Segurança do Trabalho e Epis

Perigo no ar: os riscos e efeitos de respirar poeira ou partículas tóxicas

os riscos e efeitos de respirar poeira ou partículas tóxicas

Quais são as consequências ao inalar poeira?

Para garantir a segurança dos colaboradores você pode investir em sinalização, estruturas melhores, programas de segurança, mas existem alguns perigos que acabam passando despercebidos pois não costumam ser visíveis, isso pode gerar sérios prejuízos a saúde do profissional. Vamos falar sobre os riscos de respirar poeira tóxica!

Tosse, espirros e pulmão inflamado são alguns sinais de que esse inimigo invisível a olho nu pode estar causando uma doença respiratória que pode ocasionar o afastamento do colaborador. Muitas vezes os responsáveis são a poeira, fumaça e as partículas tóxicas provenientes da função laboral.

Quais danos a inalação de poeira e partículas podem causar ?

Se você pensa que a poeira apenas podem causar incômodos respiratórios como rinite ou uma crise de espirro, você pode se surpreender. A poeira e/ou outras partículas podem causar danos irreversíveis aos pulmões e nas vias respiratórias, desenvolvimento de cancro e doenças como:

  • Pneumoconiose benigna: provocada pela inalação de poeiras inofensivas. Não causam danos no tecido pulmonar e não são incapacitantes.
  • Pneumoconiose: grupo de doenças pulmonares crônicas provocadas pela inalação de poeiras que contêm minerais específicos com amianto, sílica e talco.
  • Pneumonite: caracterizada pela inflamação dos tecidos pulmonares ou dos bronquíolos. É causada normalmente pela inalação de poeiras contendo metais como cádmio e berílio.
  • Mesotelioma da pleura:causado principalmente pela exposição ou inalação de poeira de amianto. Causa tumor nos pulmões.
  • Cancro do pulmão: outra doença causada normalmente pela exposição ou inalação de poeira de amianto.

Como você pode ver, os agentes causadores dessas doenças são transportados pelo ar, então quanto mais tempo o seu colaborador passa exposto a essas poeiras, fumaças, esporos ou partículas, maior a gravidade da situação.

Quais tipos de poeiras existem?

Para oferecer a proteção ideal para os seus colaboradores, você precisa entender quais são os tipos de poeiras existentes que podem ser prejudiciais à saúde. São elas:

  • Nanomateriais: são diferentes materiais que possuem uma dimensão de 1 a 100 nanômetros e podem ser bem perigosos para saúde, independente da matéria que seja feita, uma vez que podem ser absorvidos diretamente na corrente sanguínea e pela pele.
  • Poeiras tóxicas: essa categoria é o resultado de uma combinação ou decomposição de substâncias que normalmente já são nocivas à saúde como: chumbo, o mercúrio, o crómio, o amianto etc.
  • Poeiras incomodativas: são geradas quando há manuseio de materiais como farinha/cereais, tabaco, açúcar, papel, cimento, serragem e grãos café e chá. Como o próprio nome diz, elas causam mais irritações as vias respiratórias, mas em grandes quantidades podem ser perigosas.
  • Poeiras inflamáveis: são partículas que se deslocam pelo ar e que podem ser facilmente inflamadas, desencadeando um incêndio ou até uma explosão. Alguns exemplos de poeiras inflamáveis são farinha, grão, madeira, plástico, produtos químicos, carvão e metal.

Agora que você já está ciente de todos os riscos de respirar poeira tóxica podem trazer ao seu colaborador, é hora de falar como isso pode ser evitado, uma vez que dificilmente você conseguirá identificar essas ameaçar a olho nu.

O que você pode fazer para reduzir o risco de inalação de poeira e partículas tóxicas?

Como prevenir e eliminar a poeira tóxica ?

Prevenir é sempre o melhor caminho! E essa prevenção pode ocorrer de diversas formas. A principal é eliminando as fontes das poeiras e realizando a limpeza frequente do local.

Além disso, é fundamental adotar medidas de segurança como:

  • Utilizar EPIs de proteção como Máscaras de Proteção Facial;
  • Manter o ambiente de trabalho bem ventilado;
  • Investir em um equipamento de extração de pó para garantir que não fique nenhum resquício;
  • Limitar o tempo do colaborador a exposição das poeiras;
  • Definir uma frequência para o colaborador fazer exames médicos preventivos.

Além de adotar medidas de segurança em relação a atividade do colaborador e ao espaço de trabalho, é fundamental investir em prevenção contra doenças respiratórias. Isso permite que a empresa diminua os custos com multas, indenizações e afastamentos, melhore a reputação da instituição, eleve o nível de segurança da equipe e consequentemente, a produtividade dos mesmos.

E uma das melhores maneiras para fazer isso é por meio de EPIs faciais específicos. Por isso, conte com uma empresa especialista no assunto como a Dimensional!

Conheça nossa linha completa de Proteção Respiratória.

Saiba tudo sobre o mercado de EPI em nosso blog.

Um grande abraço e até a próxima.

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos