Material elétrico

Quadro de comando Legrand: proteção e Durabilidade Garantida

Os quadros de comando são como uma fortaleza para muitas instalações elétricas, principalmente em empreendimentos terciários e industriais.

É dentro de um quadro de comando que podemos encontrar, por exemplo, o “coração” de uma linha de produção automatizada e o “cérebro” de um processo industrial de alto padrão e com as mais variadas tecnologias. 

Para te ajudar a entender a importância dos quadros de comando na instalação, preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Confira!

Por que o quadro de comando é tão importante?

Além das instalações terciárias e industriais, instalações comerciais e residenciais também contam com equipamentos de automação, medidores e equipamentos de comando, como é o caso dos elevadores, que são tão comuns em edifícios comerciais e residenciais. 

Para qualquer um destes exemplos e muitos outros, os quadros de comando são os responsáveis por garantir a robustez e durabilidade das instalações. Isso porque eles são invólucros plásticos ou metálicos muitos resistentes e com alto grau de proteção para impedir que sujeiras, umidade ou intempéries indesejadas entrem em contato com o que se está protegendo.

Ou seja, é graças aos quadros de comando que os equipamentos mais sofisticados e muitas vezes os mais delicados e sensíveis da instalação estarão protegidos.

Um quadro de comando protege apenas equipamentos?

Não. Os quadros de comando cumprem muito bem o papel de proteger os equipamentos em seu interior e também as pessoas que circulam ao seu redor e fazem parte do dia-a-dia deste empreendimento.

Além de evitar o contato indesejado entre pessoas e contatos elétricos, quadros de comando de qualidade apresentam características construtivas que impedem acidentes. Alguns exemplos são:

  • Cantos arredondados e acabamento de qualidade para evitar cortes e arranhões;
  • Pintura eletrostática;
  • Pontos de aterramento que evitam choques elétricos;
  • E muitos outros detalhes presentes nas diferentes soluções de quadros de comando da Legrand.

Seja qual for sua necessidade, conte com os Quadros de Comando Legrand!

Parceira da Dimensional, a Legrand possui um vasto portfólio quando o assunto é segurança e organização elétrica, trazendo produtos versáteis, funcionais e, acima de tudo, seguros.

Dentre suas linhas de produtos estão os Quadros de Comando Standard, que possuem como diferenciais:

  • Economia;
  • Ótimo padrão de acabamento;
  • Borracha de vedação injetada na porta;
  • Porta capaz de abrir 130 graus;
  • Chapa de aço tratada a base de fosfato de ferro;
  • Pintura a pó.

O Quadro de Comando Standard possui caixa e porta na cor bege RAL 7032 e placa de montagem na cor laranja RAL 2004, que já acompanha o produto. 

Quadro de Comando Standard Legrand.
Quadro de Comando Standard Legrand.

Outra solução encontrada no portfólio Legrand, também disponível na Dimensional, são os Quadros de Comando CE, ainda mais robustos com grau de proteção IP54 e IK10 que atendem todas as dimensões padrão do mercado para instalações e aplicações industriais. 

Além disso, possuem ponto de aterramento tanto na placa de montagem como na tireta presente na porta, útil para organização de cabos e aterramento adequado.

Linha de acessórios para os Quadros de Comando CE

Os Quadros de Comando CE possuem também uma linha de acessórios disponíveis para facilitar diferentes configurações de montagem e atender as mais variadas necessidades:

  • Placas de montagem em aço galvanizado: usadas quando há necessidade de um melhor desempenho em Compatibilidade Eletromagnética;
  • Sistema de distribuição: para converter um painel de comando em painel de distribuição horizontal;
  • Porta interna: usada quando houver a necessidade de colocar elementos de comando e sinalização fora do alcance de pessoas não autorizadas;
  • Teto: capaz de evitar o acúmulo de materiais e sujidades na parte superior do quadro;
  • Soleira: quando o quadro não estiver montado em uma parede, a base soleira permite sua montagem similar a um painel;
  • Fechos: além do fecho fenda padrão, os Quadros CE possuem o fecho Triângulo, Universal e com Chave Yale.

Seja qual for sua aplicação, aqui na Dimensional você encontrará a linha completa de Quadros de Comando Legrand.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco clicando aqui. Temos uma equipe altamente capacitada à disposição para ajudá-lo a escolher as melhores soluções para suas necessidades.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?