Smart Building

Smart Building é a mais nova unidade de negócio da Dimensional

smart building

Você sabia que, segundo um estudo da National Human Activity Pattern Survey (NHAPS), passamos quase 90% de nossas vidas em ambientes fechados, dentro de edifícios?

Basta fazer uma conta simples para compreender como isso acontece. Moramos em nossas residências, nos deslocamos até o trabalho, as crianças frequentam as escolas e até os momentos de lazer e diversão costumam ser em lugares fechados.

Considerando isso, precisamos nos preocupar com a qualidade das construções, que devem zelar pela segurança, conforto, eficiência e conectividade.

O ambiente construído interfere diretamente em nosso estado físico e emocional.  Enquanto alguns locais nos trazem sensação de desconforto, outros nos passam tranquilidade e alegria.

Visando o bem-estar e segurança das pessoas, é necessário que as construções sejam mais eficientes e busquem minimizar custos e o impacto ambiental, ao mesmo tempo que proporcionem conforto.

Para isso, empresas de construção civil têm investido em Edifícios Inteligentes, os chamados Smart Buildings.

O que são Smart Buildings?

O conceito de Smart Building ou Edifício Inteligente é definido como um conjunto de tecnologias de comunicação que permite que diferentes equipamentos, sensores e funções dentro de um edifício possam se comunicar entre si, além de possibilitar que ele seja controlado remotamente.

Esse sistema ajuda a conectar uma variedade de subsistemas, que originalmente são operados de maneira independente, tornando o edifício inteligente.

Em outras palavras, um Smart Building busca a melhoria do desempenho de uma edificação através de tecnologias que facilitam as operações durante o seu ciclo de vida.

Os sistemas que podem ser conectados incluem: ar-condicionado, medidores de consumo, câmeras, alarmes, energia, iluminação, entre outros.

O principal objetivo dos edifícios inteligentes é reduzir custos de longo prazo e torná-los mais eficientes em toda a cadeia de sustentabilidade, beneficiando usuários e proprietários.

Outros benefícios do Smart Building incluem: ocupantes mais produtivos e eficientes em suas tarefas, maior precisão de dados que proporcionam tomadas de decisões mais assertivas e economia na manutenção de equipamentos.

Seu processo é totalmente automatizado e utiliza tecnologias como: IoT (internet das coisas), Big data, Data Analytics e IA (Inteligência Artificial).

Mesmo com a sua eficiência comprovada em economia de energia, facilidade do gerenciamento de instalações e sinalização de possíveis falhas em equipamentos caros, o Smart Building ainda soa como algo muito oneroso para proprietários e investidores de imóveis.

Porém, segundo a JLL, uma das maiores consultorias do setor imobiliário, os valores investidos pelas construtoras em Smart Buildings retornam em 1 ou 2 anos de uso, devido, principalmente, à grande economia gerada após a implantação dessas tecnologias.

Quais são as funcionalidades de um Smart Building?

A imagem a seguir mostra algumas das funcionalidades que as edificações inteligentes podem trazer para o nosso dia a dia:

As tecnologias vistas na figura acima estão se espalhando rapidamente, e todos os dias surgem novas possibilidades para diferentes necessidades como em escritórios, residências, hospitais, aeroportos, indústrias, entre outros.

Se você se preocupa em melhorar os sistemas prediais e reduzir custos a longo prazo, pense seriamente em implementar esse conceito na sua edificação, seja em construções novas ou nas já existentes.

Smart Building é a mais nova unidade de negócio da Dimensional

Frente às novas necessidades do mercado de construções mais inteligentes e eficientes, conforme mostramos na primeira parte deste artigo, a Dimensional apresenta sua nova unidade de negócio: Smart Building

O que era bom, ficará ainda melhor, pois a nova unidade de negócios irá somar-se à nossa antiga área de Datacom/CFTV, agregando as novas tecnologias e soluções que os edifícios inteligentes requerem.

O foco da nossa nova unidade de negócio, Smart Building, serão os produtos e soluções que envolvam as tecnologias mais inovadoras, a fim de tornar os projetos corporativos e industriais mais eficientes.

Para isso, a Unidade de Negócios Smart Building da Dimensional oferecerá as melhores Soluções de Conectividade, Infraestrutura, Segurança Eletrônica e Energia Crítica para condomínios residenciais, indústrias, data center, hospitais, varejo, mercado bancário, setor público e comércios em geral.

Soluções e Produtos Smart Building

Em 2022, algumas áreas merecem destaque, por estarem diretamente ligadas às edificações inteligentes.

Dentre elas, podemos destacar: Dispositivos inteligentes para casas e escritórios; Gerenciamento de sistemas de energia e segurança; Cabeamento estruturado; Estações de carregamento de energia, bem como as tecnologias de IoT, 5G/Telecom/Wifi6, Cloud e Edge Computing e Smart Grids.

Os produtos da nossa Smart Building incluem: cabeamento estruturado em cobre; fibra óptica; cordões e extensões; patch cords; patch panels; conectores e acessórios; racks e gabinetes; canaletas e eletrocalhas; câmeras IP/PoE; câmeras térmicas; controle de acesso e intrusão; VMS e analíticos; gravadores e NVRs; fechaduras eletrônicas e botoeiras; roteadores e switches; UPS (nobreaks); PDUs e chaves de transferência; baterias externas; ar condicionado de precisão e confinamento; rack PDU (básica, monitorada e gerenciável); tomadas, plugs, terminais e conectores.

E para esse novo cenário e demanda de edifícios inteligentes, as tecnologias para diferentes aplicações que a Dimensional pode lhe auxiliar são: Qualidade do ar em instalações críticas (através de ar condicionado de precisão), Salas de reunião e reservas on line (com cabeamentos, sistemas de UC, telas, câmeras), Plataformas de AI (com o auxílio de fibra óptica, câmeras, energia estável, SW, streaming, antenas), Sensores ocupacionais (através de sensores de presença e movimentação, intrusão, câmeras, fibra), Monitoramento remoto (a partir de antenas, 5G/Wifi6, sensores, câmeras, cabeamento, SW), entre outros.

Consulte nossa equipe de técnicos e engenheiros especializados para auxiliar a sua empresa na escolha dos melhores produtos e soluções, a fim de tornar as suas edificações mais inteligentes e eficientes, sejam elas novas ou já existentes.

Saiba tudo sobre Smart Building em nosso blog.

Clique aqui e entre em contato conosco!

 

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Smart Building

Descubra 5 Motivos para Instalar Nobreaks em Ambientes Hospitalares e Industriais

Cabos especiaisSmart BuildingWebinar

Webinar Furukawa: Conectividade Industrial

Cabos especiaisSmart Building

Entenda porquê a Conectividade é um dos Grandes Diferenciais da Indústria 4.0

Smart Building

O mundo pós-pandemia exigirá ainda mais tecnologia