O controle de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é fundamental na estratégia de qualquer empresa. Ao utilizar boas práticas e produtos de qualidade, é possível ter um local de trabalho produtivo, minimizar os impactos dos acidentes e garantir o bem-estar do funcionário.
Contudo, isso não é uma tarefa fácil. Alguns profissionais enfrentam dificuldades para encontrar fornecedores de confiança e até mesmo arcar com as consequências das indenizações trabalhistas.
Dessa forma, você deve estar preparado para atuar com os EPIs corretos, que respeitem as legislações e atendam às necessidades do seu segmento.
Pensando nisso, fizemos este artigo. Nele, entenda qual é a importância do controle de EPI e veja como realizá-lo na sua empresa!
Qual é a importância do controle de EPI?
Ter um controle de EPI vai muito além de assegurar a integridade de cada funcionário. Na verdade, é algo fundamental para respeitar a Norma Regulamentadora 6. O documento do Ministério do Trabalho define procedimentos e limites para quase todos os quesitos relacionados à saúde e ao bem-estar no seu negócio.
Nesse contexto, os principais objetivos da NR 6 são:
- determinar as responsabilidades técnicas entre fabricantes e usuários;
- mostrar o uso correto dos EPIs;
- exemplificar os aspectos técnicos de cada equipamento.
A NR 6 é essencial para superar um dos principais desafios dos profissionais de segurança do trabalho: minimizar o impacto dos acidentes. Somente em 2018, foram registrados 895.770 acidentes de trabalho em nosso país. As consequências para as empresas e os profissionais envolvidos são variadas, como:
- paralisações no segmento;
- pagamento de indenizações e multas;
- perda de capital humano;
- falta de confiança no mercado;
- desmotivação da equipe;
- embargos (em casos mais sérios).
Independentemente do tamanho e do setor do seu negócio, é importante manter o controle de EPI em sua rotina. E é exatamente isso que você aprenderá agora.
Como fazer o controle eficiente de EPI?
Abaixo, você confere orientações para atender às legislações específicas, reduzir o turnover e, claro, e garantir a segurança de todos.
1. Teste os equipamentos
Os testes de EPIs, na maioria dos casos, são aplicados pelos fabricantes. Porém, você pode aproveitar o conceito e aplicá-lo em sua gestão.
Antes de comprar os equipamentos, pense em adquirir poucas unidades, a fim de testá-las. Nessa hora, analise detalhadamente como cada produto será utilizado no seu segmento e, se possível, peça a opinião de alguns funcionários. Verifique os tamanhos corretos e veja se os materiais podem causar alergias ou não.
2. Invista em treinamentos
Outra boa dica é treinar os funcionários constantemente sobre o uso e a importância do EPI. Aproveite esse momento para mostrar técnicas de conservação dos equipamentos, pois cada usuário pode (e deve) ser responsável por cuidar de seus EPIs.
Lembre-se da força e do papel dos canais de comunicação em sua empresa. Lembretes diários, semanais ou mensais ajudam a fixar a importância do controle de EPI, criando uma cultura interna de prevenção e de segurança.
Então, não espere por uma atualização de alguma norma ou que algum acidente aconteça e prepare o seu time agora mesmo.
3. Realize manutenções periódicas
Quando se fala em manutenção, muitos profissionais pensam em máquinas pesadas e sistemas industriais, certo?
Porém, poucos se lembram da importância da manutenção para os equipamentos de proteção individual. É preciso ter cuidados básicos de higienização, de armazenamento e de uso com EPIs que não sejam descartáveis. Além do mais, alguns produtos podem precisar de inspeções formais, realizadas pelo próprio fabricante.
Equipamentos mais simples, como capacetes, protetores auditivos, calçados e óculos, necessitam apenas de limpeza com pano úmido e papel toalha. Já uniformes e luvas, por exemplo, precisam ser lavados com sabão neutro e guardados limpos.
4. Tenha um sistema de gestão
O uso de novas tecnologias já não é novidade para muitos setores. Desde a 1ª Revolução Industrial, máquinas e sistemas automatizam tarefas, permitindo que o ser humano possa focar em questões estratégicas do negócio.
Hoje, vivemos um cenário em que a Indústria 4.0 revoluciona o dia a dia de muitos profissionais. Não acompanhar essas mudanças é o mesmo que reduzir a produtividade.
Também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de gestão deve ser um de seus principais aliados nessas horas. O software reúne informações de todos os processos em um só lugar, permitindo acessá-las a qualquer hora e momento.
O ERP, por exemplo, armazena todo o histórico de acidentes e os riscos que existem em sua gestão. A partir disso, você consegue traçar uma estratégia para reduzir incidências e melhorar a capacitação de cada funcionário.
Além do mais, o sistema de gestão também permite controlar o estoque de EPIs com facilidade. As tarefas de compra e de análise de reposição podem ser programadas com o uso de uma ferramenta adequada às suas necessidades.
5. Tenha um bom fornecedor
A dica parece simples, mas trabalhar com parceiros de confiança é o primeiro passo de um controle de EPI eficiente. Nessas horas, você não deve tomar a sua decisão baseando-se apenas no preço. Em muitos casos, a compra de equipamentos mais baratos pode resultar em dores de cabeça no futuro, como acidentes e manutenções inesperadas.
Por isso, faça uma pesquisa de mercado e encontre um fornecedor de qualidade, que tenha uma oferta que caiba no seu orçamento. Busque por empresas que façam uma venda consultiva e o ajudem a escolher os equipamentos mais adequados.
6. Escute a sua equipe
Após comprar e distribuir os EPIs, é fundamental acompanhar o que o seu time acha de cada material. Quando alguns funcionários reclamam que há problemas de aplicação de um produto, é sinal de que algo errado pode estar acontecendo.
Portanto, peça feedbacks de sua equipe constantemente e faça de tudo para encontrar e solucionar essas situações o quanto antes.
Com a leitura deste post, você ficou por dentro de 6 dicas para realizar o controle de EPI em sua empresa. Os pontos ilustrados permitem que você minimize o impacto dos acidentes e otimize os custos da gestão.
Ao comprar os seus equipamentos de segurança individuais, fique atento para ter bons parceiros e respeitar as determinações da NR 6.
Por falar em segurança, continue conosco e entenda mais sobre a relação entre produtividade e segurança no ambiente de trabalho!