Segurança do Trabalho e Epis

Roteiro de Proteção de Eletricidade

proteção de eletricidade

A saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com instalações elétricas e serviços com eletricidade precisa de garantias de que será preservada e mantida. Por isso, esses trabalhadores devem sempre usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) também são necessários para garantir um ambiente de trabalho seguro, além da segurança daqueles que não estão diretamente realizando os trabalhos com eletricidade.

A NR-10 é uma norma que estabelece requisitos e condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos, nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia.

Segundo Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), em 2020, 764 mortes aconteceram por acidentes de origem elétrica. Por isso, a proteção do trabalhador não pode ser deixada de lado.

Vamos entender mais sobre esse assunto? Continue lendo este blogpost.

Medidas de proteção individual nos trabalhos com eletricidade

Segundo a NR-10, os trabalhos em instalações elétricas requerem EPIs específicos e apropriados às atividades desenvolvidas e à exposição ao risco.

As vestimentas de trabalho devem ser correspondentes às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

Os trabalhadores não podem usar adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades.

Conheça alguns EPIs para eletricistas

Luva isolante

Existem diferentes luvas para trabalho com eletricidade, pois cada uma proporciona um nível de isolamento, por isso, é imprescindível conhecer o risco para usar a luva correta.

·         Luva isolante de segurança

Protege contra choques elétricos, é confeccionada em borracha natural. Esse tipo de luva é bem resistente a chamas.

·         Luva de cobertura para eletricista

Essa luva não é considerada um EPI, pois deve ser usada sobre a luva isolante de borracha. Sua função é proteger as luvas isolantes de danos que possam colocar a segurança do trabalhador em risco, deixando-o exposto a acidentes.

A luva de borracha no que diz respeito à desgastes mecânicos do material isolante, contra cortes e também contra perfurações.

·         Luva de proteção tipo condutiva

Deve ser usada na manobra de circuitos e contatos energizados. A proteção proporcionada por essa luva abrange os punhos dos eletricistas.

·         Uniforme antichama

Esse uniforme é feito com tecido que retarda a chama e o fogo, além disso possui fios de poliamida em sua composição. Ele protege em caso de incêndios, curto-circuito e caso fagulhas sejam projetadas contra o eletricista.

Além desses EPIs é preciso que o trabalhador utilize:

  • Viseira protetora de fagulhas;
  • Sapatos com solado de borracha;
  • Capacete com forro de borracha;
  • Cintos de segurança tipo paraquedista (se o eletricista executar algum trabalho em altura a partir de 2 metros).

Medidas de proteção coletiva

Todos os serviços executados em instalações elétricas devem ter medidas de proteção coletiva, com procedimentos que garantam que as atividades a sejam desenvolvidas com segurança e que preservem a saúde dos trabalhadores.

As medidas de proteção coletiva envolvem, principalmente, a desenergização elétrica. Quando esse procedimento não for possível, deve-se empregar tensão de segurança.

Além disso, outras medidas de proteção coletiva devem ser implementadas como, isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

Atenção especial ao sistema de aterramento

O sistema de aterramento é necessário nas instalações elétricas para que o trabalho possa trabalhar de forma segura.

Faz-se o aterramento para que o eletricista fique protegido contra descargas elétricas ao operar máquinas e equipamentos elétricos.

O sistema de aterramento elétrico de ser inspecionado e ter medições elétricas periódicas por profissional habilitado, que emitirá laudo. Não importa se o projeto de instalação elétrica é temporária, mesmo nesse caso é preciso implementar sistema de aterramento, que obedeça às normas técnicas.

Partes condutoras das instalações elétricas, máquinas, equipamentos e ferramentas elétricas, mesmo que não pertençam ao circuito elétrico, mas que possam ficar energizadas se houver falha da isolação, devem estar aterradas.

Trabalhar com eletricidade é muito perigoso e todos os EPIs, EPCs e demais formas de proteção devem ser utilizados. Jamais trabalhe desprotegido.

Gostou deste conteúdo? Que tal encaminhar para outras pessoas para que não percam informações relevantes?

Saiba tudo sobre o mercado de EPIs em nosso blog.

Entre em contato conosco e conheça todo o nosso portfólio.

Até o próximo conteúdo!

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos