Material elétrico

Saiba por que a manutenção de cabos elétricos em espaços confinados exige segurança.

Você sabe o que é um espaço confinado? 

Acredite se quiser, mas um dos transportes verticais mais utilizados no mundo, é um espaço confinado: o elevador. Parece estranho, mas há mais espaços confinados ao seu redor do que você imagina! 

Segundo a Norma Regulamentadora NR 33 de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, um espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação é insuficiente para remover contaminantes ou que apresentam deficiência de oxigênio.

Portanto, além dos elevadores, tanques – como de água e esgoto –, tubulações, galerias de rede de esgoto subterrâneas, silos, moegas, poços, cisternas, chaminés e moinhos industriais, bases de torres de energia eólica, entre outros, são todos espaços confinados.

Instalações elétricas e espaços confinados: todo cuidado é pouco!

Todos os locais mencionados anteriormente considerados confinados, certamente em algum momento precisarão de sofrer manutenção ou reparo, inclusive em seus sistemas de instalações elétricas.

Outro local que requer muita atenção são as redes subterrâneas de energia elétrica. Cada vez mais presentes nas grandes metrópoles, os cabeamentos da parte elétrica são realizados em dutos subterrâneos, como forma de evitar acidentes e melhorar o aspecto visual das cidades.

Na cidade de São Paulo, já é possível notar a ausência de fiação elétrica aérea na avenida Paulista e na avenida Brigadeiro Faria Lima, locais de grande circulação de pedestres.

Segurança para os profissionais que realizam as manutenções elétricas em locais de difícil acesso.

Muitos trabalhadores podem perder suas vidas por energização acidental ou energização não pretendida durante os trabalhos de manutenção elétrica, ou ainda, durante o processo de reestabelecimento de energia em espaços confinados ou de redes elétricas subterrâneas.

Neste momento, é imprescindível que o profissional conte com produtos de qualidade e confiáveis, que irão garantir a sua segurança durante esses processos.

Entenda por que utilizar emendas e terminações contráteis a frio trazem maior tranquilidade e segurança.

Confiabilidade, segurança e rapidez no momento de reestabelecer a energia em um local confinado é de extrema importância, uma vez que esses locais possuem espaço limitado para movimentação, baixa ventilação e deficiência de oxigênio.

Durante os trabalhos nestes locais, é muito importante que o profissional não utilize calor e que não precise de muita força, a fim de agilizar o processo de manutenção do cabo, e concluí-lo o quanto antes.

Pioneira na tecnologia de contrátil a frio em terminações e emendas, a 3M oferece ao profissional segurança, rapidez e redução nas etapas do processo de manutenção de um cabo elétrico.

Experimente na prática todos os benefícios das emendas de média tensão da 3M | Emenda para Cabos de Potência Isolados de diferentes seções de 25mm2 até 1.000mm2 | Tensões de até 35kV.

Rápida instalação com tempo médio de 40 minutos

Excelente vedação

Tubos de proteção externa bipartidos

Não precisa de confecção de ponta de lápis

Conecta cabos de diferentes seções

Não exige soldagem

Possui molas de pressão constantes para conexão da meia metálica

Emenda ensaiada para 20 metros de coluna d’água

Atende as normas ABNT NBR 9314 e IEC 60502

Além de todos esses benefícios, você ainda pode realizar a energização do local logo após a sua instalação.

Quer viver essa experiência? 

Contate um de nossos especialistas e surpreenda-se!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?