Automação

Quando usar inversor com controle escalar e controle vetorial?

O inversor do tipo escalar tem utilização em tarefas mais simples e o controle de velocidade adequada em relação à tensão-frequência. Já o inversor tipo vetorial é complexo e possui algoritmos no software de controle, esses alteram a tensão e a frequência de maneira que o torque se ajuste de acordo com a necessidade.

A principal diferença entre o inversor de frequência escalar e o vetorial é a capacidade de inversão, sendo que o vetorial é melhor para aplicações que requerem alto nível de precisão.

A

A Loja Dimensional oferece uma grande linha de inversores trifásicos e monofásicos dentro da sua linha de equipamentos de automação. Trabalhamos com marcas como ABB, Schneider, Siemens, WEG, por exemplo.

Inversores de frequência controlam a velocidade de rotação de motores. A estrutura dos inversores escalar e vetorial são muito semelhantes, distinguindo-se apenas em relação à tensão e frequência.

Veja outras diferenças entre inversor de frequência escalar e vetorial.

Tipos de Inversores de Frequência

Podemos classificar os inversores em dois tipos fundamentais: inversores escalares e vetoriais. Eles têm a mesma estrutura de funcionamento, mas a diferença esta no modo em que o torque é controlado.

Inversor Escalar

Os inversores escalares têm desempenho limitado e devem ser usados em tarefas simples de controle de partida, de parada e na manutenção de velocidade em valor constante, porém é muito utilizado para acionar bombas e ventiladores. Sua resposta dinâmica é lenta, portanto, baseia-se em lógica de comando tensão (V) e frequência (F) constante.

Utilizado também no acionamento de mais de um inversor para mais de um motor, ou seja, em sistemas multimotores.

Os sistemas multimotores são os que um inversor alimenta vários motores em conexão paralela, com todos os motores na mesma frequência e tensão de alimentação.

Os Inversores Escalares apresentam uma resposta dinâmica bem mais lenta e demoram para enfrentar qualquer alteração de velocidade. Entretanto, é dispensável ter conhecimento dos parâmetros do motor, visto que não se utiliza modelo matemático.

O controle escalar desses inversores é usado em aplicações comuns, que não necessitam de dinâmica elevada, como grandes acelerações e frenagens. Esse inversor pode controlar a velocidade de rotação nominal em sistemas de variação de carga.

Inversor Vetorial

Vetor é uma representação matemática de grandeza física, ou seja, é a representação vetorial de corrente elétrica. Inversor Vetorial é usado em atividades complexas. Baseia-se em equações dinâmicas do motor. A função é desacoplar o controle do fluxo e o controle de velocidade. Dividem-se em duas categorias: os que necessitam de realimentação física de velocidade e os que não precisam.

Por realimentação entende-se “feedback”, ou seja, o movimento do eixo do motor é visível, o que possibilita o controle da velocidade e do torque de forma altamente precisa, até mesmo em velocidades pequenas.

Quando as operações são realizadas sem realimentação de velocidade esse fenômeno é conhecido como sensorless. Assim, torna-se necessário que o inversor calcule por meio matemático a velocidade do motor. Portanto, quando não há realimentação tem-se uma performance inferior àquela realizada com realimentação.

Inversores Vetoriais utilizam-se da programação de todos os parâmetros do motor, entre eles: correntes nominais do rotor e estator, resistências elétricas etc.

Vantagens do Inversor Vetorial

  • Proporciona alta precisão de regulação de velocidade;
  • Elevada performance dinâmica;
  • Em baixa velocidade, a operação do torque é suave e não oscila, embora haja variação de carga;
  • Para aplicações de tração ou posição, o controle do torque é linear.

Trifásico e monofásico

Inversor de frequência é um aparelho eletrônico com a função de controlar a velocidade de um motor elétrico trifásico. Esse tipo de controlador aciona um motor elétrico e promove a variação da frequência e da tensão que é fornecida a esse motor, dominando a sua velocidade e a potência consumida.

O inversor de frequência monofásico é um equipamento responsável pela variação de velocidade em motores elétricos de indução. Este inversor é amplamente usado nos mais variados tipos de indústrias e empresas que almejam um controle mais efetivo da tensão elétrica.

Conclusão

Neste post elencamos as principais diferenças entre Inversor Escalar e Vetorial. Com essas informações, você tem condições de avaliar qual deles é mais apropriado à aplicação que receberá o dispositivo.

Você deve conhecer bem a sua necessidade para fazer a escolha que melhor atenda à sua demanda. Lembramos que seja qual for a sua opção, a Schneider Electric é a fornecedora a qual confiamos e você pode contar conosco, em caso de dúvidas e para conhecer melhor nosso portfólio, fale conosco.

Até breve,

Dimensional | A Sonepar Company

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos