Segurança do Trabalho e Epis

Soft Skills: porque elas são tão importantes para sua carreira?

Em um mundo cada vez mais digital, conectado e com mudanças muito intensas, as habilidades técnicas já não bastam para conseguir se destacar no mercado de trabalho. Com isso, as Soft Skills (habilidades comportamentais) vem sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas.

Afinal, a verdade é que o mercado necessita de profissionais atualizados e qualificados, mas também com competências socioemocionais, comportamentais e com um bom desenvolvimento interpessoal. 

Isso vale, inclusive, para quem atua na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), como você. Então, continue a leitura e saiba tudo sobre as soft skills mais valorizadas do mercado!

O que são Soft Skills?

Soft skills são o conjunto de habilidades e competências ligadas ao comportamento humano. Ou seja, tem a ver com a forma como você resolve os problemas, como lida com o outro ou consigo, como se comunica e como se adapta às mudanças, por exemplo.

As Soft Skills esperadas de uma pessoa estão diretamente ligadas a área de atuação profissional, assim como também a função que irá desempenhar dentro da empresa. 

Qual a diferença entre Soft Skill e Hard Skill?

Enquanto as Soft Skills têm a ver com as habilidades comportamentais e interpessoais, as Hard Skills dizem respeito às habilidades técnicas, mais práticas e tangíveis (mensuráveis).

Ou seja, as Hard Skills são os conhecimentos que você aprendeu na sala de aula, durante a sua faculdade de Engenharia ou curso técnico de Segurança do Trabalho.

É preciso equilibrar Hard Skills e Soft Skills

O mercado valoriza cada vez mais profissionais que conseguem desenvolver e aliar os dois tipos de capacidade: técnica e comportamental

Isso porque não adianta dominar os conhecimentos técnicos da sua profissão, se você também não souber como aplicá-los e gerenciá-los no dia a dia para chegar aos resultados desejados.

Sendo assim, se você já possui muitas habilidades comportamentais desenvolvidas e o conhecimento técnico está desatualizado, foque em desenvolver as Hard Skills. Por outro lado, se o que lhe falta são Soft Skills, foque em saber como lidar com circunstâncias e pessoas.

Quais são as Soft Skills mais valorizadas?

As habilidades comportamentais-socioemocionais são pontos fundamentais nos processos seletivos. Na visão dos recrutadores, são elas que tornam um profissional mediano em alguém mais eficiente, agradável e motivado.

Com base nisso, descubra as Soft Skills que valem a pena desenvolver para conseguir se destacar no mercado de trabalho:

Resolução de problemas

Com tantas transformações, sobretudo digitais, o cenário profissional é instável e as mudanças cada vez mais permanentes. Por isso, problemas surgem a todo momento e ser uma pessoa orientada para soluções é essencial.

Empatia

Vai bem mais além do que saber se colocar no lugar do outro. Tem a ver com tentar compreender a realidade do outro, se posicionar ao lado, de mãos dadas e junto diante do problema.

Inteligência emocional

As nossas emoções são capazes de interferir nas emoções do outro, inclusive no ambiente de trabalho. Por isso, é fundamental ter inteligência emocional para saber levar situações e conversas para um lugar tranquilo.

Comunicação

Não significa ser uma pessoa comunicativa como muitas pessoas pensam, mas ser claro, assertivo e preciso, sem fazer rodeios. Ter comunicação como Skill significa saber se conectar e transmitir as mensagens que importam.

Autoconfiança

Não só para lidar consigo, como também com o outro, para conceber reputação, para derrubar os muros que surgem e criar as pontes necessárias. 

Espírito empreendedor

Ser resiliente, proativo, visionário e ousado são características essenciais para as empresas, seja uma startup ou multinacional.

Gestão de tempo

Os gestores valorizam cada vez mais pessoas que sabem usar o tempo da melhor forma possível, com foco, organização e disciplina.

Capacidade de ousar

A audácia é uma das principais Soft Skills. Sabe o que isso significa? Você precisa propor coisas novas, sempre. E quando está associada à criatividade para desenvolver ideias e criar conexões, seu valor é ainda maior.

Como desenvolver Soft Skills?

Se você já está inserido no mercado de trabalho, para desenvolver Soft Skills é fundamental mergulhar na cultura da empresa, buscar participar de mentorias e capacitações, elaborar e acompanhar métricas, entre outros métodos.

E aqui vai uma dica: se a empresa na qual você trabalha não tiver boas práticas consolidadas, uma boa iniciativa é ajudar a formá-las. Inclusive, isso vai somar para seu desenvolvimento.

De modo geral, algumas ações são importantes para desenvolvimento de Soft Skills, seja para quem está trabalhando, como também para quem está desempregado. São elas:

  • Não pare de estudar, faça novos cursos, participe de workshops, entre outras capacitações;
  • Tenha disciplina e paciência;
  • Participe de trabalhos voluntários que demandem liderança e comunicação;
  • Exercite sua capacidade de escuta e reflexão;
  • Arrisque-se em novos projetos;
  • Aposte na cultura de feedback;
  • Alinhe as expectativas sobre o cargo que você ocupa ou desejar ocupar;
  • Busque ter autoconhecimento.

Teste para identificar soft skills

Podemos enxergar as Soft Skills como complemento das Hard Skills. No primeiro caso, elas têm relação com quem as pessoas são, como elas decidem, lidam com problemas e pressão, interagem uns com os outros. Já no segundo caso, diz sobre o que elas sabem na prática.

Através de alguns testes específicos, os recrutadores conseguem identificar, entre outras coisas importantes, as Soft Skills que um candidato possui e se elas estão alinhadas com a cultura da empresa.

O Fit Cultural é um desses. Esse teste ajuda as empresas a revelar as Soft Skills do candidato e conhecerem melhor quem são as pessoas além do que é apresentado pelo currículo ou portfólio, o que reduz a chance de realizar contratações erradas.

Agora que você já sabe o que são Soft Skills e porque elas são tão importantes para sua colocação no mercado de trabalho, clique aqui para acessar o blog da Dimensional e aprender tudo sobre Saúde e Segurança do Trabalho para já começar a se preparar para a sua próxima vaga!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos