Material elétrico

Eletricista: profissão que ajuda a eletricidade funcionar no Brasil.

É verdade que muitas vezes, você somente consegue dar o devido valor para algo quando se vê sem ela, e no caso da eletricidade, isso não é diferente. Quem nunca teve problemas com a falta de energia em casa ou no trabalho? Esse tempo sem a energia não pareceu uma eternidade?

E para restabelecer a energia que faltou em sua casa, escritório, ou em tantos outros locais, com certeza um eletricista esteve trabalhando para isso acontecer, sem importar com o dia ou horário, a dedicação e o empenho de muitos eletricistas de nosso país, é o que nos orgulha e nos permite dizer que somos imensamente gratos por vocês existirem.

Por este motivo, nós da Dimensional queremos aproveitar que dia 17 de outubro é comemorado o Dia do Eletricista e deixar registrada nossa justa homenagem a vocês, profissionais competentes e dedicados, que ajudam a eletricidade funcionar em todos os estados brasileiros.

De Olho na Segurança

Seja na manutenção ou na realização de uma instalação elétrica nova, o eletricista precisa estar sempre atento quanto aos produtos que utiliza nas instalações elétricas de seus clientes, devendo prezar pela escolha de produtos de qualidade e certificados.

O quesito qualificação profissional é outro fator de grande relevância para o eletricista, pois, somente assim ele irá se destacar de tantos outros que acreditam trabalhar com eletricidade é fácil e simples, e sabemos muito bem que não é assim.

Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, publicado anualmente pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), deixa claro que muitos profissionais eletricistas acabam se arriscando ao realizar trabalhos onde não possuem qualificação adequada.

Somente em 2019, do total de 94 registros de acidentes de choques elétricos envolvendo eletricistas autônomos, 73,4% foram fatais, ou seja, levaram à morte!

Por outro lado, quando um eletricista é bem capacitado, se preocupa em realizar seus trabalhos de acordo com as normas técnicas vigentes e utiliza produtos de qualidade, além de ajudar a preservar a própria vida, ele também contribui significativamente para reduzir os números de incêndios ocasionados por curto-circuito ou sobrecargas, que somente entre 2018 e 2019 cresceram de 537 para 656, segundo o Anuário da Abracopel.

Desta maneira, queremos relembrar você eletricista que em uma instalação elétrica é fundamental eliminar os possíveis riscos que podem ocasionar um curto-circuito ou uma sobrecarga elétrica, no qual podem ocasionar um incêndio.

E para ajudá-lo, deixamos aqui 3 dicas importantes para você, Eletricista, a fim de que possa garantir êxito na execução de um projeto elétrico:

  1. Preste atenção se o projeto elétrico que você irá executar foi desenvolvido de acordo com a Norma ABNT NBR 5410 – Norma Brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão;
  2. Jamais realize, uma obra nova ou uma manutenção, sem que tenha em mãos um projeto elétrico, pois é ele que irá lhe dar o respaldo necessário ao trabalho executado por você, eletricista;
  3. Escolha somente materiais de qualidade, fabricados por empresas renomadas, que lhe possibilitem agilidade na execução e ganho de produtividade. Este ponto é fundamental para você concluir com chave de ouro o seu trabalho.

Produtos de Qualidade para Eletricistas Exigentes

 A fita isolante é um produto importantíssimo no dia a dia do eletricista, pois é responsável por ajudar a realizar de forma segura, a proteção e a isolação das emendas dos condutores elétricos de uma instalação elétrica, seja ela de baixa, média ou alta tensão.

Um eletricista que preza pela qualidade na prestação de seus serviços, deve ter sempre em seu Kit de soluções profissionais, a Fita Isolante Scotch™ 33+ da 3M que atende a norma de fabricação ABNT NBR NM 60454-2, na qual é responsável por assegurar que uma fita isolante de PVC atenda aos padrões mínimos de qualidade exigidos.

A Fita 33+ da 3M, que você encontra com ótimas condições comerciais na Dimensional, é a primeira fita adesiva isolante no mercado brasileiro que suporta até 105°C, sendo utilizada em instalações elétricas onde a classe de tensão é de até 750V.

Com alta durabilidade, a Fita 33+ da 3M não desgruda, não resseca ao longo dos anos e possui excelente garantia na isolação, uma vez que a fita acompanha o movimento de dilatação e contração dos fios e cabos elétricos, além de ser resistente aos raios UV.

Mas, não é somente uma fita isolante de qualidade que o eletricista precisa para realizar seu trabalho com Instalação Elétricas de Baixa Tensão.

Garantir que o puxamento dos fios e cabos seja bem desempenhado, não colocando em risco sua própria vida, também é de suma relevância.

Produzido no Brasil, com tecnologia exclusiva 3M, o Lubrificante 3M™ puxa fios e cabos, é um gel que evapora em até 48h e que facilita todo esse processo com segurança e agilidade. Desenvolvido à base d’água, o lubrificante não é inflamável, tornando-se uma solução completa, segura. De fácil aplicação, não causa manchas, não danifica a superfície dos cabos, deixando baixo teor de resíduos (< 6%). Tudo isso garante para o eletricista, um resultado mais limpo, rápido e de alta qualidade.

Por outro lado, a Dimensional recomenda aos eletricistas que trabalham em instalações elétricas com junção e terminação de cabos com tensão nominal máxima de até 69.000V (69 kV), a Fita de Autofusão 3M™ Scotch™ 23 BR. A fita suporta em regime de emergência uma temperatura de até 130°C, sendo muito recomendada para isolação de cabos de baixa, média e alta tensão, possui alta vedação e auto fusão, é resistente a umidade e pode ser alongada em até 800%, proporcionando isolação inviolável.

Conte com a Dimensional neste Mês do Eletricista e garanta o seu Kit Completo de Soluções 3M para seus trabalhos com eletricidade.

Fale com nossos especialistas aqui.

Saiba tudo sobre Material Elétrico em nosso blog.

Até a próxima,

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?