Smart Building

Como a tecnologia 5G pode impactar o mercado de corporativo?

tecnologia 5G

A tecnologia tem feito bastante impacto no mundo corporativo, principalmente com o advento da Indústria 4.0. Afinal, novos programas, ferramentas e até mesmo métodos são criados constantemente, alterando completamente o modo como uma empresa pode lidar com certo processo ou setor.

Pensando nesse cenário, neste texto, falaremos sobre a tecnologia 5G, como ela pode impactar a sua empresa e quais são as tendências tecnológicas para os próximos anos. Continue a leitura e prepare-se para a modernidade!

O que é a tecnologia 5G?

O 5G é um novo tipo de tecnologia para a telecomunicação móvel. Ele é cotado como substituto da internet 4G, já que sua velocidade de download é de 10 a 20 mais rápida do que a utilizada atualmente. A taxa de upload também será aumentada, além de ter uma amplitude maior e conexões mais estáveis, diminuindo a frequência e os períodos de queda da internet.

De maneira geral, os usuários poderão utilizar os aplicativos que precisam de internet móvel de maneira mais rápida e melhor, o que acaba sendo uma oportunidade para os empreendedores investirem em novas possibilidades para promover o engajamento com seus apps.

Por exemplo, a internet 5G permitirá que mais pessoas vejam vídeos em uma qualidade maior. Tendo isso em mente, a sua empresa poderá focar em promover uma melhor qualidade de imagem e áudio em suas ações.

Outra ferramenta que poderá ser explorada com a tecnologia 5G é a de realidade virtual, que também exige uma banda melhor para que ela consiga ser executada facilmente.

Veja, a seguir, alguns dos benefícios que a internet 5G pode proporcionar para pessoas e empresas:

  • maior velocidade de internet;
  • possibilidade de implementação de serviços de saúde a distância;
  • videoconferências mais realistas e instantâneas;
  • resultados rápidos nas buscas no Google e em outros mecanismos de pesquisa;
  • conexão mais estável; e
  • possibilidade de utilizar novas tecnologias de maneira mais fluida.

Alguns países já estão utilizando o 5G desde 2019. Entretanto, é provável que a experiência no Brasil demore mais a chegar. Por isso, as empresas que se prepararem desde já para essa nova era da internet conseguirão usufruir das suas vantagens e possibilidades afrente dos seus concorrentes.

O que podemos esperar da área de tecnologia para os próximos anos?

A internet 5G ainda está sendo implementada aos poucos pelo mundo. Entretanto, existem diversos outros tipos de tecnologias que já são amplamente implementados e têm gerado mudanças positivas entre empresas e usuários. Conheça alguns deles, a seguir!

Delivery

A tecnologia sempre trouxe novas possibilidades para o mercado. Uma das mais notáveis atualmente é a de serviços de delivery, que permite aos restaurantes atender uma área maior de clientes e, assim, conseguir mais lucro.

Integração do mundo online e offline

Hoje, as pessoas conseguem comer no conforto das suas casas, sem a necessidade de sair em busca de algo diferente. A tendência é que os mundos offline e online se tornem cada vez mais conectados, e que o usuário não precise acessar um dispositivo específico para ter acesso a eles.

Assistentes virtuais

As assistentes virtuais, como a Alexa ou o Google Home, interagem com diversos componentes da casa, como luzes, aparelhos de som, televisão e outros eletrônicos, fazendo com que todos estejam conectados entre si e consigam trabalhar em cooperatividade.

Inteligência artificial

A própria inteligência artificial acabará se tornando mais frequente com o passar dos anos e auxiliará em diversos setores de uma empresa, como atendimento ao cliente, marketing, finanças e até mesmo na gestão do negócio como um todo.

Carros autônomos

Na área de automobilismo, temos os carros autônomos como um importante progresso. Eles estarão mais conectados com o mundo da internet, principalmente por conta da rapidez proporcionada pelo 5G, e conseguirão ter um melhor conhecimento das ruas e dos caminhos percorridos pelo motorista — o que permitirá aos veículos dirigirem sozinhos.

Big Data

Com todas essas novidades, as instituições precisarão lidar com um grande número de dados sendo emitidos e recebidos — mas o que fazer com eles? O Big Data é uma forma de fazer uma gestão dessas informações, conseguindo transformá-las em métricas e insights para o desenvolvimento da sua empresa.

Quais impactos a tecnologia poderá gerar na sociedade?

Toda a sociedade terá o seu estilo de vida modificado pela tecnologia, não apenas com relação ao modo com que as pessoas se relacionam com marcas, mas também na forma como elas realizam atividades básicas do dia a dia. Confira!

Atividades diárias

Atualmente, não é necessário ir ao banco para fazer uma transferência ou pagar contas, já que existem os internet bankings — ou bancos digitais —, que permitem fazer movimentações na conta pelo celular ou computador.

Fazer compras também é uma ação que já pode ser feita online, uma vez que muitas empresas do ramo alimentício contam com uma loja virtual, permitindo que os usuários escolham os seus produtos em casa e os recebam no mesmo local.

Trabalho

No trabalho, a tecnologia evitará a frequência de certos erros ou a necessidade de retrabalho, além de conseguir realizar diversas tarefas que, antigamente, seria preciso de mão de obra humana para fazê-las. Assim, a equipe poderá focar em tarefas mais importantes e que demandam maior criatividade e mais técnica, deixando que as ações mais automáticas e “robóticas” sejam realmente feitas pelos robôs.

As empresas poderão economizar bastante ao investir em novas tecnologias para o ambiente de trabalho, já que muitos softwares e equipamentos acabam sendo mais baratos do que a contratação de vários funcionários. Além disso, a qualidade do produto ou serviço final oferecido é aumentada.

Como vimos, é preciso que os negócios estejam preparados para essas mudanças, já que cerca de 67% da jornada do consumidor — o processo que envolve desde o conhecimento da marca até a finalização da compra — é feita digitalmente.

Conhecendo melhor o que é a tecnologia 5G e quais mudanças ela oferece para a sociedade, você poderá preparar a sua empresa para essa nova realidade, verificando em quais pontos ela poderá se modernizar para atender a esse novo estilo de vida.

Gostou do texto? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outros empreendedores a se modernizarem!

Entre em contato conosco.

Até a próxima,

Dimensional.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Smart Building

Smart Building é a mais nova unidade de negócio da Dimensional

Smart Building

Descubra 5 Motivos para Instalar Nobreaks em Ambientes Hospitalares e Industriais

Cabos especiaisSmart BuildingWebinar

Webinar Furukawa: Conectividade Industrial

Cabos especiaisSmart Building

Entenda porquê a Conectividade é um dos Grandes Diferenciais da Indústria 4.0