Segurança do Trabalho e Epis

Preocupações de segurança para Soldadores, e o que fazer a respeito?

Quais são os EPIs necessário para um soldador ?

Garantir a segurança para soldadores requer muita atenção. As técnicas de soldagem estão muito avançadas e ultrapassam a simples junção de metais por método de fusão. Há soldagem a frio, por meio de ultrassom, solda por atrito, brasagem, raio laser etc. Assim como os métodos se diversificaram, os riscos à saúde do Soldador também aumentaram. Portanto, os EPIs para Soldador e a redução dos riscos não podem ser usados ocasionalmente. Sempre que o Soldador realizar o seu trabalho deve utilizar o EPI apropriado ao risco que a tarefa expõe.

Solda Equipamentos de proteção para Soldadores

Equipamentos de proteção para Soldadores

Os riscos são diversos e não podem se transformar em doenças ocupacionais ou acidentes. As preocupações que esses profissionais carregam dizem respeito à poluição por fumos de soldagem, radiações visíveis e invisíveis, ruídos excessivos, incêndios e explosões e tantos outros. Quer conhecer mais sobre esse assunto? Continue conosco.

Conheça alguns produtos relacionados com solda :

Radiação não ionizante

Na radiação não ionizante, o Soldador precisa usar arco elétrico para aquecer os materiais a serem fundidos. Esse processo libera energia por meio de ondas eletromagnéticas, que dispensa radiações as quais provoca queimaduras na região que cair, desde olhos à pele.

O que fazer a respeito?

Para se proteger desse tipo de risco, é preciso usar máscara para solda, luvas de raspa, vestimentas de raspa, protetor solar e materiais não refletivos.

Ruído

A soldagem produz ruídos que se originam de diferentes formas, do próprio processo, das ferragens a serem soldadas, de outros trabalhadores que ocupam ambientes próximos etc. O Soldador exposto excessivamente a todos esses barulhos pode ter perda de audição, ter a produtividade reduzida por não conseguir se concentrar ou não conseguir escutar, se irrita com mais facilidade etc.

O que fazer a respeito?

Primeiramente é preciso usar os EPIs apropriados para proteger a audição como, por exemplo, protetor auricular. Criar barreira que isole o ruído do Soldador. Implementar períodos de descanso, assim é possível reduzir o tempo de exposição aos ruídos.

Choque elétrico

O choque elétrico é a passagem de corrente elétrica pelo corpo do Soldador. Quanto mais tempo exposto e maior intensidade da corrente piores os danos. O choque causa queimadura ou formigamento.

O que fazer a respeito?

Verificar as instalações elétricas e em caso de defeito realizar o conserto antes de usar qualquer equipamento.

Cabos, conexos e tomadas devem estar em condições de uso e bem conservados, realizar manutenções periódicas. Checar se os componentes elétricos estão limpos e secos. Sempre usar roupas e equipamentos de proteção.

Fumos e gases

A soldagem libera partículas sólidas de óxidos de metais. Essas partículas são muito perigosas para o sistema respiratório do Soldador.

O que fazer a respeito?

Desenvolver o trabalho de soldagem em ambiente bem ventilado, sendo que o trabalhador deve se posicionar na direção oposta das projeções dos fumos e gases. Sempre usar máscara e se possível, instalar exaustores de fumos de solda.

Incêndios e explosões

O calor dos arcos elétricos e as irradiações, faíscas etc podem ser causadores de incêndios e explosões.

O que fazer a respeito?

É preciso que o local de trabalho possua equipamentos de combate a incêndio. Os Soldadores têm que ser treinados para saber o que fazer em caso de incêndio, como acionar o corpo de bombeiros e se manter seguro até que a ajuda especializada chegue ao local.

Ambientes que não são destinados apenas para corte com arco elétrico devem ter barreiras contra fogo e respingos. Tais barreiras não podem ser inflamáveis.

Os empregadores devem inspecionar o local e as áreas adjacentes ao término do trabalho para evitar princípios de incêndio.

Norma Regulamentadora 34

A NR-34 determina que nos trabalhos a quente (atividades de soldagem, goivagem, esmerilhamento, corte ou outras que possam gerar fontes de ignição tais como aquecimento, centelha ou chama) deve existir inspeção preliminar nos ambientes onde os trabalhos forem realizados, sendo que:

  • áreas adjacentes devem estar limpas, secas e isentas de agentes combustíveis, inflamáveis, tóxicos e contaminantes;
  • liberação da área após constatação da ausência de atividades incompatíveis com o trabalho a quente;
  • o trabalho a quente deve ser executado por trabalhador qualificado.

Como é possível notar, EPIs e cuidados, são fundamentais para proteger a saúde dos Soldadores. Além deles, o ambiente também precisa ser preparado para não causar nenhum acidente. A falta dos EPIs pode causar aos trabalhadores enfermidades e fazê-los sofrer consequências muito desastrosas.

EPIs certificados e de qualidade comprovada, você encontra na Dimensional. Fale conosco e conheça o nosso portfólio.

Esperamos ter ajudado e estamos à disposição.

Abraço,

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos