Material elétrico

Segurança da instalação elétrica em primeiro lugar com a 3M

Fitas isolantes, lubrificantes e conectores: segurança da instalação com a 3M

Todos sabemos que qualquer instalação elétrica deve ser feita de maneira segura e com a utilização de produtos de qualidade. 

E, quando falamos em instalações elétricas, não nos referimos somente aos fios, cabos e plugues, mas também a outros itens fundamentais, como fitas isolantes, lubrificantes e conectores.

Será que você sabe a diferença entre esses três componentes? Entenda a seguir a função e importância de cada um deles.

Fitas isolantes

As fitas isolantes são feitas com materiais que não conduzem eletricidade, o que é uma característica fundamental para o isolamento de fios e cabos

No mercado, é possível encontrar fitas isolantes de diversas cores. Isso auxilia na organização e identificação da instalação, principalmente quando existem muitos cabos juntos, o que torna o processo mais seguro no momento da manutenção.

Apesar de simples e fáceis de aplicar, é preciso ter atenção a alguns pontos na hora de usar as fitas isolantes:

  • Não use a fita isolante para ligações improvisadas;
  • Não deixe fios próximos aos locais onde há água ou que seja úmido;
  • Não realize amarração da fiação sobre metais ou ferragens;
  • Evite deixe os fios soltos no chão;
  • Utilize a fita isolante para proteger fios e cabos desencapados.

Aliando segurança e qualidade, a 3M possui a fita isolante Scotch 33+ possui alto poder de adesão, flexibilidade superior mesmo com movimentos bruscos de dilatação e contração dos fios, maior rendimento, melhor custo x benefício e ainda oferece proteção, segurança e alta durabilidade. Tudo isso com ótimos resultados nos mais diversos tipos de isolamentos elétricos.

Veja também: Principais riscos e cuidados com instalações elétricas

Lubrificantes

Outro produto muito importante para os profissionais que trabalham com eletricidade é o lubrificante para o puxamento de fios e cabos da 3M.

Com o lubrificante em gel da 3M, é muito mais fácil e prático passar os fios e cabos dentro dos conduites, além de ser limpo e seguro. O bico aplicador presente no produto também evita o desperdício e pode ser utilizado diretamente sobre os condutores elétricos.

Além disso, o lubrificante é feito em gel, facilitando sua remoção das mãos e superfícies e evitando resíduos que danificam o isolamento dos cabos, além de garantir um resultado limpo e profissional.

A 3M possui também o multi-spray desengripante, um óleo que lubrifica peças e articulações e desengripa porcas e parafusos, protegendo contra umidade, oxidação e corrosão.

O Multi-Spray também protege ferramentas manuais e elétricas contra corrosão, limpando-as, lubrificando-as e sendo um excelente repelente de umidade que evita a oxidação dos materiais.

Conectores 

Finalmente, mas não menos importante, os conectores de emenda e derivação e os conectores de torção da 3M.

Com aplicação simples, os conectores de emenda e derivação 3M são fabricados em plástico antichama e possuem contato metálico em forma de U. Esse tipo de conector remove a isolação dos fios, emendas e isola as conexões.

Já os conectores de torção 3M dispensam o uso de solda e ferramentas para instalação. Sua conexão é feita por pressão, assegurando ligações permanentes nas condições mais severas de uso, além de ser muito prático e simples de instalar, basta girar e conectar.

Tudo para uma instalação elétrica mais segura você encontra na Dimensional!

Para garantir uma instalação elétrica segura e de qualidade, a utilização dos componentes certos é de suma importância.

A Dimensional, uma empresa que nasceu com a proposta de ser a solução para seus clientes, possui produtos de qualidade e soluções rápidas para diversas aplicações.

Por esse motivo, temos uma parceria com a 3M, uma empresa que preza sempre pela segurança e qualidade dos componentes que fabrica para instalações elétricas.

Ficou com alguma dúvida sobre fitas isolantes, lubrificantes ou conectores? Fale com nossa equipe de especialistas e encontre as melhores soluções para as suas necessidades.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?