Segurança do Trabalho e Epis

Respirador para proteção contra o coronavírus.

O vírus Coronavírus provoca infecções respiratórias. A descoberta do novo coronavírus (nCoV-2019) aconteceu em 31.12.2019 e foi identificado na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China.

Na década de 1960, houve a identificação dos primeiros coronavírus humanos. Alguns coronavírus causam a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), detectado em 2002 e 2012, respectivamente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um informe onde aconselha que profissionais da saúde, expostos a pacientes suspeitos de contaminação pelo Coronavírus, devem utilizar respirador do tipo N95 (com certificação NIOSH), PFF2 (com certificação europeia) ou equivalente, para se proteger.

A Anvisa emitiu a nota técnica nº 8/2020 onde indica a servidores da Anvisa, Receita Federal, Polícia Federal e Vigiagro e os trabalhadores que realizarem abordagem em meios de transporte com viajantes provenientes da China o uso de Equipamento de proteção individual (EPI), sendo que:

  • Se não houver relato de presença de caso suspeito, utilizar máscara cirúrgica.
  • Se houver relato de presença de caso suspeito, utilizar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas.

Neste blog post, falaremos sobre o coronavírus e a respeito dos EPIs indicados pela OMS para proteção.

Transmissão do coronavírus (nCoV-2019).

A contaminação ocorre por contato entre pessoas. A transmissão dos coronavírus acontece pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, catarro, gotículas de saliva etc.

A incubação do vírus pode ser de duas semanas, ou seja, esse é o tempo em que os primeiros sintomas podem surgir desde o momento do contágio.

Sintomas do coronavírus (nCoV-2019).

Os sintomas clínicos do novo coronavírus são respiratórios, se assemelham a um resfriado. Ainda causam infecção como pneumonias. Demais sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Prevenção contra o coronavírus (nCoV-2019)?

As medidas indicadas pelo Ministério da Saúde são básicas como:

– lavar as mãos com frequência;

– usar lenço descartável para higienizar as narinas;

– cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar;

– manter os ambientes bem ventilados;

– evitar contato próximo com animais selvagens e animais enfermos em fazendas ou criações etc.

Já os profissionais da área de saúde devem adotar medidas de precaução padrão como usar máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

Em caso de realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, o Ministério da Saúde indica o uso de máscara N95/PFF2.

Alguns produtos com Certificação CA/INMETRO – PFF2 – indicados para se proteger do Coronavírus.

  • Respirador 3M Aura 9320+BR
  • Respirador Concha 3M 8801
  • Respirador Dobrável 3M 9820+BR

Para saber mais sobre respiradores e como proteger-se com EPIs contra o coronavírus entre em contato conosco! Distribuímos EPIs da 3M, que possuem certificados e são de alta qualidade.

Abraço e até a próxima!

Dimensional | A Sonepar Company

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos