Material elétrico

Como saber se devo usar um inversor ou uma soft starter?

Um Soft Starter controla a potência do motor no instante da partida e da frenagem. Enquanto que o inversor, também denominado conversor CC-CA, é um dispositivo que alimenta cargas com correntes alternadas (CA) por meio de uma fonte de corrente contínua (CC).

O Soft Starter é utilizado para controlar a energização, conter baixa ou velocidade nenhuma durante o modo de operação, monitorar a energia, entre outros.

O inversor é usado em aplicações monofásicas, em alto torque de partida, para manutenção do motor em velocidade zero etc.

Por meio da comparação entre inversor e soft starter você conseguirá distinguir se deve utilizar partida ou frenagem suave ou inversor de frequência.

Comparação entre inversor e soft starter.

  • Eficiência

A eficiência dos soft starter estão entre 99,5 a 99,9%, dependendo do tamanho da partida e da tensão trifásica aplicada.

A eficiência do inversor está entre 95 a 98%. Inversores com mais altos pulsos têm maior eficiência.

  • Custos

Em relação a custos, se a amperagem for menor, o inversor e a partida suave têm custos semelhantes. Com o aumento da corrente e potência, o custo do inversor também aumenta.

  • Manutenção

O soft starter não necessita de manutenção frequente, bastando manter as pás do ventilador desobstruídas e sem sujeiras.

Dependendo do inversor é necessário realizar manutenções anuais ou com menos frequência, porém todas as peças devem ser examinadas, limpas e mantidas sem obstruções.

Se um inversor é usado constantemente, todos os dias, em pouco mais de uns dois anos é possível que haja necessidade de substituir o motor do ventilador, o líquido de resfriamento, as baterias UPS, a fonte de alimentação integrada, entre outros componentes.

  • Parada

Soft starter – parada por inércia, ou seja, não há controle da parada; frenagem inteligente do motor, sem uso de frenagem externa; desaceleração linear; parada programada a fim de que a frenagem dure maior tempo do que a parada por inércia (parada suave) etc.

Inversor – parada por limite de corrente; frenagem rápida; frenagem dinâmica; parada por inércia etc.

O inversor e o soft starter conseguem iniciar um motor com corrente e tensão reduzidas. Porém, o soft starter possui capacidades de baixa velocidade, enquanto que o inversor apresenta amplo controle de velocidade e durações longas.

  • Partidas programadas

Soft starter tem tempos de partida típicos de até 30 segundos, mas tempos de partida longos não são comuns.

O tempo de partida de aceleração dos inversores pode ser estruturado em 3600 segundos. Tempos longos são relativos a cargas de alta inércia, o que reduz o tamanho do inversor demandado.

Aplicações.

Algumas aplicações dos soft starter são:

  • Bombas centrífugas (saneamento, irrigação, petróleo);
  • Compressores de ar e refrigeração;
  • Picadores de madeira;
  • Refinadores de papel;
  • Serras e plainas (madeira);
  • Transportadores de carga: Correias; Monovias; Escadas rolantes, e muitos outros.

Os inversores são utilizados em:

  • Tração elétrica (metrôs, trólebus, locomotivas etc);
  • Mineração;
  • Indústria química;
  • Elevadores residenciais;
  • Elevadores automotivos;
  • Furadeiras industriais automáticas etc.

Note que…

Não determinamos neste post se um dispositivo é melhor que o outro. Listamos algumas diferenças para ajudá-lo na escolha. Contudo, você terá melhores condições de optar pelo método de partida mais adequado se souber qual será a sua exata aplicação, se tiver como determinar de antemão quanto está disposto a investir, qual tempo de uso e qual a sua disposição para realizar manutenção. De posse dessas informações, terá base sobre o que melhor atende às suas necessidades.

Lembramos que seja qual for a sua escolha, fale conosco ou ainda esclareça dúvidas que possam ter restado, estamos aqui para ajudá-lo. Nós contamos com o apoio do nosso, que nos fornece os dispositivos mais seguros e de qualidade confiável.

Não se esqueça de deixar aqui os seus comentários. Adoraríamos saber sobre suas dúvidas, experiências e opinião.

Até logo!

Dimensional | A Sonepar Company

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?