Segurança do Trabalho e Epis

O que é um EPC? Saiba mais sobre os equipamentos de proteção coletiva

Equipamentos de Proteção Coletiva EPCs

O Brasil ocupa o 4° lugar no ranking  mundial de acidentes de trabalho. Entretanto, essa realidade poderia ser diferente se houvesse mais atenção das empresas aos equipamentos de proteção coletiva (EPC).

Isso porque esses equipamentos são fundamentais para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. Por isso, antes de qualquer atividade, é necessário dimensionar os riscos os quais os profissionais ficarão expostos e planejar os EPCs necessários para impedir ou minimizar acidentes.

A medida é tão importante que é prevista por duas Normas Regulamentadoras importantes: a NR-4 e a NR-9.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos entender as diferenças entre EPIs e EPCs e conhecer os principais equipamentos de proteção coletiva.

EPI x EPC: qual é a diferença?

Apesar de possuírem siglas e objetivos semelhantes, EPI e EPC são coisas diferentes — mas complementares.

Em resumo, os equipamentos de proteção individual (EPI) são dispositivos utilizados individualmente pelo trabalhador para protegê-lo de qualquer risco para a sua saúde e segurança, como capacetes, luvas de proteção e protetores auditivos.

Já os equipamentos de proteção coletiva (EPC) são utilizados para garantir a segurança de vários trabalhadores ou de qualquer pessoa que esteja transitando no ambiente de trabalho, como é o caso do guarda-corpo na beirada de uma construção.

Principais equipamentos de proteção coletiva (EPC)

Os EPCs mais importantes vão variar de acordo com cada atividade e risco ao qual os profissionais estão expostos. Entretanto, os principais e mais conhecidos equipamentos de proteção coletiva são:

  • Guarda-corpo-Rodapé (GcR): geralmente usados em construções, servem para evitar a queda de trabalhadores e objetos;
  • Cones e fitas de sinalização: usados para sinalizar qualquer risco no ambiente;
  • Iluminação de emergência: garantem iluminação em caso de falta de energia;
  • Extintor de incêndio: usados para extinguir ou controlar princípios de incêndios;
  • Chuveiro lava olhos: usados para higienização imediata após contaminação por substâncias que possam causar risco à saúde;
  • Detectores de fumaça e sprinklers: usados para prevenção em caso de incêndio;
  • Isolamento acústico: usado para evitar a exposição de trabalhadores a altos níveis de ruídos;
  • Exaustores e sistemas de ventilação: usados para controlar a temperatura em ambientes fechados.

Quais são as responsabilidades da empresa sobre os EPCs?

A Norma Regulamentadora 1 (NR-1) determina que é competência do empregador informar a seus trabalhadores que riscos ocupacionais existem no local de trabalho e indicar quais são as medidas que a empresa utiliza para suprimir os riscos advindos do trabalho.

Mas, além dela, ainda existem outras duas normas que falam sobre os equipamentos de proteção coletiva: a NR-4 e a NR-9.

A NR-4 trata sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). São estes profissionais que deverão avaliar os riscos no ambiente de trabalho e indicar medidas de prevenção, como o uso de EPCs adequados.

Já a NR-9 trata sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Assim, seu principal objetivo é criar ações para prevenir riscos no ambiente de trabalho, entre elas, a recomendação do uso de EPCs.

A NR-9, inclusive, prevê que os EPIs só devem ser necessários quando os equipamentos de proteção coletiva não forem suficientes para a proteção completa dos colaboradores.

Caso qualquer uma dessas medidas não seja cumprida, os profissionais envolvidos podem fazer uma denúncia junto ao Ministério do Trabalho e a empresa ficará sujeita a multas e penalidades.

Ficou alguma dúvida sobre os EPCs? Então, fale agora com um de nossos especialistas e saiba como a Dimensional pode te ajudar a garantir máxima segurança e proteção para os seus colaboradores!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos