Segurança do Trabalho e Epis

Os 7 principais EPI’s para você utilizar na indústria

principais epis

Os EPI’s, ou Equipamentos de Proteção Individual, são produtos fundamentais para a proteção e preservação da saúde do trabalhador, minimizando os impactos em casos de acidente. A legislação trabalhista recomenda as empresas a fornecerem os EPI’s necessários para cada área de atuação dos funcionários, bem como realizar treinamentos quanto aos riscos, utilização, armazenamento, manutenção e higienização.

Para saber quais são os principais EPI’s da indústria e como utilizá-los corretamente, confira a lista que preparamos para você. Boa leitura!

A importância do uso dos EPI’s

O uso de EPI’s é regulamentado pela NR 6, que determina que esses dispositivos sejam fornecidos aos trabalhadores. A escolha de equipamentos de qualidade é fundamental e eles devem possuir o Certificado de Aprovação (CA). Sendo assim, opte por marcas como a 3M, uma empresa TOP OF MIND com Liderança Global em várias linhas de produtos voltados a segurança, uma empresa que tem Ciência Aplicada à Vida como Visão e que busca Soluções para pessoas e para indústrias. No Brasil, a 3M possui parceria com a Dimensional, que busca superar as expectativas dos nossos clientes obtendo excelentes resultados de negócio, oferecendo tecnologia, inovação, atendimento personalizado garantido através de eficiência de nossos processos, produtos e serviços, promovendo a capacitação de colaboradores, a responsabilidade social e geração de lucros. 

1. Proteção à membros superiores

Os equipamentos de proteção para membros superiores são principalmente luvas e mangotes que protegem mãos e braços dos trabalhadores, Confira:

  • luvas: existem diversos tipos de luvas que servem para a proteção a contra riscos mecânicos, choques elétricos, produtos químicos, temperaturas altas ou baixas entre outros;
  • mangotes: protegem os braços de respingos químicos, projeção de fagulhas e objetos cortantes por exemplo. Podem ser fabricadas de diversos tipos de material, que variam de acordo com os riscos que o trabalhador está exposto.

2. Proteção à cabeça, olhos e face

Existem três equipamentos principais de proteção para a cabeça: os capacetes, os óculos, viseiras e máscaras de solda.

  • capacetes: destinam-se a proteger o trabalhador principalmente do risco de queda de objetos e possíveis impactos que possam atingir o trabalhador;
  • óculos: têm a função de proteger os usuários contra partículas volantes, respingos químicos e arco elétrico por exemplo;viseiras: protegem de arcos elétricos e de radiações;
  • máscaras de solda de auto escurecimento: são máscaras para soldadores, que auxiliam na ergonomia, protegem o soldador das radiações provenientes da operação de solda, também protegem a face e os olhos do trabalhador contra partículas volantes.

3. Proteção aos membros inferiores

Esse tipo de equipamento de segurança é utilizado em atividades que envolvem riscos de lesão para pernas e pés. Os principais EPI’s são botinas de segurança, botas de borracha e perneiras de segurança. A escolha por um desses equipamentos depende do tipo de risco ao qual o trabalhador está exposto.

Por exemplo, as botas de borracha protegem contra produtos químicos, líquidos perigosos e umidade. Já as perneiras de segurança impedem a ação de objetos cortantes ou o ataque de animais peçonhentos. As botinas protegem quedas de objetos, objetos perfurantes, e etc. Além de proteger, os calçados de segurança devem ser confortáveis para a locomoção e realização das atividades.

4. Proteção auditiva

Na indústria, algumas vezes o ruído é presente. Por isso, é essencial fornecer EPI’s que evitem danos à audição do trabalhador. Existem dois tipos equipamentos de proteção auditiva: o abafador de ruídos e o protetor auricular de inserção. Veja a diferença entre eles:

  • abafador de ruídos: também chamado de protetor tipo concha, o abafador de ruídos é composto por duas conchas com espuma de atenuação internas, interligadas por uma haste que pode ser acima da cabeça, atrás da nuca ou acoplada a capacetes. É um equipamento fácil de utilizar e pode ser ajustado pelo usuário;
  • protetor auricular: ao contrário do abafador de ruídos, o protetor auricular é um EPI de inserção, semelhante a fones de ouvido. Ele pode ou não ser descartável e sua maior vantagem é seu tamanho, que facilita o manuseio e carregamento.

Vale lembrar que, independentemente do modelo utilizado entre protetor auricular ou abafador, o trabalhador deve ser submetido a exames regulares de audiometria para controlar e evitar a perda de audição. A 3M possui o E A R Fit, um sistema de verificação preciso que permite às empresas definir qual o protetor adequado ao usuário, bem como se a vedação e atenuação estão atendendo as necessidades para cada colaborador auxiliando na prevenção contra a perda da audição dos mesmos.

5. Proteção respiratória

Os equipamentos de proteção respiratória evitam a inalação de poeira, nevoas, fumos, radionuclideos, gases e vapores gerados por agentes químicos contaminantes presentes no ar que respiramos. A escolha do respirador mais adequado está ligada à concentração e o tipo de agentes no ar. Os principais EPI’s de proteção respiratória são:

  • respirador tipo concha: indicado para proteção contra poeiras, fumos e névoas, dependendo de sua classificação, Pff1 e Pff2, bem como a diminuição de odores (V.O. até 50% do Limite de Tolerância) incômodos aos trabalhadores. São descartáveis até sua saturação e se ajustam bem aos diversos formatos de rosto;
  • respirador tipo aura: O Respirador Descartável 3M Aura é uma opção eficaz para proteção contra diversos particulados, contra poeiras, fumos, névoas e partículas altamente tóxicas, dependendo de sua classificação, Pff1, Pff2 e Pff3. Seu exclusivo sistema de três painéis proporciona ajuste adequado em vedação a 99% dos formatos de rosto. A presença da exclusiva válvula de exalação 3M Cool Flow proporciona uma respiração mais natural e reduz a temperatura dentro do respirador, aumentando o conforto. Mais conforto, mais durabilidade, mais segurança. O Respirador Descartável 3M Aura chegou ao mercado para revolucionar o conceito de proteção respiratória no Brasil. O Respirador 3M Aura conta com um sistema que evita o embaçamento dos óculos de segurança. Ele é embalado individualmente, garantindo maior higiene e facilidade no armazenamento e manuseio. O peso leve e seu sistema de três painéis fornecem ao Respirador Descartável 3M Aura a qualidade, confiança e proteção respiratória necessária para o trabalhador. A 3M utiliza diversas tecnologias inovadoras e recursos para ajudá-lo a encontrar a proteção respiratória que você precisa, atendendo a todas as suas necessidades de conforto;
  • respiradores reutilizáveis,:possuem 3 tamanhos, P, M e G, podem ser semi faciais ou faciais completas, desta forma se adequando aos mais variados formatos de rosto. Podem ser utilizados com cartuchos para gases e vapores, bem como com filtros para contaminantes particulados;
  • respiradores motorizados ou com linha de ar mandado para pressão positiva: compensam falhas de vedação ao manter a pressão no seu interior maior que a do ambiente, evitando que contaminantes entrem em contato com o trabalhador.

6. Proteção em altura

Os principais equipamentos de proteção para trabalhos realizados em altura são:

  • cintos: existem vários modelos de cintos, cada um sendo adequando a um tipo específico de risco em altura;
  • talabartes: auxiliam o trabalhador a se posicionar e se fixar aos pontos de ancoragem;
  • trava-quedas: em caso de queda, os trava quedas atuam em conjunto com os cintos e talabartes, diminuindo o risco e minimizando impactos danosos ao trabalhador.

Agora que você sabe os principais EPI’s que devem ser utilizados na indústria, aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais para que outras pessoas conheçam também!

O jeito mais seguro é o nosso. Pode Confiar! 

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos