Fios elétricosMaterial elétrico

Qual a importância dos fios e cabos nas instalações elétricas?

Ao iniciar uma construção, seja residencial ou comercial, existem muitos pontos que precisam de atenção. Entre eles, um dos principais são as instalações elétricas.

Isso porque se uma instalação elétrica não for bem planejada e executada, pode ocasionar curtos-circuitos, choques, incêndios e danos que podem até ser fatais, oferecendo riscos aos moradores ou frequentadores do local. 

Por isso, no blog de hoje vamos falar sobre segurança em instalações elétricas e a importância de utilizar fios e cabos elétricos confiáveis em todo o projeto. Confira!

O que é uma instalação elétrica?

Instalação elétrica é um conjunto de equipamentos que torna possível a transferência de energia elétrica de uma fonte geradora, como uma concessionária de energia elétrica, até os pontos em que ela será utilizada — tomadas, motores, pontos de luz, etc.

Geralmente, essa instalação é composta por fios, cabos e outros acessórios que fazem essa ponte entre a fonte geradora e as cargas elétricas.

O que constitui a infraestrutura de uma instalação elétrica?

A infraestrutura da instalação elétrica compõe:

Itens da instalação elétrica.
Uma instalação elétrica completa é composta por diversos itens.

Quais são os tipos de instalações elétricas?

As instalações elétricas podem se dividir em três tipos: 

  • Tensão reduzida ou extra baixa: opera com tensão elétrica nominal menor ou igual à 75V em corrente contínua, ou menor ou igual à 50V em corrente alternada;
  • Baixa tensão – BT: as tensões variam entre 75V e 1500V em corrente contínua e entre 50V e vão até 1000V em corrente alternada;
  • Alta tensão: tensão excede os valores definidos para baixa tensão, podendo atingir várias centenas de kV.

Além disso, elas também podem se dividir em prediais, comerciais ou industriais, sendo que as principais diferenças entre elas são a complexidade das instalações e a potência instalada.

Isso porque a potência instalada de equipamentos em uma instalação elétrica industrial, por exemplo, é muito maior quando comparada às instalações residenciais. Esta diferença cria a necessidade de sistemas mais complexos de medição, proteção e controle.

Qual a importância de um projeto elétrico?

O projeto elétrico é a especificação técnica de todos os elementos elétricos da instalação, a quantidade de material a ser utilizado e as instruções de como serão feitas as instalações nos locais que demandam energia elétrica.

No projeto elétrico, cada detalhe de utilização de energia elétrica, divisão dos circuitos, seção dos condutores, dimensionamentos de carga e cabos, trajetos, saídas para iluminação e tomadas, etc, são planejados detalhadamente para garantir eficiência e segurança.

Com ele, você poderá usar todos os equipamentos elétricos e eletrônicos sem se preocupar com problemas ou acidentes na rede elétrica, além de garantir mais economia, evitando desperdício de material ou perda de energia no processo.

Todo projeto deve seguir as normas de instalações elétricas, que são: 

  • NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão;
  • NBR 5444: Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais;
  • NR 10: Segurança em instalações e serviços em eletricidade.

O profissional responsável pelo projeto elétrico e instalação pode ser um Engenheiro Civil e Técnico em Elétrica ou Arquiteto e Urbanista para projetos mais simples ou um Engenheiro Eletricista para projetos mais complexos.

A importância da segurança em instalações elétricas

A segurança em instalações elétricas é um dos principais pontos em uma construção, por isso o projeto elétrico é tão importante. Porém, é muito comum encontrarmos projetos repletos de problemas técnicos. 

O grande problema é que esses erros cometidos em instalações elétricas podem trazer graves consequências, como sobrecarga do sistema, curtos, choques e até incêndios, causando riscos aos equipamentos e até mesmo vítimas fatais.

👉 Saiba mais: Principais riscos e cuidados com instalações elétricas

Uso de fios e cabos confiáveis na sua instalação elétrica

Os condutores elétricos (fios e cabos) são a base de todo o sistema elétrico. No geral, eles devem ser capazes de funcionar bem em caso de falhas elétricas, sobrecargas e oscilações elétricas repentinas.

Grande parte de um painel elétrico e todo o sistema de fiação de uma casa, comércio ou indústria depende exclusivamente de fios e cabos elétricos. Por isso, a maioria dos problemas elétricos são causados por falhas desses condutores. 

Geralmente, isso acontece porque existem diversos tipos de fios e cabos disponíveis no mercado. Entretanto, cada um é recomendado conforme suas especificações e a necessidade da instalação.. 

Além disso, o principal fator que deve orientar a escolha é a segurança, pois os fios e cabos são os transportadores da eletricidade. Ou seja, eles devem ser capazes de suportar uma corrente elétrica consistente e não causar nenhum tipo de acidente, como curtos-circuitos ou incêndios.

Afinal, não adianta ter um projeto de instalação elétrica bem dimensionado se os fios e cabos elétricos instalados não forem de qualidade e não possuírem certificação correta, como o Selo do INMETRO e o Selo Qualifio.

Dicas importantes para a escolha dos condutores elétricos

Na hora de escolher ou verificar se os fios e cabos elétricos são de qualidade e garantem a segurança necessária para instalações elétricas, algumas dicas importantes podem ser seguidas:

  1. Escolha condutores feitos de cobre: esse metal é o melhor condutor e garante a correta passagem de eletricidade. Imitações, como o alumínio cobreado, podem causar prejuízos ao cabeamento elétrico.
Cabo de cobre.
Cabo de cobre.
  1. Observe a espessura do isolamento do cabo: produtos fora do especificado causam perda de energia elétrica e custo maior ao consumidor, além do risco de um rompimento da isolação durante a passagem em tubulações, causando curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios. 
Isolamento cabo de cobre.
O isolamento é o material que fica diretamente ao redor do cobre.
  1. Faça uma análise visual: importante para tentar identificar se o produto é desbitolado. Se os filamentos estiverem descentralizados ou houver muito mais isolamento do que o considerado normal, desconfie.

Precisa escolher os fios e cabos para instalações elétricas? Conte com a Dimensional para escolher produtos confiáveis e de alta qualidade e receber na sua casa em todo o Brasil!

Possuímos em nosso portfólio os materiais elétricos produzidos pelos melhores fabricantes do mercado, com um preço justo e uma equipe técnica altamente capacitada para tirar todas as suas dúvidas.

Conheça nossa loja on-line e encontre os produtos que você precisa para a sua instalação!

Perguntas frequentes

O que é uma instalação elétrica?

Instalação elétrica é um conjunto de equipamentos que torna possível a transferência de energia elétrica de uma fonte geradora, como uma concessionária de energia elétrica, até os pontos em que ela será utilizada — tomadas, motores, pontos de luz, etc.

O que constitui a infraestrutura de uma instalação elétrica?

A infraestrutura da instalação elétrica compõe: Eletrodutos, Caixas de passagem, Caixa de medidores, Fixadores para cabos, Bandejas elétricas, Leitos elétricos, Eletrocalhas, Suportes e etc.

Qual a importância de um projeto elétrico?

No projeto elétrico, cada detalhe de utilização de energia elétrica, divisão dos circuitos, seção dos condutores, dimensionamentos de carga e cabos, trajetos, saídas para iluminação e tomadas, etc, são planejados detalhadamente para garantir eficiência e segurança. O projeto elétrico é a especificação técnica de todos os elementos elétricos da instalação, a quantidade de material a ser utilizado e as instruções de como serão feitas as instalações nos locais que demandam energia elétrica.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?