Segurança do Trabalho e Epis

Quais são os tipos de máscara de solda e como escolher a ideal?

máscara de solda: epi para soldadores

A máscara de solda é um dos EPIs mais populares e também o principal equipamento para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores que operam diretamente com processos de soldagens. 

Essa é uma atividade que envolve riscos de várias naturezas. Por isso, este equipamento é fabricado para ser resistente a faíscas, radiações, fontes de calor extremo e outras situações que podem representar risco para o trabalhador.

Entretanto, existem diversos modelos de máscara no mercado com diferentes especificações e características. Então, como escolher a mais adequada para garantir mais segurança, conforto e o melhor custo-benefício?

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! No blog de hoje, vamos falar sobre os tipos de máscara de solda e como escolher o modelo ideal!

Tipos de máscara de solda

Todas as máscaras de solda possuem um filtro que tem o objetivo de proteger a parte frontal da cabeça do colaborador. Estes filtros podem ser convencionais ou automáticos, de acordo com o modelo da máscara.

Máscara de solda convencional

A máscara de solda convencional possui um filtro escuro feito de vidro no lugar do visor para bloquear a luz e proteger o rosto, o pescoço e os olhos do trabalhador.

O grande desafio deste modelo é que o filtro acaba bloqueando também a luz visível que incide durante a operação. Com isso, o profissional precisa fazer o movimento de levantar e abaixar a máscara repetidamente para conseguir visualizar o trabalho.

Máscara de solda automática

Já a máscara de solda automática possui uma lente clara que escurece automaticamente apenas quando o clarão do arco de solda é produzido. 

Dessa forma, este modelo permite que o profissional consiga enxergar normalmente pelo filtro de luz em condições normais de luminosidade. Com isso, ele não precisa retirar o EPI em nenhum momento durante o processo de soldagem.

Geralmente, o filtro de luz de escurecimento automático precisa de uma fonte de energia elétrica para acionar as placas de cristal líquido que são responsáveis pelo escurecimento.

Entretanto, alguns filtros possuem sistema de captação da energia gerada pelo arco eletrônico para economizar baterias internas, o que garante mais durabilidade.

Dicas para escolher a máscara de solda ideal

  • Escolha uma máscara com campo de visão adequado para a atividade;
  • procure um produto que ofereça conforto ao colaborador;
  • verifique se o Certificado de Aprovação (CA) está no prazo de validade;
  • pesquise sobre a qualidade da marca;
  • cheque a velocidade de comutação (alteração de claro para escuro);
  • observe a tonalidade do filtro no caso das máscaras convencionais;
  • se forem automáticas, prefira as que o sistema de sensibilidade à luz do seja ajustável;
  • também para máscaras automáticas, fique atento ao tipo de carregamento e duração média da bateria.

Outros EPIs para soldagem

Vale lembrar que, assim como a máscara de solda, estes Equipamentos de Proteção Individual são de uso obrigatório em todas as atividades de solda. Afinal, eles podem garantir proteção contra riscos como:

  • danos graves na visão;
  • problemas de audição;
  • queimaduras na pele;
  • câncer de pele.

Na Dimensional você encontra uma linha completa de EPIs das melhores marcas e com preços imbatíveis para manter a saúde e segurança dos colaboradores. Clique aqui para conferir as melhores ofertas!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos