Service

Afinal, qual é a vantagem de fazer uma manutenção preventiva?

Muitas empresas ainda desconhecem os benefícios e possuem dúvidas se realmente vale a pena investir numa programação de parada de processo preventivamente, ainda podem achar que é desperdício de tempo e dinheiro, porém a manutenção preventiva traz uma segurança que só quem já realizou sabe.

Embora alguns tenham em mente, “é só uma limpeza, eu mesmo faço” a realidade exige conhecimento e cuidados pois, pode se detectar falhas durante esse processo que se não for reparado corretamente o problema pode se tornar maior.

O objetivo da manutenção preventiva é resumidamente evitar uma parada de processo não prevista, onde a perda e custos são maiores pois costuma ser repentina e abrupta interrompendo o processo de produção de grandes, médias e pequenas indústrias, gerando mais pressão no responsável pois precisa ter uma agilidade maior para solução do problema e impacta nos custos.

Por isso recomendamos sempre uma manutenção preventiva regularmente, com profissionais capacitados e equipamentos de qualidade, que vão de fato analisar, e fazer intervenções necessárias  para diminuir significativamente os riscos de paradas de processo.

Não está convencido? O custo da preventiva também é menor que o da corretiva, por ser programada é possível prever os gastos com peças e mão de obra.

São inúmeras vantagens mas destacamos reduzir a probabilidade de falhas ou a degradação do equipamento, garantindo o pleno funcionamento do equipamento, sem perdas de performance ou desgastes prematuros.

Para um esclarecimento melhor, as definições e práticas de manutenção podem ser consultadas na Norma ABNT NBR 5462 — Mantenabilidade e Confiabilidade.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Service

D+Brain: A Inteligência Artificial na Palma das suas Mãos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos

Service

Conheça o novo site da Dimensional Service

AutomaçãoMaterial elétricoService

Quadros de Distribuição SIEMENS : Proteção em 1º Lugar