Segurança do Trabalho e Epis

Como fazer bloqueio e sinalização de segurança para máquinas energizadas?

Quando um equipamento requer manutenção, não basta apenas desligar a máquina e chamar um técnico. Tão importante quanto isso, é adotar uma sinalização de segurança para alertar sobre a situação.

Afinal, existe um risco alto de algum colaborador que não saiba da situação tente ligar ou passe muito perto da máquina sem saber que está acontecendo uma manutenção.

Para garantir uma zona segura e evitar acidentes de trabalho, é preciso investir em equipamentos de proteção coletiva (EPC) para bloqueio e sinalização de segurança. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Como funciona o bloqueio e sinalização de segurança para equipamentos energizados?

Existe uma série de exigências regulamentadas para se adotar durante a manutenção de equipamentos e outros dispositivos alimentados por energia. Uma das principais, é a adoção de EPCs que isolem as fontes de energia, seja ela elétrica, mecânica, residual ou qualquer outra. 

Esses equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são conhecidos como acessórios de bloqueio (lockout) e sinalização (tagout) ou LOTO, que é a abreviação do termo lockout e tagout.

O uso desses EPCs é previsto pela NR-10 e a NR-12. A NR-10 determina requisitos e condições mínimas de segurança e saúde para os profissionais envolvidos com energia elétrica. Já a NR-12 determina os padrões para atividades que envolvam máquinas. 

Exemplo de aplicação do bloqueio e sinalização de segurança

Suponha que você trabalha em uma serralheria e precisa realizar manutenção em uma furadeira de bancada.

O primeiro passo é bloquear o equipamento que é alimentado por energia elétrica, ou seja, a furadeira. Uma forma de fazer isso é com um cadeado específico que impeça o funcionamento da máquina até que seja removido.

Cadeado de bloqueio para sinalização de segurança
Encontre cadeado para bloqueio de máquinas na Dimensional.

Depois disso, é hora de sinalizar a todos os envolvidos que ali é um ambiente de risco que exige que as pessoas mantenham distância. Para isso, você pode utilizar etiquetas padronizadas que alertem que o perigo está sendo bloqueado e quem está responsável pela execução da atividade.

Equipamentos para bloqueio e sinalização de perigos

Não sabe quais equipamentos você deve comprar para realizar o bloqueio e sinalização de segurança dentro da sua empresa? 

Confira quais são os principais EPCs de lockout e tagout:

Equipamentos de sinalização de segurança na Dimensional
Encontre equipamentos de proteção coletiva na Dimensional.

Como fazer um bloqueio e sinalização eficaz?

Tão importante quanto ter os EPCs certos é utilizá-los de maneira eficiente. Afinal, cada um deles tem suas particularidades e requisitos.

Por isso, existe um passo a passo geral a seguir para realizar um bloqueio e sinalização de segurança eficiente. Assim, será preciso apenas adaptar algumas etapas conforme a máquina em manutenção ou qualquer outra intervenção.

Confira o passo-a-passo para fazer o bloqueio e sinalização de segurança:

  1. Identifique e registre quais áreas, equipamentos e dispositivos receberão os acessórios de bloqueio.
  2. Crie um programa de controle de energia para documentar todas as intervenções feitas e manter registrado todas as ocorrências para que tanto os profissionais da empresa quanto outros profissionais de manutenção saibam o que foi feito. 
  3. Entenda quais tipos de energia estão envolvidas na operação e se há fontes alternativas de energização.
  4. Informe ao responsável do setor e colaboradores envolvidos na atividade sobre os detalhes da manutenção e bloqueio do equipamento.
  5. Realize o travamento de válvulas e disjuntores em geral do equipamento e sinalize a área de forma para que ela fique em um local claramente visível, destacada na máquina ou equipamento e com escritos de fácil compreensão.

Atenção: é importante reforçar que a NR-12 estabelece que o LOTO deve ser aplicado em todos os tipos de fontes de energia: pneumática, hidráulica, mecânica, entre outras.

Conte com quem é referência em bloqueio e sinalização de segurança!

Como você pode ver, realizar um bloqueio adequado e seguindo todas as normas é uma das ações mais efetivas para reduzir os riscos de acidentes no ambiente de trabalho.

Se você precisa de ajuda para escolher os melhores equipamentos de sinalização de segurança, conte com quem é referência no assunto, conte com a Dimensional!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos