Cabos especiais

Descubra já 9 vantagens de um cabeamento estruturado

Diante da competitividade e dinamicidade do mercado, a sobrevivência e o crescimento de qualquer negócio depende também da capacidade de a empresa se adequar às mudanças e se organizar de forma eficiente. Para isso, é necessário contar com um bom sistema de telecomunicações, que tenha as vantagens de um cabeamento estruturado.

De forma sucinta, o sistema de cabeamento estruturado pode ser definido como uma rede de cabos e conectores que mantém todos os dispositivos de uma organização ligados a uma central, o que confere maior eficácia e eficiência às trocas de dados e eventuais alterações de redes.

Além de garantir excelência às telecomunicações, o cabeamento estruturado oferece inúmeros outros benefícios para as empresas. Você sabe quais são eles? Continue a leitura e descubra 9 vantagens de um sistema de cabeamento estruturado!

1. Aumento da produtividade

Não é incomum os colaboradores das empresas reclamarem do desempenho da rede ou de interrupções de suas atividades em razão de falhas e manutenções no sistemas. Ao longo do mês, é evidente que esse tipo de problema afeta a produtividade do negócio.

Desse modo, quando a empresa opta pelo cabeamento estruturado, sua produtividade tende a aumentar. Afinal, esse tipo de sistema melhora a performance de rede, oferece maior estabilidade às taxas de transmissão e diminui a ocorrência de erros. Além disso, eventuais falhas são identificadas rapidamente e as manutenções são realizadas de forma facilitada.

Assim, os colaboradores desempenham suas tarefas de forma mais rápida — sobretudo em razão da inexistência de congestionamentos na rede — e sem interrupções, o que contribui para o aumento da produtividade da empresa.

2. Segurança na transmissão de dados

Atualmente, uma das grandes preocupações de todos os gestores e empresários é a segurança da informação, uma vez que eventuais vazamentos de dados podem prejudicar muito os negócios.

Nesse cenário, o cabeamento estruturado revela-se um grande aliado, haja vista que ele propicia uma transmissão de dados muito mais segura. Com isso, é mais difícil que a empresa sofra ataques cibernéticos, bem como que tenha algum documento falsificado e que suas informações sigilosas sejam acessadas por pessoas não autorizadas.

3. Rapidez da manutenção

Os cabos do sistema de cabeamento estruturado são facilmente identificados e localizados. Desse modo, caso haja algum problema — apesar de não ser comum —, ele poderá ser encontrado e solucionado de forma rápida.

Vale lembrar que isso também contribui para a melhora da produtividade e, claro, dos lucros. Afinal, evita-se que as atividades da empresa sejam interrompidas por manutenções longas e difíceis.

4. Maior resistência

Outra das grandes vantagens de um cabeamento estruturado é a maior resistência e durabilidade de seus componentes. No geral, o ciclo de vida desse sistema é mais longo que o do cabeamento comum (ponto a ponto).

Em decorrência disso, o cabeamento estruturado acaba oferecendo também um melhor custo-benefício. Ou seja, ainda que ele possa demandar um investimento inicial maior, a ausência de custos com a troca constante de cabos o torna mais econômico a longo prazo, quando comparado ao cabeamento comum.

5. Versatilidade na transmissão de dados

A versatilidade na transmissão de dados também é um grande atrativo do sistema de cabeamento estruturado. Mas o que isso quer dizer?

Quando se fala em versatilidade na transmissão de dados, estamos fazendo referência à possibilidade de o mesmo cabo transmitir diversas fontes de dados, tais como multimídia (vídeo ou som ambiente) e voz (telefonia). Isso é atrativo porque confere mais praticidade à montagem da estrutura do estabelecimento empresarial.

6. Maior retorno sobre o investimento

Como você viu, o sistema de cabeamento estruturado possibilita a transmissão de fontes diversas de dados. Além de conferir praticidade na montagem da estrutura empresarial, essa versatilidade possibilita um maior retorno sobre o investimento (ROI), pois melhora os ganhos com a redução de custos e eventuais alterações na rede.

7. Facilidade de gerenciamento

Conforme pontuamos no início deste artigo, no cabeamento estruturado, todos os dispositivos ficam conectados a uma central, ou seja, em um só local. Com isso, fica muito fácil o gerenciamento da rede. Mas por quê?

O gerenciamento é facilitado justamente pelo fato de todos os dispositivos estarem conectados em uma única central, o que possibilita que eventuais alterações e correções da rede sejam realizadas de forma centralizada e por um menor número de profissionais.

8. Maior flexibilidade

A realidade da empresa tende a mudar com o passar do tempo e crescimento do negócio. A tendência é que haja aumento do número de funcionários e, consequentemente, necessidade de mudanças no ambiente empresarial.

Nesse cenário, o cabeamento estruturado oferece um grande benefício: a flexibilidade. Como todos os cabos ficam concentrados em um única estrutura, é muito mais fácil alterar, por exemplo, o local onde fica a central de rede — não havendo a necessidade de mudar toda a estrutura.

Além disso, cabe ressaltar que o sistema de cabeamento estruturado tem uma largura de banda alta. Assim, a expansão da empresa e o aumento da transmissão de dados não será um problema, nem um gasto adicional.

9. Melhor organização do ambiente

Sem dúvidas, outra grande vantagem do cabeamento estruturado é a organização que ele confere ao estabelecimento empresarial. Como ele capaz de transmitir diversas fontes de dados e todos os dispositivos ficam ligados a uma central, o ambiente fica muito mais limpo, sem aquele aquele amontoado de cabos, como no sistema ponto a ponto.

Vale lembrar que a organização, além de tornar o ambiente mais funcional e harmônico, contribui para a melhoria da produtividade dos colaboradores.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de um cabeamento estruturado, deve estar se perguntado como ele pode ser feito. De forma sucinta, o primeiro passo para estruturação do sistema é a aquisição de uma MDA (main distribution area — área principal de distribuição).

Ela será a central do sistema, e todos os dispositivos serão conectados a um painel de junção por cabos trançados ou de fibra óptica. Esse painel estará conectado à central (não há conexão ponto a ponto), que implementa a comunicação entre os dispositivos.

Como você pode perceber, a estruturação do sistema não é complexa. No entanto, para que a sua empresa possa usufruir de todas as vantagens de um cabeamento estruturado, é fundamental adquirir equipamentos de qualidade e contar com uma empresa especialista no assunto, que conte com profissionais qualificados e seja capaz de oferecer a melhor solução para o seu negócio, como a Dimensional.

Agora que você já sabe os benefícios de um cabeamento estruturado, conheça os nossos produtos!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Cabos especiaisMaterial elétrico

Espaguetes termocontráteis: porque nem só de fios e cabos vive uma instalação elétrica

Cabos especiaisMaterial elétrico

A Importância da Manutenção das Instalações Elétricas

Cabos especiaisFios elétricos

Energia renovável em indústrias e empresas: qual a importância de fios e cabos bem especificados?