Segurança do Trabalho e Epis

A Responsabilidade Social nas empresas é estratégica!

Contribuição para uma sociedade mais justa

A sociedade exige das companhias ações éticas, preservação do meio ambiente, respeito e responsabilidade com o público interno e externo etc. É preciso que as organizações mantenham um conjunto de ações voltadas para as questões sociais e ambientais.

Os consumidores se interessam cada vez mais por saber como são produzidos os produtos que utilizam, de onde a matéria-prima foi retirada, quais meios são usados e como chegam até as suas mãos. Ou seja, todo esse movimento requer que as empresas tenham Responsabilidade Social. É sobre esse tema vital para a sociedade e para a imagem das instituições que discorremos por aqui, fique conosco e confira!

Quando as empresas se atentaram para a Responsabilidade Social?

O primeiro defensor da Responsabilidade Social foi Robert Owen (1771-1858). Ele era um empresário da indústria têxtil, que teve sua preocupação voltada às questões sanitárias, educação de seus operários e era contra o trabalho infantil.

Por volta de 1919, Henry Ford consultou os demais acionistas da empresa: John e Dodge, a fim de reverterem os dividendos dos acionistas em ações de melhorias na produção e aumento de salários. Porém, Dodge não foi favorável e Henry não conseguiu apoio. Tempos depois, Argila Ford Jr., bisneto de Henry Ford, conseguiu apoio para ideias como tornar a empresa benéfica para a sociedade e transformar o mundo para que fosse melhor para todos.

Já na década de 50, a empresa americana AP Smith Manufacturing, que fabrica hidrantes, doou recursos para a Universidade de Princeton. Houve insatisfação dos acionistas, mas o tribunal aprovou a doação em recursos financeiros. Atualmente, não são apenas grandes indústrias que devem estar engajadas com questões de responsabilidade social, mas todas as empresas. Desde uma indústria que, por exemplo, fabrique Respiradores a personalidades públicas.

O que é Responsabilidade Social?

Responsabilidade Social diz respeito a implementação de várias ações e iniciativas que buscam proporcionar a todos um mundo melhor por meio de atuações econômicas, filantrópicas, legais e éticas, que se dividem em quatro dimensões:

  • responsabilidade econômica – a companhia deve ser lucrativa, a fim de produzir bens e serviços à sociedade tendo lucros;
  • responsabilidade legal – requer que a empresa cumpra com as regras e normas formadas pela sociedade;
  • responsabilidade ética – as dimensões anteriores devem ser realizadas de forma ética, que significa fazer o trabalho de forma justa, sem prejuízo às pessoas;
  • responsabilidade filantrópica – as empresas devem promover o bem-estar das pessoas.

Como implementar Responsabilidade Social?

Empresas podem começar a implementar a Responsabilidade Social por meio das atividades de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), ou seja, começar a arrumar ou implementá-la partindo do público interno. Por exemplo, além das questões que envolvem a segurança do trabalhador, fornecimento de EPIs como, Luvas de Segurança, Sapatos de Segurança, Produtos de Sinalização no ambiente de trabalho etc, implementar consciência social nos colaboradores.

O relacionamento no interior da empresa demonstra o seu desdobramento em ações que alinhem seus interesses aos dos colaboradores. Assim, o Engenheiro ou TST tem papel importante, esse profissional tem competência para sugerir aos gestores ações como:

  • palestras com especialistas no assunto para explicar aos colaboradores como mudar ações que favoreçam a todos;
  • implementar ações internas de utilização de água de reuso;
  • uso de energia solar na empresa;
  • comprar matéria-prima e produtos de outras empresas socialmente responsáveis;
  • promover campanhas internas de preservação dos recursos naturais, entre outras.

Ações como as citadas acima vão muito além da promoção de uma marca, são condutas que devem estar internalizadas nos dirigentes das companhias, norteando-os para que estimulem seus colaboradores, bem como influenciem seus consumidores.

Todos os seres vivos merecem respeito e toda empresa que têm essa consciência está preservando a si própria, pois as organizações fazem parte do ecossistema. Uma vez que esse ecossistema sofre qualquer tipo de dano, a companhia é atingida. Por isso, a Responsabilidade Social se trata de um investimento de sobrevivência das companhias.

O que a sua empresa faz em prol dela mesma por meio da Responsabilidade Social? Quer nos contar quais ações a empresa em que trabalha realiza? Se não quiser comentar aqui, o que você acha de compartilhar este conteúdo para que seus conhecidos comecem a pensar a respeito?

Você já pode começar a estimular outras pessoas ou iniciar por si mesmo, reflita sobre o que é possível mudar na sua rotina para melhorar o ambiente em que você vive e trabalha!

Nós estamos aqui para ajudar você a se proteger e manter sua equipe segura. Qualidade e segurança estão em nosso DNA, confira! Entre em contato conosco.

Até logo,

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos