Material elétrico

Quais são as exigências para uma instalação elétrica segura?

Instalações elétricas antigas, mal projetadas ou com materiais de baixa qualidade podem causar acidentes sérios – inclusive fatais. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre dois pontos importantes para uma instalação elétrica segura: o projeto elétrico e a qualidade dos fios e cabos.

Continue a leitura e confira dicas importantes para garantir a segurança na hora de começar ou fazer a manutenção de uma instalação elétrica.

Qual a importância de um projeto elétrico?

Um projeto elétrico é o conjunto de todas as informações, cálculos, desenhos e descrições de uma instalação elétrica residencial ou comercial. Para ser um projeto realmente seguro, ele deve seguir as especificações técnicas mencionadas na ABNT NBR 5410:2004.

Essa é a norma responsável por especificar os parâmetros para uma instalação elétrica de baixa tensão. Por isso, é através dessas orientações que o projetista poderá planejar e dimensionar corretamente os pontos de energia e iluminação de cada ambiente.

Um projeto elétrico bem elaborado, que considera a previsão de potências (cargas) mínimas de iluminação e pontos de energia (tomadas), é fundamental para proporcionar mais conforto e segurança para todos que terão contato com a instalação.

Além disso, quando o eletricista segue as orientações de um projeto elétrico para a execução da obra, evita o desperdício de materiais. Isso porque a quantidade exata de fios e cabos e de tomadas, por exemplo, já está prevista no projeto.

Como escolher o condutor elétrico adequado? 

Um condutor elétrico é o material que garante a passagem da corrente elétrica, ou seja, os fios e cabos. Por isso, a escolha de condutores de baixa qualidade pode comprometer toda a instalação.

Existem diversos pontos que devem ser considerados na escolha de um condutor para instalações elétricas. Alguns dos principais são: 

  • Instalação de cabos flexíveis, fabricados de acordo com a norma brasileira NM 280;
  • Cabos que suportam uma temperatura de operação acima de 85 graus Celsius;
  • Que sejam isolados com composto termoplástico de PVC flexível sem chumbo, mais seguros e resistentes a chamas.

Todas essas características você encontra nos Cabos Eprotenax Gsette da Prysmian que, além de possuírem a faixa de identificação Iristech, possuem excelente flexibilidade e permitem uma rápida instalação.

Como a identificação de fios e cabos ajuda na manutenção da instalação elétrica?

Quando uma instalação elétrica não possui a correta identificação dos fios e cabos elétricos, o trabalho de manutenção pode se tornar ainda mais complicado. Além disso, quanto mais complexa for a estrutura dos condutores da instalação, mais difícil será manter o controle de tudo.

A maneira correta e mais eficaz para identificar os fios e cabos é iniciar a marcação desde o princípio da montagem da instalação. Ou seja, identificar cada um dos fios e cabos à medida que são instalados.

Esse processo ajuda a ter um melhor controle da montagem e também simplifica o processo de alteração ou adição de um fio ou cabo ao conjunto no futuro.

Não à toa, um problema muito comum encontrado nas obras é a soltura da identificação dos fios e cabos no momento de sua condução, gerando, muitas vezes, atraso na entrega da obra.

Tecnologia Iristech PRYSMIAN é garantia de fios e cabos bem identificados

Diante do problema de soltura da identificação dos fios e cabos elétricos, a Prysmian criou a tecnologia Iristech.

A tecnologia Iristech é composta de uma faixa de cor clara, diferente da cor de acabamento que percorre todo o comprimento do cabo. Isso permite que o instalador faça a identificação diretamente no cabo.

Ou seja, com essa tecnologia, o instalador pode escrever características como: origem-destino; número do circuito, fase e todas as informações pertinentes àquele condutor.

Encontre Cabos Prysmian na Dimensional

Recomendados para instalações elétricas fixas de luz e força em prédios residenciais, comerciais e industriais, os Cabos Eprotenax Gsette da Prysmian podem ser aplicados em todos os tipos de instalação, inclusive em ambientes úmidos.

Com tecnologia Iristech, os Cabos Eprotenax Gsette da Prysmian são versáteis, flexíveis e de fácil manuseio, garantindo ainda mais produtividade e economia de tempo e dinheiro.

Fios e cabos para instalações elétricas seguras
Cabo flexível Eprotenax Prysmian.
Fios e cabos para instalações elétricas seguras
Cabo flexível Eprotenax Prysmian.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe de especialistas para que possamos ajudá-lo a encontrar a melhor solução para sua obra.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?