Segurança do Trabalho e Epis

Saiba mais sobre os diferentes tipos de Luvas de Proteção

Estudos e o uso da tecnologia favorecem descobertas que viabilizam à humanidade Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de alta qualidade, que proporcionam segurança e conforto. Vamos falar sobre Luvas de Proteção!

As Luvas de Proteção são exemplos do quanto a segurança das mãos ganhou importância e como a tecnologia possibilitou a criação de luvas de diversas configurações para atender ao trabalhador no desempenho de distintas atividades. Assim, existem luvas para preservar as mãos contra agentes biológicos, cortes, abrasão, perfuração, choques, escoriações, para trabalhos de plantio e colheita, para atividades domésticas etc.

As luvas são confeccionadas para diferentes aplicações, das residências às indústrias, cada uma tem a tecnologia apropriada para resguardar a saúde e proteger as mãos. Conheça mais sobre Luvas aqui!

Principais normas técnicas para as Luvas de Proteção

A ABNT NBR 13712 é a norma que todo fabricante de luvas deve cumprir. Ela é válida para a confeccão em couro ou tecidos contra riscos mecânicos. Já a EN 388 é a norma usada para luvas em couro e nylon contra riscos mecânicos.

A norma europeia EN 420:2003 estabelece requisitos gerais para as luvas quanto à concepção, design, inocuidade, eficiência, conforto etc.

A Norma EN 374:2016 institui condições para proteção contra micro-organismos. Já a norma EN 374-1 sofreu mudanças significativas, houve substituição da norma de permeação: EN374-3 para EN 16523-1:2015.

Norma EN 511:2006 regulamenta o uso de luvas para proteção das mãos em câmaras frias.

A proteção contra calor e/ou fogo é instituída pela norma europeia EN 407:2004

Em relação às luvas para proteção contra contaminação radioativa e radiação ionizante, é utilizada a norma europeia EN 421:2010.

Os requisitos de proteção contra propriedades eletrostáticas são encontrados na norma europeia EN 420:2003.

A norma europeia EN 60903:2003 prevê as condições de proteção contra choques elétricos quando o usuário realizar trabalhos em tensão.

Trabalhos com solda exigem luvas cuja proteção seja normatizada pela norma europeia EN 12477:2001.

Para saber se você está adquirindo luvas de segurança certificadas e aprovadas para uso, verifique se há um selo de identificação de conformidade. Esse selo é obtido depois da realização de uma análise do material, conforme requisitos estabelecidos pelo INMETRO. Também é preciso que o equipamento de proteção tenha Certificado de Aprovação (CA).

Composição de Luvas de Proteção

Látex (borracha natural) – a borracha natural é elástica, flexível e bem confortável. Luvas desse material oferecem proteção para o desenvolvimento de tarefas domésticas e algumas industriais.

Borracha nitrílica – é uma borracha sintética, recomendada para manuseio de produtos químicos, limpeza leve, alimentos etc. As luvas cirúrgicas ser de látex ou o material ser misturado com borracha natural e sintética.

PVC (Vinil) é um plástico e aplicado nos mais diversos materiais em todo o mundo. As luvas desse material são impermeáveis, possuem resistência a abrasão, entretanto, não é muito flexível.

Neoprene – é uma borracha sintética e hipoalergênica. Tem boa elasticidade. As luvas de neoprene protegem as mãos contra corte, abrasão, perfuração etc. Também é isolante térmico.

Aramida – é um polímero resistente ao calor, possui leveza e é cinco vezes mais forte que o aço. As luvas desse material suportam altas temperaturas, além de proteger contra cortes, escoriações etc.

Poliuretano – também é um polímero flexível, leve e resistente à abrasão. Utilizado no revestimento das luvas.

Polietileno é um polímero simples de baixo custo, proporciona boa flexibilidade.

Norma Regulamentadora 6 (NR-6)

A NR-6 regulamenta as luvas para segurança da seguinte forma:

  1. a) proteção das mãos contra agentes abrasivos e escoriantes;
  2. b) proteção das mãos contra agentes cortantes e perfurantes;
  3. c) proteção das mãos contra choques elétricos;
  4. d) proteção das mãos contra agentes térmicos;
  5. e) proteção das mãos contra agentes biológicos;
  6. f) proteção das mãos contra agentes químicos;
  7. g) proteção das mãos contra vibrações;
  8. h) proteção contra umidade proveniente de operações com uso de água;
  9. i) proteção das mãos contra radiações ionizantes.

As luvas são importantes e usadas nas mais diferentes atividades. Suas mãos são órgãos valiosos e devem ser protegidas sempre que qualquer tarefa oferecer algum risco, por isso, selecione a luva mais indicada para a sua saúde e proteção.

Você sempre deu o devido valor às suas mãos? Quando realiza alguma atividade, mesmo doméstica, costuma protegê-las? Gostaria de dividir com a gente? Comente aqui!

Saiba tudo sobre o mercado de EPIs em nosso blog.

Entre em contato para conhecer!

Até mais!

Dimensional | A Sonepar Company

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos