Smart Building

Descubra 5 Motivos para Instalar Nobreaks em Ambientes Hospitalares e Industriais

instalação de nobreaks

Sabe aquela conhecida frase: “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? ”. Se você acredita fielmente nessa frase, cuidado: você pode se enganar, porque isso realmente pode acontecer!

Um raio pode sim cair 2 vezes em um mesmo lugar!

É o caso de uma das 7 Maravilhas do Mundo, o Monumento do Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, que é atingido por cerca de seis raios anualmente.

Segundo dados do ELAT [Grupo de Eletricidade Atmosférica] o nosso país tem a maior incidência de raios, com cerca de 50 milhões de raios por ano.

Para evitar a perda de equipamentos e ainda salvar vidas devido a quedas de raios, é importante a instalação de um nobreak.

Ter um nobreak instalado significa proteger os eletrônicos contra oscilações e quedas de energia, que ocorrem principalmente durante as chuvas de verão, diminuir danos em equipamentos e ainda, salvar vidas!

Entenda como o nobreak funciona

O nobreak tem a função de estabilizar a tensão elétrica, fazendo com que a corrente passe com valores adequados a qualquer momento. Em outras palavras, o nobreak é responsável por manter a qualidade da energia, sem que haja oscilações. Eles também são capazes de apresentar em sua saída uma forma de onda senoidal totalmente reconstruída e livre dos problemas proveniente das redes das concessionárias de energia.

Deste modo, o nobreak evita, no caso de falta de energia, que o equipamento seja desligado, impedindo assim que os aparelhos queimem quando a energia é restabelecida.

Além dessas vantagens, temos também as proteções internas presentes nos equipamentos, que protegem contra subtensões e sobretensões temporárias e que garantem que a tensão na saída do nobreak seja constante, e as cargas sejam alimentadas sempre da maneira mais adequada.

Conheça agora 5 benefícios para se ter um nobreak instalado

#dica 1 – Evite equipamentos desligados em um momento onde salvar vidas é tão importante.

Há locais onde é inadmissível que ocorra uma falha no funcionamento de equipamentos devido a uma queda de tensão ou uma falha na energia elétrica. É o caso de hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, corpo de bombeiros, enfim, lugares onde é preciso que o atendimento aos cidadãos funcione perfeitamente, 7 dias por semana e 24 horas por dia.

No caso de ambientes hospitalares e de saúde a instalação de nobreaks se torna essencial, uma vez que têm a função de alimentar o equipamento no tempo zero, sem qualquer interrupção de energia e evitando seu desligamento. Ou seja, sua função é ser essa ponte de proteção entre os equipamentos de um hospital e suas fontes de energia, além de garantir uma alimentação de emergência, no caso de distúrbios ou falhas na rede elétrica.

#dica 2 – Não perder dados importantes armazenados em computadores e datacenters

Em datacenters de grande porte, os nobreaks são utilizados para alimentação de servidores e bancos de dados. Estes locais possuem máquinas de alto custo nos quais estão suscetíveis a perdas de dados, mesmo nas mais rápidas interrupções de alimentação. Outro aspecto, é o tempo de vida útil do datacenter que pode ser reduzido, em caso de o alimentador ser de qualidade ruim.

#dica 3 – Manter todos os equipamentos industriais funcionando em perfeitas condições

Para a área industrial é ainda mais relevante o uso de nobreaks, uma vez que é necessário garantir que dados importantes programados nos maquinários não sejam perdidos, e que não ocorra a queima desses equipamentos, em caso de flutuações na rede elétrica.

Instalando um nobreak a segurança dos equipamentos e eletroeletrônicos é redobrada, minimizando o risco de perda durante períodos como:

➡ Subtensão ou sobretensão na rede elétrica

➡ Picos de tensão

➡ Sobrecargas

➡ Descargas da bateria

➡ Curto-circuitos

#dica 4 – Garantir a produtividade das linhas operacionais das indústrias

Aqui queremos alertá-lo sobre algo pouco avaliado por muitas empresas: o custo-benefício entre o investimento de instalar um nobreak e a queima dos equipamentos utilizados em sistemas de energia crítica.

O que é um sistema de energia crítica?

É quando há casos como o de uma linha de produção que funciona em 2 ou 3 turnos, e que exige uma alimentação de energia constante e de qualidade, onde não é possível que ocorra nenhum tipo de interrupção na alimentação dos equipamentos, sendo que qualquer tipo de parada, ocasiona problemas operacionais quase imensuráveis.

Em vista deste tipo de situação, é sempre válido questionar os custos que acarretaria os equipamentos parados e avaliar a instalação de nobreaks para evitar problemas futuros.

#dica 5 – Saiba quem consultar no momento de instalar nobreaks

A Dimensional oferece soluções tecnológicas para infraestruturas industriais e corporativas de energia crítica, ou seja, equipamentos que necessitam de energia constante e de boa qualidade.

Com uma equipe técnica de especialistas qualificados, auxiliamos no desenvolvimento de projetos e na especificação de equipamentos dos mais diversos setores.

Acesse aqui e conheça todos os tipos de NoBreaks que a Dimensional oferece para você!

Ficou alguma dúvida? Fique a vontade para falar com nossos especialistas clicando aqui.

Dimensional | A Sonepar Company

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Smart Building

Smart Building é a mais nova unidade de negócio da Dimensional

Cabos especiaisSmart BuildingWebinar

Webinar Furukawa: Conectividade Industrial

Cabos especiaisSmart Building

Entenda porquê a Conectividade é um dos Grandes Diferenciais da Indústria 4.0

Smart Building

O mundo pós-pandemia exigirá ainda mais tecnologia