Material elétrico

Como usar eletrocalhas aramadas para organização de fios e cabos elétricos?

Você ainda tem dificuldades em organizar os fios e cabos elétricos do seu estabelecimento comercial? Então, chegou o momento de conhecer o que são eletrocalhas aramadas e como elas podem te ajudar a garantir a organização e segurança dos fios e cabos elétricos do seu negócio. Confira!

O que é uma eletrocalha?

A eletrocalha é uma calha de estrutura metálica utilizada para passar fios e cabos elétricos, cabos para transmissão de dados de internet, de voz e imagem. Geralmente, são utilizadas para fazer a distribuição elétrica em espaços comerciais, como empresas.

Para que serve a eletrocalha?

As eletrocalha são muito comuns, principalmente, para fazer a organização, a sustentação e o encaminhamento de fios e cabos elétricos. Dessa forma, é possível separar os circuitos da rede elétrica e de dados e garantir mais segurança e praticidade na distribuição dos fios e cabos

Além disso, a organização proporcionada pelas eletrocalhas também traz mais facilidade e praticidade na manutenção e no reparo dos circuitos.

Onde são utilizadas as eletrocalhas?

Na maioria das vezes, a instalação das eletrocalhas é no teto, embutida no forro ou sob pisos elevados. Entretanto, as eletrocalhas também podem ficar aparentes, ficando penduradas no teto com o auxílio de suportes.

Veja também: Guia para fazer instalação elétrica com eletroduto aparente

Benefícios das Eletrocalhas Aramadas Cablofil Legrand

As eletrocalhas aramadas Cablofil, uma marca do grupo Legrand, estão entre as eletrocalhas mais completas do mercado. Elas têm:

  • Excelente desempenho mecânico e elétrico;
  • Alta qualidade;
  • Exclusiva borda de segurança;
  • Sistema de instalação rápida;
  • Fabricação com tecnologia única e exclusiva;
  • Alta resistência galvânica.

Além disso, as eletrocalhas Legrand são sustentáveis, pois sua fabricação é feita com aço inoxidável 100% reciclado.

Onde posso utilizar as Eletrocalhas Aramadas Cablofil Legrand? 

As Eletrocalhas Aramadas Cablofil Legrand são muito comuns em diversos setores da indústria, entre eles:

  • Setor terciário: hospitais, shopping centers, escritórios, hotéis, data centers, centros de tecnologia, museus, escolas e universidades.
  • Indústria pesada: minas, pedreiras, siderúrgicas, cimento, petroquímicas, petróleo e gás e geração de energia.
  • Indústrias de processamento: químicas, farmacêuticas, automotiva, equipamentos, vidro, madeira, têxtil, papel, indústria alimentícia, água e tratamento de resíduos, navios e plataformas.
  • Infraestrutura: aeroportos, estações, túneis, pontes, estádios e telecomunicações

Vantagens das Eletrocalhas Aramadas Cablofil Legrand

As perfurações da eletrocalha aramada Cablofil Legrand garantem melhor ventilação dos fios e cabos, evitando osuperaquecimento e proporcionando também a redução no consumo de energia.

Além disso, estas perfurações impedem o acúmulo de resíduos e ninho de aves e roedores, detalhes muito relevantes principalmente para a indústria de grãos e alimentos.

Submetida a um desengorduramento, a uma decapagem e a uma imersão em banho de zinco em fusão, as eletrocalhas aramadas Cablofil Legrand são cobertas por uma grossa camada de zinco, garantindo alta durabilidade e evitando a oxidação do metal ao longo do tempo.

A segurança da eletrocalha aramada Cablofil Legrand é outro aspecto relevante do produto e que pode ser comprovado através da sua excelente resistência mecânica. 

O que significa resistência mecânica de uma eletrocalha?

A exclusiva borda de segurança das eletrocalhas Cablofil reduz os riscos de ruptura das instalações e são certificadas pela Norma DIN 4102-12 – E30 / E60 / E90 (Teste de resistência de incêndios).

Esta norma define a resistência do sistema elétrico, ou seja, a integridade do circuito. E30, E60 e E90 representam respectivamente 30, 60 e 90 minutos de tempo mínimo de resistência ao fogo do sistema de carga.

Deste modo, a norma DIN 4102-12 engloba todos os elementos presentes no sistema elétrico, como é o caso dos caminhos dos cabos, que estão diretamente relacionados com as eletrocalhas instaladas que devem resistentes ao fogo.

Clique aqui para conhecer todas as características técnicas das Eletrocalhas Aramadas Cablofil Legrand. E, se precisar de qualquer tipo de material elétrico para o seu projeto, conte com a Dimensional!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?