Segurança do Trabalho e Epis

Bota de Segurança e sua função na proteção de membros inferiores

Bota de Segurança

A Bota de Segurança e a Botina de Segurança são EPIs essenciais para preservar os pés, dedos e calcanhares dos trabalhadores contra acidentes. Geralmente, quando se pensa em calçados de proteção logo vem à mente que servem para preservar os membros apenas contra objetos perfurocortantes e cortantes. Porém, além dos calçados com função de proteger contra objetos cortantes existem equipamentos de segurança de membros inferiores impermeáveis para trabalhos realizados em lugares lamacentos ou úmidos; resistentes a agentes biológicos e químicos; bem como riscos elétricos.

Neste blog post falaremos mais a respeito de Sapatos de Segurança e sua serventia. Por isso, não vá embora antes de ler todo este texto.

Para que servem as Botas e as Botinas?

As Botas de Segurança e a Botinas de Segurança servem para proteger os pés e seus membros contra vários riscos. A Norma Regulamentadora 6 (NR-6) normatiza o uso para proteção contra:

  • impactos de quedas de objetos sobre os artelhos (dedos dos pés);
  • descarga elétrica;
  • agentes térmicos;
  • agentes abrasivos e escoriantes;
  • agentes cortantes e perfurantes;
  • umidade proveniente de operações com uso de água;
  • respingos de produtos químicos.

Os Sapatos de Segurança são utilizados nos mais diversos setores: alimentício; área de saúde; construção civil; militar etc. Por isso, para cada tipo de atividade existe uma Bota específica. Fique atento na hora de escolher o seu calçado. Não basta usar o EPI para estar seguro, é preciso usar o que se adequa à anatomia de quem o usa e o mais apropriado para proteger do risco.

Especificação dos Sapatos de Segurança

Confira as categorias dos Calçados:

  • Segurança: protege contra impactos ou perfuração;
  • Proteção: proporciona menor segurança contra impactos, são sapatos profissionais e sua proteção é para atividades de menor grau de periculosidade;
  • Ocupacional: oferece proteção reduzida em comparação ao sapato de proteção, portanto, somente deve ser usado em atividades onde o risco de acidente seja muito baixo.

Tipos de Calçados de Segurança

  • Calçado Polimérico: são sapatos da categoria ocupacional, são impermeáveis e antiderrapantes.
  • Motosserra: os sapatos fazem parte da categoria segurança e são utilizados em trabalhos onde sejam utilizados equipamentos motorizados.
  • Bota de PVC: essa bota é para uso em trabalhos que ofereçam riscos leves à saúde do trabalhador. O PVC é um material que não retém água e não permite a penetração na parte interna do calçado, por esse motivo a Bota de PVC é usada para atividades em locais úmidos, lamacentos,  molhados etc.

Entre os Sapatos apresentados existem os que são feitos em EVA, PU, para militares (não bombeiro), para bombeiros etc.

Os Sapatos de Segurança são compostos por:

  • Biqueira: fixada no bico e tem a finalidade de proteger contra queda de objetos pesados. A biqueira frontal possui resistência térmica e mecânica.
  • Cabedal: é toda a composição externa do calçado.
  • Forro: revestimento da parte interna.
  • Solado: parte inferior do calçado.
  • Palmilha de montagem: une o cabedal e o solado, localiza-se na área inferior e tem função estrutural.
  • Palmilha interna: fica na parte interna e pode ser removida ou sem possibilidade de remoção.

Evite que seus colaboradores assumam comportamentos de risco

Seja pela periculosidade que a própria atividade envolve ou por falta de atenção do trabalhador, acidentes podem acontecer diariamente.

Nem sempre o trabalhador tem a perfeita noção de que certos comportamentos podem resultar em acidentes graves à sua integridade física, assim decide por não utilizar a Botina de Segurança fornecida por seu empregador. Por que alguém pode colocar em risco um membro de seu corpo? Por desconhecer a importância, por desconforto, pela estética do equipamento, por mau uso etc.

Para eliminar o risco de seu colaborador desprezar a Botina, realize ações educativas, forneça equipamentos de qualidade, sobretudo, confortáveis e que obedeçam às normas de qualidade.

Botas menores ou maiores causam bolhas, úlceras, fricções e machucados. Botinas pesadas e desconfortáveis são facilmente descartadas. Por isso, não coloque a saúde de sua equipe em risco, nossas Botas e Botinas possuem alta qualidade de proteção, são confortáveis e bonitas.

Fale conosco e conheça os Sapatos de Segurança que distribuímos, só comercializamos produtos confeccionados por empresas a qual confiamos a saúde dos nossos próprios colaboradores.

Mas, e você? Que fatores leva em consideração na hora de decidir os EPIs da sua equipe? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo e vamos continuar essa conversa, ok?

Abraço e até a próxima!

Saiba tudo sobre o mercado de EPIs em nosso blog.

Dimensional | A Sonepar Company


Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos