou definitiva. Muitas vezes ela acontece de forma lenta e silenciosa e só se dá conta, quanto o colaborador já está perdendo a audição.

Depressão e ansiedade

Os transtornos psicológicos também são outra causa de afastamento de trabalho. Muitos ocorrem após períodos de grande estresse ou situações traumáticas.

Lesões no joelho

Essa doença que acontece muitas vezes devido ao fato de trabalhar muito tempo sentado ou então pelo carregamento de peso de forma inadequada ocasiona dor fortes e pode até gerar rompimentos de ligamentos ou tendões.

Como saber se a doença realmente começou no trabalho?

Comprovar que a condição do colaborador é uma consequência das condições laborais não é algo tão simples quanto muitos imaginam. Não basta apenas o colaborador chegar até você, Profissional de SST ou então ao responsável do RH em alguns casos, e informar sobre a condição, é preciso ter documentos médicos que comprovem a relação da doença com o trabalho desenvolvido na empresa e descarte a possibilidade de ela ter origem de alguma outra condição externa.

A Resolução CFM n. 2.183, de 21 de junho de 2018 sinaliza quais são os critérios para identificar uma doença ocupacional:

  • Exames clínicos (físico e mental);
  • Exames complementares;
  • Histórico clínico e ocupacional atual e anterior;
  • O estudo do local de trabalho;
  • O estudo da organização do trabalho;
  • Os dados epidemiológicos;
  • A literatura científica;
  • A ocorrência de quadro clínico ou subclínico em trabalhadores expostos a riscos semelhantes;
  • A identificação de riscos físicos, químicos, biológicos, mecânicos, estressantes e outros;
  • O depoimento e a experiência dos trabalhadores;
  • Os conhecimentos e as práticas de outras disciplinas e de seus profissionais, sejam ou não da área da saúde.

Qual o papel do Profissional de SST ao evitar doenças ocupacionais e reverter afastamentos?

Você pode e deve exercer um papel mais ativo na prevenção de doenças ocupacionais. É preciso estar atento não só a função do colaborador, mas a tudo o que ele está suscetível no dia a dia de trabalho a fim de identificar riscos que possam ocasionar em problemas de saúde.

É preciso adotar também uma postura de orientador. Sempre motivando os colaboradores a terem hábitos saudáveis, se exercitarem e a realizarem pausas durante o expediente.

Tudo isso contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso e com menos riscos de afastamento.

Mas uma coisa é certa, de nada adianta essas boas práticas se o local de trabalho não estiver dentro das normas e não ofereça condições básicas para que os colaboradores fiquem protegidos. E isso envolve desde o fornecimento de EPIs certos, à estrutura do local.

Imagine a seguinte situação: um Soldador da metalúrgica que você trabalha, usa todos os EPIs certinhos, mas em uma certa ocasião ele levou até você um laudo que comprova que durante o período de trabalho ele inalou substâncias tóxicas e com isso desenvolveu uma doença. Mas como isso pode ter acontecido, se ele usa proteção facial?

Uma medida de segurança simples passou batida: a limpeza do local. Quando o profissional parava de mexer com a solda e retirava o EPI, ele continuava inalando substâncias pois o ambiente de trabalho não era limpo da maneira certa, deixando resquícios que ao longo do tempo causaram uma lesão.

Ou seja, para garantir um ambiente de trabalho seguro, você profissional de SST precisa analisar tudo o que envolve cada colaborador, além da sua atividade laboral.

Conte com a Dimensional para obter os EPIs que você precisa para manter toda a sua equipe segura.

Fale conosco para qualquer informação que precisar!

Estamos à disposição.

Abraços,

Dimensional

 

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos