Segurança do Trabalho e Epis

VMI: Colaboração entre Empresas

Estoque gerido pelo fornecedor

Quando uma empresa destina seu estoque para ser gerido por seu fornecedor está participando de uma prática colaborativa chamada Vendor Managed Inventory (VMI) ou em Língua Portuguesa Estoque Gerenciado pelo Fornecedor.

Quanto mais informações são disponibilizadas entre as empresas maior a visibilidade da Cadeia de Suprimentos, o que reduz problemas e mitiga erros. Com isso, tem-se uma diminuição de custos e melhoria na disponibilização de produtos, pois resulta em vendas.

Entenda melhor esse assunto. Continue lendo este blogpost para saber mais.

Tipos de integração

Empresas que participam do VMI permitem que seu fornecedor tenha acesso às informações referentes à movimentação de seu estoque, de tal forma que o próprio fornecedor gerencia o reabastecimento.

Por exemplo, suponha que a empresa a qual você atua no setor de compras tenha aderido a essa forma de colaboração e antes de implementá-la tivesse passado por problemas para repor Calçados de Segurança aos seus colaboradores. Ora você conseguia comprar a quantidade total em um único fornecedor, ora tinha que fazer o pedido em mais de um devido à falta do produto.

Após implementar o VMI, esse problema foi resolvido, visto que o fornecedor passou a gerenciar o seu estoque, assim pode comprar a quantidade suficiente nesse único fornecedor, assim sua empresa sempre será atendida e qualquer que seja o produto não faltará.

O VMI tem três tipos de integração:

Estratégico

Esse nível de integração envolve compartilhar informações sobre inventário, divulgação das dificuldades as quais os parceiros possuem, além das estratégias adotadas. Também conta com a participação da gerência nesse nível de envolvimento entre os parceiros.

Tático

Esse tipo de envolvimento é a base da colaboração entre as empresas e requer que várias ações sejam realizadas de maneiras conjuntas, onde há divisão de custos, bem como os riscos e ganhos logísticos também são compartilhados.

Interpessoal

Esse envolvimento requer confiança, reciprocidade e flexibilidade entre as empresas participantes, com isso os benefícios alcançados também são mútuos já que foram conquistado com confiança. Embora os dois tipos anteriores requeiram os elementos do nível interpessoal, é nesse ponto que a escalada para a integração se completa.

Além dos tipos de integração, existem três dimensões de colaboração:

Compartilhamento de informações

As informações são compartilhadas entre os participantes a fim de que o processo flua com rapidez.

Sincronização de decisões

Por meio da sincronização toda decisão é tomada conjuntamente, além

Alinhamento de incentivos

Nesta dimensão de colaboração as empresas compartilham custos, riscos e benefícios.

O sucesso do VMI depende da troca apropriada de informações entre o fornecedor e o cliente.

Fatores que proporcionam a colaboração entre empresas

Dentre os fatores, um dos mais importantes é a confiança. Somente com confiança entre os participantes é possível implementar o VMI. Se não houver confiança e segurança entre as empresas é melhor não implementar esse sistema.

É com confiança que as empresas compartilham crenças convergentes que permitem a colaboração.

Outro fator que contribui para o sucesso da colaboração entre empresas é a reciprocidade.

Já o comprometimento garante que as práticas sejam mantidas. Além disso, a troca de informação colabora com melhorias que beneficiam a todos da Cadeia de Suprimentos.

O que se espera com a adoção do VMI?

Entregar a outra empresa informações confidenciais e a gestão do seu estoque de materiais, é confiar que a reposição será realizada sempre que necessário e que sua empresa não necessitará se preocupar, visto que seu fornecedor fará todo o acompanhamento do estoque e garantirá que não falte nenhum produto, bem como não será necessário fazer buscas em diversos lugares a procura de produtos.

Dessa forma, espera-se sempre que por meio do VMI haja colaboração para:

  • aumentar o nível de serviço – dessa forma sempre haverá produtos disponíveis para repor o estoque.
  • crescer o faturamento e margem – será possível reduzir estoque e a quantidade de promoções.
  • excelência operacional – nesse caso é o cliente que ganha, visto que as falhas corrigidas que possam surgir são corrigidas quando o estoque é compartilhado com o fornecedor.
  • tempo para atividades estratégicas – adotando o VMI sobrará mais tempo para dedicar a atividades estratégicas. Isso acontece porque tarefas complexas acabam sendo automatizadas.

O que você pensa a respeito do VMI? Entregaria o seu estoque para o seu fornecedor gerenciar, repor insumos, equipamentos etc? Que tal se você comentar aqui e deixar a sua opinião a respeito? Fale com nossos especialistas clicando aqui.

E se quiser ter mais tranquilidade, basta nos entregar a gestão do seu estoque, entre em contato e fale conosco.

Até breve!

Dimensional | A Sonepar Company


Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos