Segurança do Trabalho e Epis

Proteção contra cortes: conheça os principais modelos da Mapa Professional

Linha de Luvas de Proteção Mapa

As luvas de proteção contra cortes estão entre os equipamentos de proteção individual mais importantes para garantir a integridade física de quem trabalha com materiais capazes de provocar ligeiros cortes ou, até mesmo, lesões mais graves, como incapacidade para o resto da vida.

A Mapa Professional é uma das empresas consideradas referência no mercado quando pensamos nesse EPI. A marca oferece um rico portfólio de modelos de luvas resistentes a corte, que proporcionam muito mais conforto e proteção para os trabalhadores. Neste conteúdo você conhecerá algumas delas. Acompanhe!

Luva de proteção

A luva de proteção é um EPI usado para proteger os dedos, palma, punho e dorso das mãos dos trabalhadores contra riscos decorrentes de acidentes de trabalho ou  pelo contato com substâncias químicas agressivas.

Entre os riscos, os quais os empregados ficam submetidos podemos destacar:

  • Físicos: choques elétricos e queimaduras;
  • Químicos: exposição a substâncias nocivas, como formol e clorofórmio;
  • Mecânicos: abrasão, corte e perfuração;
  • Biológicos: vírus, fungos, bactérias, parasitas, bacilos, protozoários, entre outros.

Tipos de luva de proteção

  1. Luvas de látex: evitam a penetração de líquidos sem prejudicar o tato. São confortáveis e maleáveis. Indicadas para limpeza, higienização, indústrias e agroindústrias.
  2. Luvas de neoprene: feitas com borracha sintética. Resistentes a baixa e alta temperatura, secam rápido se molhadas, impermeáveis, antiderrapantes e maleáveis. Recomendadas para indústria alimentícia, de limpeza, química e automobilística.
  3. Luvas de malhas: protegem contra agentes abrasivos e escoriantes. São confortáveis e conferem boa respirabilidade para as mãos.
  4. Luvas nitrílicas: também feitas com borracha sintética, resistentes a diferentes produtos abrasivos e químicos. Indicadas para construção civil, indústria de móveis, automobilística, alimentícia e química. Algumas são descartáveis, com uso recomendado para área da saúde e estética, manipulação de dinheiro e de hortifrutis. 
  5. Luvas látex ou suporte têxtil: esse tipo recebe um banho de látex ficando mais resistente. São reutilizáveis e podem substituir, em algumas situações, as luvas de vaqueta e raspa. Indicadas para manuseio de materiais de construção e andaimes, cabos, cordas, vergalhões, alvenaria, armação, marcenaria e carpintaria, colocação de azulejos e telhas, jardinagem, agricultura, paisagismo, coleta de resíduos e reciclagem, entre outras situações.

O que é uma luva de proteção contra cortes?

A luva de proteção resistente a cortes é um item obrigatório para trabalhadores que manipulam objetos afiados ou que desenvolvem suas atividades em ambientes de riscos, na qual é indispensável o uso desse tipo de proteção.

Benefícios das luvas de resistência a corte

  • Segurança para operar máquinas com lâminas;
  • São ergonômicas, muito flexíveis e se ajustam facilmente às mãos do trabalhador;
  • Não são grossas e, por isso, não prejudicam a utilização de equipamentos e ferramentas de trabalho.

Áreas que precisam usar luvas de resistência a corte

Como você já sabe, recomenda-se usar esse equipamento de proteção individual em áreas onde os trabalhadores utilizam produtos químicos, objetos pontiagudos ou afiados. Esse tipo de luva consegue proteger sem prejudicar destreza e mobilidade.

Sendo assim, as luvas de resistência a corte podem ser usadas nas seguintes áreas de trabalho:

  • Açougues e frigoríficos;
  • Mercados;
  • Restaurantes;
  • Indústrias: metalmecânica, automotiva, madeireira e moveleira, plástica e naval;
  • Construção civil;
  • Vidraceiros;
  • Cerâmica;
  • Autopeças;
  • Rebarbação de peças.

Luvas de proteção contra cortes da Mapa Professional

Quanto maior for o nível de desempenho do trabalhador, mais resistente precisa ser sua luva contra cortes. Pensando nisso, a Mapa Professional desenvolveu um portifólio de modelos que atendem diferentes necessidades. Vamos conhecer alguns deles?

Luva 526 Mapa

O modelo Ultrane 526 confere aderência garantida, alta sensibilidade na ponta dos dedos em ambientes oleosos e pele protegida. Também vem com a tecnologia de revestimento Grip & Proof.

Essa luva tem ainda alta resistência à abrasão, graças ao seu revestimento nitrílico, reduz a tensão muscular e aumenta a produtividade do trabalhador. Com ótima resistência ao contato com óleo, reduz a dermatite. Pode ser usada no setor agrícola, indústrias automotivas, mecânica de vidro e serviços públicos.

Luva 557 Mapa Professional

Esse modelo de luva tem proteção padrão para manuseio complexo em ambientes razoavelmente limpos. Tem formato anatômico, o que oferece excelente destreza para o trabalhador, e alta resistência à abrasão.

A KryTech 557 é uma luva resistente a corte nível B, ergonômica ajudando a reduzir a fadiga nas mãos. Ela pode ser usada na indústria automotiva, mecânica, de papel, carpinteiros, marceneiros, encanador, engenheiro hidráulico, para assentar azulejos, pastilhas ou folhas de zinco.

Luva 585 Mapa Professional

Essa luva resistente a corte nível C, também conta com a tecnologia do revestimento Grip & Proof, que proporciona ótima aderência em ambientes oleosos, além de reduzir a tensão muscular e aumentar a produtividade do trabalhador.

A KryTech 585 tem resistência de corte ideal, confeccionado com material sem costuras  possui revestimento otimizado para o máximo conforto, destreza e flexibilidade do trabalhador. É indicada para serralheria, indústria automotiva, mecânica, de plásticos e alimentícia, fábricas, entre outras indústrias.

Luva 582 Mapa Professional

O modelo KryTech 582 da Mapa é composto por borracha nitrílica e oferece melhor aderência e repelência a óleo em situações oleosas. Além disso, essa luva apresenta resistência à corte ideal à abrasão, classificada como nível D, apresentam um alto índice de resistência, oferecendo proteção reforçada contra riscos como abrasão, rasgos e perfurações.

A KryTech 582 tem revestimento Grip & Proof, o que proporciona uma ótima aderência em ambientes oleosos, além de reduzir a tensão muscular e aumentar a produtividade do trabalhador. Esse modelo de luva resistente a corte é indicado para indústria mecânica, automotiva e de vidros.

Luva 586 Mapa Professional

A luva KryTech 586 da Mapa oferece proteção de alto desempenho para manuseios complexos em ambientes razoavelmente limpos. Ela oferece resistência de corte ideal, também classificada como nível D, proporciona maior conforto, flexibilidade e excelente destreza devido ao seu ajuste preciso.

Essa luva também confere boa aderência graças ao seu antiderrapante em alto relevo. Sua indicação é para atuar na indústria automotiva, mecânica, de construção, de plásticos e serviços públicos, para realizar trabalhos de manutenção com risco de corte, remoção de material pós-injeção, acabamento de peças afiadas, montagem de folhas de metal, manuseio de peças de metal e montagem de janelas.

Luva 622 Mapa Professional

A KryTech 622 oferece proteção muito alta contra cortes, classificada como nível E, não compromete a destreza, a respirabilidade e o conforto de quem usa. Além disso, o modelo é feita com uma tricotagem específica sem costuras para ajuste adequado e melhor flexibilidade.

Essa luva pode ser usada com dispositivos de toque e tela de toque. Ela é indicada para indústria de vidro, mecânica e automotiva e serralheria.

KryTech 538 Mapa Professional

Assim como as perneiras, o mangote da Mapa Professional protege o trabalhador de acidentes com cortes pelo manuseio de instrumentos afiados e respingos de materiais corrosivos.

Além disso, a KryTech 538 conta com uma área de polegar ultra fino, que confere maior conforto e segurança, sem prejudicar a destreza.

O modelo conta ainda com alça ajustável de velcro e boa aderência graças ao antiderrapante em alto relevo. Quanto ao uso, é indicado para indústria de vidro, automotiva, mecânica e outras.

Onde comprar as melhores luvas de proteção contra cortes do mercado

Agora que você já sabe o que é uma luva de proteção contra cortes e qual sua importância, conheça o portfólio de luvas da Mapa Professional na Dimensional, modelos que garantirão a segurança dos trabalhadores e prevenirão a ocorrência de problemas de saúde ocupacionais.

Estamos à disposição!

Grande abraço.

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos