Segurança do Trabalho e Epis

Quais são os principais EPIs para um eletricista?

Você sabe o que é um EPI?

EPI significa Equipamento de Proteção Individual e consiste em acessórios e equipamentos desenvolvidos especialmente para proteger partes do corpo do profissional contra riscos específicos de sua função.

Se você trabalha como eletricista para uma empresa, por exemplo, ela deve fornecer todos os EPIs necessários – e ainda monitorar o seu uso –, masse você é autônomo, precisa providenciar o quanto antes cada um desses equipamentos.

Treinamentos são muito bem-vindos, como contratado ou como profissional liberal, até para saber usar cada equipamento da melhor forma.

Entre os EPIs mais comuns para os eletricistas, estão:

  • Óculos de proteção: protegem os olhos, evitando que entre qualquer tipo de micropartícula e cause danos a retina.
  • Máscaras de proteção: evitamo constante contato com agentes químicos prejudiciais à saúde, se inalados.
  • Abafadores de som ou protetores auriculares: promovem proteção auditiva de trabalhadores muito expostos a ruídos altos ou constantes.
  • Capacetes de Segurança: evitam contusões, traumas e pancadas na cabeça.
  • Equipamentos de segurança para alturas e cintos de segurança: oferecem segurança para executar serviços em lugares altos.
  • Luvas de Proteção: evitam cortes, queimaduras, entre outros tipos de machucados.

Ainda há outros EPIs que variam de acordo com cada função. Muitas vezes parece que não, mas os equipamentos de proteção individual são capazes de evitar imprevistos ou grandes acidentes de trabalho – e até doenças ocupacionais que levam à invalidez.

Ou seja, se é uma exigência da empresa, por mais que possa incomodar na maioria das vezes, é para tornar seu trabalho o mais seguro possível.

Agora falando sobre EPIs específicos de cada função, o eletricista é um profissional que precisa de acessórios e equipamentos apropriados. Se você não sabe quais são eles, confira agora!

Botinas ou Calçados de Segurança

A botina para eletricista precisa ser dielétrica. Ou seja, não pode haver qualquer componente metálico em sua estrutura. No mercado, há opções que ainda oferecem leveza e conforto para o uso no dia a dia com bicos de PVC que protegem a ponta dos dedos e não conduzem eletricidade.

Luvas isolantes

Uma vez que as mãos estão diretamente em contato com fios e demais componentes que podem provocar choques, a luva isolante é uma peça indispensável. Além dela, em determinadas funções é necessário usar por cima outro tipo de luva, uma feita de couro.

Manga isolante

Há determinados serviços que precisam dos braços e para que eles não fiquem expostos, as mangas isolantes entram em ação. Alguns modelos contam com alças para fixação nos ombros, o que dá mais conforto e segurança.

Protetor facial

Protege contra arco elétrico ou fogo repentino. É extremamente importante. Acoplado a um capacete dielétrico, envolve toda a face, inclusive o queixo. O visor é transparente, permitindo a realização do trabalho.

Cinturão

Para trabalhos em lugares altos, o cinturão é de extrema importância. O modelo específico para eletricista protege contra possíveis quedas, mas como também é dielétrico, protege também contra choques.

Capacete de proteção classe B

Diferentemente do capacete classe A, que protege contra impactos, o capacete classe Bé dielétrico, portanto, minimiza os riscos de choque já que não conduz eletricidade.

Agora você já sabe: se você trabalha numa empresa, exija todos esses equipamentos para realizar seus trabalhos. E se é um profissional autônomo, providencie o mais rápido possível todos eles, para trabalhar em total segurança!

Clique aqui e confira todo nosso equipamento de EPIs das melhores marcas disponíveis!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos