Segurança do Trabalho e Epis

Confira informações sobre bloqueio e sinalização, EPCs, instrumentação, e proteção ambiental

A Dimensional é uma empresa fornecedora de soluções industriais e serviços. A empresa tem cinco décadas de expertise e conhecimento abrangente de mercado.

O início dessa trajetória de sucesso se deu com a Service, que em 2007 se associou à multinacional francesa Sonepar. Em setembro de 2019, unificou suas operações junto à Centelha, também do grupo Sonepar. Em 2020, a fusão com a DW, outra companhia do Grupo Sonepar, completou a distribuidora, tornando-a uma gigante nacional, presente em todo o território brasileiro. Destaca-se por oferecer atendimento especializado e serviço qualificado.

A Dimensional possui não apenas um, mas muito diferenciais que a tornam única, como parcerias estratégicas com as maiores marcas mundiais, logística eficiente, reconhecimento de mercado, treinamentos aos usuários, realização de workshops e muitos outros.

Também orientamos o público sobre diversos temas do nosso mercado. Neste post trazemos um conteúdo informativo sobre bloqueio e sinalização, instrumentação, Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e proteção ambiental. Aproveite-o! Preparamos especialmente para você.

Bloqueio e Sinalização

Bloqueio (lockout) e sinalização (tagout) são procedimentos para bloqueio do mecanismo que isola fontes de energia elétrica, mecânica, residual etc. A finalidade é manter a segurança dos trabalhadores que lidam com energias perigosas quando executam manutenção em máquinas ou equipamentos. O bloqueio é feito por meio de um cadeado que mantém o equipamento em posição segura, evitando o seu funcionamento. Esse procedimento viabiliza a manutenção sem risco contra a saúde do trabalhador. Após a manutenção, o trabalhador remove o cadeado para que a fonte de energia volte a funcionar. Já a sinalização é a etiquetagem do mecanismo de energia para alertar que aquele equipamento está bloqueado para manutenção.

Segundo a Brady, esse procedimento previne todos os anos 120 fatalidades e 50.000 lesões. Por toda a ética que a Brady oferece, a Dimensional optou por ser a distribuidora de seus produtos.

Equipamentos de Proteção Coletiva

Os EPCs anulam o risco na própria fonte. Diferentemente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) salvaguardam mais de uma vida. São EPCs as proteções em serras, os exaustores de gases e vapores; as barreiras de proteção; aterramentos elétricos etc. Os dispositivos de bloqueio e sinalização são exemplos de EPCs. Eles não só protegem o trabalhador que está realizando a manutenção do equipamento, bem como aqueles que estiverem próximos ao local, pois não colocarão em risco suas vidas ao tentar manusear por curiosidade ou qualquer outra situação, que não sejam de sua competência ou que o serviço não lhes seja designado.

É muito importante comentar que os EPCs não dispensam o uso dos EPIs e vice-versa, de acordo com o tipo de trabalho que está em execução.

A Dimensional confia em distribuir os EPCs da MSA, pela ética e responsabilidade que a empresa apresenta em relação à segurança e proteção aos trabalhadores dos mais diversos segmentos.

Instrumentação

Instrumentação faz parte de Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS) ou em inglês Safety Instrumented System. O objetivo é proporcionar segurança operacional nos processos, implementando instrumentação para que em indústrias as plantas e malhas quando apresentarem falhas mantenham a segurança de pessoas, proteja equipamentos e o local a qual a indústria está inserida.

Para que a instrumentação seja implementada, contamos com a parceria da MSA, que desenvolve sistemas confiáveis. Os sistemas da MSA são eficientes para atuar em situações de perigo. Para tanto, os riscos operacionais são mitigados por meio de controle e monitoramento, conforme programação preestabelecida para as operações.

Existem dois grupos de SIS: prevenção e mitigação. Por exemplo, o grupo de prevenção atuam para impedir a falha, enquanto a mitigação controla as consequências da falha, como o sistema de detecção e controle de fogo.

Proteção ambiental 

A Norma Regulamentadora 9 (NR-9) estabelece que todos os empregadores devem instituir Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), a fim de preservar a saúde e da integridade dos trabalhadores. Para tanto, deve-se antecipar, reconhecer e avaliar os riscos ambientais existentes ou que possam a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos ambientes de trabalho que, devido à sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, causam danos à saúde do trabalhador.

Os agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, entre outros.

Já os agentes químicos substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória ou que possam ser absorvidos pelo organismo pela pele ou por ingestão.

Agentes biológicos são bactérias, fungos, parasitas, vírus etc. Para preservar a saúde dos trabalhadores, a Dimensional conta os equipamentos da Brady.

Sistema de gestão e controle de EPI´s

O Sistema de Controle e Gestão Alianza faz parte do portfólio de serviços da Dimensional. Sua função é a automatização dos controles de entrega de EPIs.

A ferramenta realiza o controle de entrega eletrônico por meio de biometria ou senha intransponível. O colaborador é registrado no sistema, que gera ficha eletrônica em PDF com todos os seus dados, foto, dados do EPI, treinamento e forma de assinatura.

O software de gestão da Alianza realiza:

  • registro dos treinamentos realizados e controla o vencimento desses treinamentos;
  • gerenciamento do uso e consumo de EPIs, por meio de vários tipos de relatórios (uso do EPI por função, por operação, por atividade, periodicidade da troca);
  • entrega com comprovação por meio de biometria ou senha intransponível;
  • gestão e controle da validade do CA (Certificado de Aprovação), entre outros.

Gostou desse post? Gostaria de obter mais informações sobre nossos produtos e serviços, entre em contato conosco.

Seu comentário é importante, nos auxilia a elaborar mais conteúdos instrutivos e elucidativos. Dúvidas ou sugestões? Comente!

Até logo! 

Dimensional | A Sonepar Company

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos