Iluminação

Construções sustentáveis demandam projetos de iluminação inteligentes

Uma construção sustentável precisa ser projetada e construída em harmonia com o ambiente. Para tanto, aspectos ambientais, sociais e econômicos devem ser considerados em todas as etapas do projeto, incluindo a mitigação de resíduos que possam ser gerados e utilizando materiais e bens naturais.

Principais aspectos que contribuem para as construções verdes

A exigência dos consumidores vem aumentando diariamente e a procura por espaços sustentáveis está sendo um requisito prioritário em suas listas.

Frente a esta nova demanda, incorporadoras, construtoras, arquitetos e projetistas passaram a considerar em seus projetos itens que auxiliam na obtenção de certificações verdes, ajudando ainda, a valorizar seus empreendimentos.

Dentre as certificações sustentáveis existentes no mercado está a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Emitida pelo GBC (Green Building Council), a certificação possui 4 tipologias que consideram as diferentes necessidades de cada empreendimento, onde cada tipologia faz uma análise de 8 áreas distintas. Dentre elas encontramos:

  • Localização e Transporte
  • Espaço Sustentável
  • Eficiência no uso da água
  • Energia e Atmosfera
  • Materiais e Recursos
  • Qualidade Ambiental e Interna
  • Inovação e Processos
  • Créditos de Prioridade Regional

Desenvolver um projeto luminotécnico, que atenda aos pré-requisitos solicitados para a obtenção da pontuação necessária para os créditos que certificação LEED exige, nem sempre é uma tarefa fácil. Por este motivo, é possível contar com o apoio dos profissionais da Dimensional, capacitados e preparados para ajudá-lo a interpretar a tipologia que envolve Energia e Atmosfera, a fim de atender os requisitos que uma construção precisa para ser considerada sustentável.

Eficiência energética: principal aliada de um empreendimento sustentável

Se você também preza pela sustentabilidade, temos uma ótima notícia: para atender aos requisitos de energia para a obtenção de créditos, não é preciso realizar uma instalação elétrica complexa em seu empreendimento.

Controles de iluminação simples já são capazes de atender aos critérios solicitados e obter os créditos necessários para a certificação sustentável.

Quando você utiliza sistemas de iluminação com sensores de presença, além de garantir eficiência energética também contribui para a sustentabilidade, uma vez que o sistema somente é acionado quando há necessidade.

Outro requisito importante para que a certificação LEED seja concedida, é a instalação de sensores de presença e movimento nas zonas de iluminação dos edifícios como garagens, halls, fachadas, entre outros.

A dúvida muitas vezes é como planejar uma construção ou uma reforma considerando a sustentabilidade.

A Dimensional apoia todas as formas de sustentabilidade e eficiência energética por isso, possui uma equipe com profissionais, engenheiros e projetistas, capazes de adequar seu projeto por meio da análise das reduções de potências instaladas, estudo do retorno de investimento e redução dos custos de manutenção e trocas, a fim de obter um projeto sustentável.

Adeque seu projeto e faça de seu empreendimento um modelo de sustentabilidade. Entre em contato conosco.

Saiba tudo sobre o mercado de iluminação em nosso blog.

Até a próxima,

Dimensional.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?