Segurança do Trabalho e Epis

Substituição dos filtros das máscaras respiratórias

troca de filtro de máscara

O Filtro de Máscara Respiratória são EPIs que tem por finalidade proteger o usuário contra inalação de contaminantes sólidos, gasosos ou vaporosos. Ambientes fechados e mal ventilados são designados Ambientes Confinados e podem oferecer elevados níveis de concentração de gases, vapores ou aerodispersóides.

Os filtros mecânicos são rosqueados ou encaixados diretamente nas peças faciais, semifaciais e faciais inteiras. Os Filtros para Máscara Respiratória devem ser substituídos na data de validade ou após seis meses após abri-los, mesmo que não tenham sido usados. Vamos continuar falando sobre esse assunto? Leia esse blogpost até o fim.

Quando trocar o Filtro para Máscara Respiratória?

Além do prazo estipulado pelo fabricante para troca do Filtro para Máscara Respiratória, outra forma de saber quando substituir é sentir o gosto do produto químico ou das partículas, ou quando ficar mais difícil respirar pelo respirador. Contudo, esses métodos de advertência não devem ser usados para determinar a vida útil de um filtro ou cartucho de respirador.

Alguns fabricantes de Filtros para Máscara Respiratória fornecem software gratuito para ajudá-lo a escolher o respirador certo e determinar a sua vida útil estimada.

O cronograma de substituições deve ser baseado em estimativas de exposição, indicações do fabricante, modelos matemáticos e tabelas ou testes completos.

As máscaras de proteção devem conter informação sobre vida útil e data de validade, de forma visível e indelével, segundo as normas de segurança.

Alguns fabricantes mantêm indicadores que auxiliam na identificação da data de troca. Há sensores de cor que mudam para lembrar qual é o momento de substituir o dispositivo, entre outros.

O que influencia a vida útil de um filtro?

Vários aspectos influenciam a vida útil de um Filtro para Máscara Respiratória ou Cartucho de Respirador, incluindo:

  • Esforço – o trabalhador que se esforça arduamente aumenta a sua taxa de respiração e atrai mais contaminantes por meio do cartucho do respirador.
  • Umidade – a alta umidade ocupa espaço no absorvente que poderia ser usado por vapores orgânicos, encurtando a vida útil do filtro ou cartucho.
  • Contaminantes – vários contaminantes na atmosfera podem diminuir significativamente a vida útil de um filtro ou cartucho.
  • Temperatura – altas temperaturas afetam negativamente a vida útil dos cartuchos.
  • Condições do local – a variabilidade das condições do local também é um fator que influencia a vida dos filtros.
  • Armazenamento e cuidados – a má armazenagem e a falta de cuidados com o respirador afetam seu prazo de validade e sua vida útil.
  • Treinamento – é preciso que os usuários de máscaras de proteção respiratória sejam treinados para que aprendam a usá-las e prolongar a vida útil. Além dos usuários, é preciso que o treinamento seja estendido a todos os trabalhadores, principalmente aqueles que tem a responsabilidade de acompanhar as tarefas dos trabalhadores.

Cartucho químico do respirador

O cartucho químico do respirador é um filtro, que purifica vários tipos de contaminantes como, fumo, névoa ou pó. Tais dispositivos são conectados às máscaras para reter agentes orgânicos e inorgânicos que, por serem muito finos, podem ser inalados e causar reações nocivas. No interior dos cartuchos existem os filtros, os quais são removíveis.

O cartucho químico contém fibras eletrostáticas para reter partículas no interior dos meios filtrantes. As partículas vão se unindo ao contaminante no filtro, o que faz com que seja mais difícil respirar dentro da máscara.

Os filtros podem entupir com frequência devido à concentração de partículas, o usuário poderá notar que está mais difícil respirar e que a passagem de ar está sendo reduzida.

Atenção!

Qualquer método usado para estimar a vida útil dos cartuchos e filtros do respirador deve ser conservador para permitir a variabilidade que pode afetar a vida útil.

A frequência com que você os substitui deve ser determinada por um cronograma de mudança com base em exposições, recomendações do fabricante, modelos matemáticos comprovados, fabricante ou aplicativos ou testes.

Saiba tudo sobre o mercado de EPIs em nosso blog.

Precisa trocar os filtros dos respiradores de sua equipe? Então, entre em contato conosco!

Abraços,

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos