Segurança do Trabalho e Epis

Conheça 3 indicadores de SST que você deve aplicar em sua empresa

Saúde e segurança no trabalho (SST)

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) dispõe que o sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho(SST) deve proporcionar um método de aferir e de melhorar comportamentos relativamente à prevenção de incidentes e de acidentes no local de trabalho, por meio da gestão efetiva de riscos perigosos e de riscos no local de trabalho.

O Engenheiro ou TST deve planejar e aplicar diversos sistemas de segurança a fim de eliminar ou reduzir os riscos de acidentes laborais, bem como melhorar as condições nocivas que comprometam a saúde e segurança dos colaboradores.

Em se tratando de segurança e saúde, não é admissível que um trabalhador não utilize seus EPIs por falta de instrução a respeito da importância de usá-los. Esse princípio é básico e requer que os colaboradores sejam instruídos sobre a importância do uso de EPIs. Por isso, um indicador de segurança pode ser a medição de acidentes por falta do uso de EPI, por exemplo.

Quer conhecer quais são os indicadores de segurança que você precisa ficar atento para melhorar? Então continue conosco até o fim deste blogpost!

O que são Indicadores de Segurança do Trabalho?

Indicadores de desempenho se tratam de ferramentas para o acompanhamento do progresso de uma atividade em relação ao seu objetivo.

Ao implementar um programa de saúde e segurança do trabalho, o Profissional de SST pode aferir quantos acidentes ocorreram em determinado tempo, em relação ao mesmo período por falta de uso de Luva de Proteção, por exemplo. Ou seja, é possível fazer um raio x de quanto um programa de incentivo do uso de EPI está sendo eficaz, com base em um período em que o programa não existia.

Os indicadores não só apontam as deficiências, auxiliam no acompanhamento, também possibilitam identificar fatores de risco ocupacionais para definir ações e eleger responsáveis por conduzir e monitorar o plano de melhorias.

Indicador 1 – Absenteísmo

Você está notando que os colaboradores de sua empresa ou do departamento a qual coordena faltam com frequência? É importante averiguar quais são os motivos das faltas, os colaboradores estão doentes com frequência, é uma doença infectocontagiosa que está atingindo vários?

Pode ser uma doença ocupacional que se desenvolve devido à atividade, mas antes de que se torne uma enfermidade incapacitante, é importante implementar um indicador de absenteísmo, para tanto:

  • analise o histórico comum do motivo das faltas;
  • verifique se as queixas são comuns a maioria dos colaboradores ou em um determinado departamento;
  • em que estação do ano costumam acontecer com frequência, por exemplo, verão ou inverno?
  • em qual filial é mais frequente acontecer faltas?
  • quantas vezes por mês ou bimestre um mesmo colaborador falta?
  • o colaborador chega até o trabalho, mas se ausenta no período da tarde?

Indicador 2 – Uso de EPIs

Esse indicador é extremamente importante, nenhum trabalhador deve colocar a sua segurança em risco por desconhecimento da necessidade de usar seu EPI. Por exemplo, um colaborador da construção civil jamais deve deixar de usar uma Luva Anticorte. Para construir esse indicador, você pode:

  • fazer o levantamento de quantos e quais EPIs devem ser usados;
  • verificar quais os acidentes mais comuns ocorreram por falta de uso de EPI;
  • qual parte do corpo é mais afetada;
  • qual turno/horário ocorrem mais acidentes etc.

Quando não se sabe qual EPI é deixado de usar, ter as estatísticas da parte do corpo que é mais afetada ajuda a chegar à resposta. Por exemplo, se o colaborador está lesionando as mãos, indica que não está usando Luvas de Proteção apropriadas para preveni-las.

O turno ou horário é interessante, pois pode ser que o colaborador esteja usando toda a sua Vestimenta de Proteção, mas está se acidentando por falta de luz suficiente, por ter um problema de visão, ou qualquer doença que não tenha conhecimento e que possa prejudicar seu desempenho.

Indicador 3 – Solução de Problemas

Com que frequência reclamações ou sugestão chegam até você? Qual a porcentagem de sugestões aceitas e que melhoraram os problemas? Você tem como relatar isso em um período histórico de 5 ou 10 anos? Não tem? Então está na hora de implementar esse indicador, que tal?

O colaborador está o tempo todo lidando com diversos desafios para realizar o seu trabalho, por isso melhorias em relação à qualidade e produtividade geralmente estão com eles, ouvi-los e mapear as reclamações, críticas e sugestões é uma boa forma de ter um indicador. Você pode:

  • verificar no canal interno de sugestões e reclamações e começar a analisar, analise as sugestões de melhoria;
  • juntar as reclamações que seus subordinados costumam fazer em reuniões ou em conversas formais e até mesmo informais;
  • elaborar um questionário e aplicar junto com as reuniões de feedback etc.

Reúna todos os dados que obtiver, analise-os, verifique se houve solução para os problemas e quais sugestões foram acatadas. A partir deste resultado, comece ou inicie formalmente um indicador de resolução de problemas. Se tiver dados anteriores, junte-os e comece seu indicador com mais informações e base de dados para fazer comparações.

Você vai notar que depois de começar e divulgar tais dados, além de abrir um canal específico para recepção de críticas, elogias, reclamações etc, seus colaboradores se sentirão mais confiantes para participar. Experimente começar, talvez o início seja um pouco trabalhoso, mas o resultado será muito bom para nortear o trabalho e o que melhorias implementar na sua empresa.

Você gostou das nossas sugestões de indicadores de segurança? Conte-nos se já aplica alguma delas e como tem sido a experiência. Seus comentários nos ajudam a produzir melhores conteúdos e mais voltados às suas necessidades.

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Até breve,

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
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