Segurança do Trabalho e Epis

Inteligência competitiva em compras: o que é?

A Inteligência competitiva em compras diz respeito a transformação que as empresas deverão adotar em relação a quatro pontos: relacionamentos, gestão, processos e competências.

É imprescindível que para existir inteligência em compras os prestadores de serviços, fornecedores e demais elos da cadeia trabalhem de maneira colaborativa. Já a gestão deve eliminar a divisão interdepartamental, a fim de que haja trabalho em equipe e troca de conhecimentos. Ao passo que os processos devem compreender ferramentas inovadoras que diferenciem o trabalho de determinada empresa de outras.

A Inteligência em Compras exige dos gestores de suprimentos e compras mais competências analíticas para que consigam extrair dados das ferramentas tecnológicas a fim de ter o trabalho facilitado e para que alcancem mais rapidez em suas atividades.

A inteligência em compras se baseia no conceito de inteligência competitiva. Quer entender sobre o que estamos falando? Continue lendo este post.

Quatros pontos de transformação em Compras

Relacionamentos

Novas expertises começam a ser exigidas no ambiente interno da empresa. A inteligência na tomada de decisões é realizada por meio de competências analíticas e visão estratégica para que todos os colaboradores participem do grupo de decisão.

Atualmente, as questões externa e interna se misturam. Por exemplo, tanto fornecedores, compradores, consumidores etc pensam em estratégias para que se preservem formas de minimizar os dispêndios de recursos naturais. O comprador adquire produtos e insumos que prevejam o menor desgaste do meio ambiente, por exemplo. Assim, adquire de empresas que tenham essa concepção.

Gestão

A alta liderança precisa se envolver e estimular a união entre os departamentos. A troca de conhecimento é boa é proporcionada pelo envolvimento de todos da companhia, o que favorece nas decisões. Com isso, a gestão se encaminha para o amadurecimento das equipes, tornando-as heterogêneas e mais participativas. Por exemplo, envolver o time que requisita capacetes e a equipe de compras, ajuda a entender que tipo é melhor, qual marca fornece mais conforto etc.

Outro requisito importante para a gestão é usar a tecnologia para conseguir mensurar valor como, por exemplo, usarum software de gestão. O software Alianza realiza desde registro de treinamentos à identificação de prazo de troca de equipamentos de proteção individual. Ter esses dados fáceis e já computados facilita a gestão a analisar todo o ciclo de compras.

Processos

Grande parte das empresas já adotou processos tecnológicos como digitalização de atividades, ERPs, catálogos eletrônicos etc. Contudo, ainda não construíram etapa de inteligência. É preciso unir o que já existe em termos de modernização tecnológica a dados complexos.

As novas estratégias de compras podem contar com a constituição de salas de discussão virtual com fornecedores. Assim, reduz-se custos de locomoção, ganha-se tempo para tomar decisões mais ágeis etc.

Transformando competências

Em se tratando de transformação de competências faz parte interpretar dados, tomar decisões diante de cenários complexos, bem como desenvolver aptidões relacionais. Outro desafio para os gestores de compras é desenvolver competências analíticas.

No conceito de Inteligência competitiva em compras, novas formas de administrar passam a ser incorporadas à análise, como demanda geral do mercado, alinhamento de planos de produção entre clientes e fornecedores, armazenagem, opções de transporte e demanda de matéria-prima.

Os desafios para os gestores de compras são distintos e esses profissionais são cada vez mais cobrados para que acompanhem as tendências de mercado e as novidades que possam reduzir custos e oferecer diferenciais. Esses profissionais precisam ser multidisciplinares, pois as novas responsabilidades são diversas.

O que é Inteligência Competitiva?

A Inteligência Competitiva (IC) se trata de um programa sistemático e ético de coleta de dados, investigação, difusão e administração de informações a respeito de ambiente externo, que sejam capazes de afetar o planejamento e as decisões das empresas.

A inteligência competitiva é um instrumento que auxilia os compradores e outros executivos a tomarem decisões, baseados em informações seguras, que lhes garantam a redução de quaisquer incertezas que surjam no percurso. Ou seja, são atividades que controlam o ambiente das empresas, a fim de que os dados colhidos sejam úteis para definir as estratégias de evolução. Reúne informações do mercado, também sobre as tecnologias, clientes, concorrentes etc.

A IC fornece alerta precoce e serve, inclusive, como previsão para os movimentos dos concorrentes. Em compras, a IC pode ser fundamentada no uso de softwares de e-mail ou ferramentas mais refinadas, para ajudar a transformar dados em informações, o que ajudará na tomada de decisão.

O que você acha de todas essas transformações e das competências que são exigidas aos compradores? Comente aqui.

Ficou na dúvida? Fale com nossos especialistas clicando aqui.

Para mais informações, entre em contato.

Até breve!

Dimensional | A Sonepar Company


Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos