Material elétrico

Descubra os benefícios de emendas elétricas correta e tenha mais segurança em sua casa.

emenda elétrica

O mundo mudou bastante nos últimos anos, e isto vale para muitas coisas. A tecnologia tem avançado cada vez mais em diversos setores, incluindo nos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, sistemas de iluminação, de ar condicionado, entre tantos outros. E então, paira uma pergunta no ar: será que as instalações elétricas da sua casa acompanharam essa evolução? Vamos falar de emendas elétricas!

Fique atento para saber onde mora o perigo

A quantidade de eletrodomésticos e eletroeletrônicos existentes nas residências atuais somente tem crescido, se tornando cada vez mais comum o uso de benjamins e extensões, tudo isso porquê há falta de tomadas suficientes para conseguir ligar todos os aparelhos que possuímos nos dias atuais, nas poucas tomadas que temos em casa.

O uso excessivo desses adaptadores cria uma sobrecarga nas instalações elétricas. Os fios e cabos que estão por detrás das paredes tentam de todas as maneiras “dar conta do recado”, ou seja, atender a demanda de energia exigida

Para ilustrar melhor, imagine que um indivíduo está sempre com uma sensação de fadiga. Ele sente que seu coração bate mais lento e então descobre que as veias do seu coração estão entupidas. Quando esta situação acontece, existe um risco eminente de que o indivíduo venha a sofrer um enfarte.

No caso dos fios e cabos, que estão por detrás de uma tomada no mínimo há 20 anos, a situação não é nada diferente.

O que acontece neste caso é que, quando as instalações elétricas foram projetadas deveriam suportar uma demanda menor de energia, ou seja, no lugar onde uma simples cafeteira era conectada, hoje essa mesma tomada conecta 3 equipamentos ao mesmo tempo (cafeteira de café expresso + sanduicheira + torradeira), provocando um superaquecimentos dos cabos.

O risco de enfarte x risco de incêndio estão eminentes em ambas situações, ou seja, o pior pode acontecer a qualquer momento!

Cuidado: não é somente aumentar a quantidade de tomadas

Por falta de conhecimento e esclarecimento, muitas pessoas acreditam que basta colocar mais tomadas em determinado local para que o problema seja resolvido. O fato é que não é bem assim que as coisas funcionam.

É necessário revisar o projeto elétrico, entender qual a demanda atual de energia que sua residência precisa e com isto redimensionar todos os circuitos de cada um dos cômodos. Somente assim, você conseguirá ter uma instalação elétrica segura e adequada.

Pandemia faz crescer a compra por novos eletrodomésticos

Outra situação que surgiu no ano de 2020 é que, ficando mais tempo em casa, as vendas de eletrodomésticos cresceram absurdamente. Dentre os principais produtos mais vendidos estão: lavadoras, forno de micro-ondas e aspiradores de pó.

O alerta principal vai para as lavadoras de roupas e forno de micro-ondas que exigem circuitos de energia específicos, dimensionados somente para atender a cada um deles, ou seja, usar benjamim ou extensão para ligar esses utensílios, junto com qualquer outro equipamento, jamais pode acontecer!

As estatísticas não mentem: são muitos os acidentes causados por acidentes elétricos

Segundo o Anuário Estatístico Abracopel de Acidentes de Origem Elétrica 2021, somente no ano de 2020 ocorreram 853 acidentes por choque elétrico no Brasil, sendo que 27% desse total aconteceram dentro de casa. No caso de incêndios por sobrecarga foram 344 ocorrências, sendo que ar-condicionado, ventiladores, geladeiras, TV, computadores e carregadores de celulares imperavam entre as principais causas.

Por onde começar a reforma da sua instalação elétrica?

Para ajudar a minimizar essa triste realidades dos acidentes com eletricidade, o primeiro passo é realizar uma revisão das instalações elétricas.

E para isto, você terá que contratar um profissional qualificado que realize um novo projeto elétrico, baseado na norma brasileira de instalações elétricas ABNT NBR 5410, e assim, projetar a nova carga de energia que se pretende utilizar nos próximos anos.

Outro ponto de suma importância é que os materiais que serão utilizados, na readequação da instalação elétrica, sejam certificados, de qualidade e produzidos por empresas idôneas.

Conheça agora as principais razões para você ter mais segurança na instalação elétrica de sua casa com emendas elétricas

#PartiuReforma! Novos circuitos, novas tomadas, tudo corretamente dimensionado no projeto elétrico para atender a atual de demanda de energia de sua residência. E então, no momento que o eletricista começa a “puxar os cabos” e conectá-los nos circuitos, surge a necessidade de realizar uma emenda.

Existe um MITO, que muitas pessoas acreditam ser verdade, de que quanto mais a fita isolante esticar, melhor é a fita.

É verdade que a fita isolante precisa esticar bem para garantir uma boa adesão e uma maior firmeza da conexão elétrica na emenda de um cabo, porém o alongamento excessivo faz com que a fita não tenha uma adesivagem adequada. Alerta: desconfie das fitas isolantes que esticam demais e não se rompem nunca, isso pode ser sinal de que a fita é de má qualidade e não entregará uma emenda adequada.

Infelizmente, o consumidor comum não está acostumado a dar a devida importância, e tão pouco reconhecer como sendo algo primordial, saber qual a marca da fita isolante que será utilizada para realizar as emendas elétricas de fios e cabos.

Fios e cabos instalados com a emenda certa e segura

Ao contratar um profissional, certifique-se que ele esteja seguindo nossas dicas para que as emendas dos condutores elétricos sejam realizadas corretamente.

✔ Para realizar uma emenda bem-feita, sem que haja perda das características mecânicas dos fios e cabos instalados é necessário: unir a técnica correta para uma conexão segura + uma fita isolante de alta qualidade, a fim de fornecer o isolamento elétrico necessário e garantir a proteção mecânica da conexão.

✔ A Fita Scotch 33+ da 3M facilita a vida do profissional e garante segurança para o usuário, tudo isso porque é desenvolvida com a mais avançada tecnologia:

  • Suporta até 105°C e possui alta durabilidade
  • Não desgruda e não resseca ao longo dos anos
  • Possui excelente isolação, pois acompanha o movimento de dilatação e contração dos fios e cabos elétricos em emendas elétricas
  • É resistente aos raios UV (ultravioleta)

✔ Você sabia que 9 em cada 10 eletricistas profissionais preferem a Fita Scotch 33+? Isso só comprova que todo eletricista qualificado, que preza pela qualidade na prestação de seus serviços, tem sempre entre suas ferramentas de trabalho a Fita Isolante Scotch™ 33+ da 3M.

✔ A Fita Isolante Scotch™ 33+ da 3M atende a norma de fabricação ABNT NBR NM 60454-2, que é responsável por assegurar que uma fita isolante de PVC atenda aos padrões mínimos de qualidade exigidos.

Como inovar aquilo que já é bom? Simplesmente porque 3M é ciência aplicada à vida!

Fita Isolante 33+ da 3M: ideal para emendas elétricas?

Saiba mais sobre material elétrico em nosso blog.

Saiba mais sobre Fita Isolante 33+ da 3M em nossa Loja Online.

Dimensional | A Sonepar Company

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?