Sem categoria

Qual o impacto do turnover na empresa e como resolver esse problema?

turnover na indústria

O turnover na empresa é uma condição que tem preocupado empresários e recrutadores. A frequente entrada e saída dos colaboradores em uma organização gera grandes despesas de demissões, contratações e treinamentos de novos trabalhadores.

Essa rotatividade é um indicador relevante para qualificar a saúde empresarial. Mesmo assim, esse dado muitas vezes passa despercebido e não é analisado com a devida importância.

Quer saber como o turnover na empresa influencia na qualidade dos serviços e produtos de uma empresa? Então continue a leitura desse artigo!

Qual a consequência do turnover na empresa?

O impacto do desligamento de um funcionário interfere na rotina da empresa, seja qual for o motivo da sua saída. Além dos custos relacionados a uma nova contratação, capacitações, equipamentos e rescisões, existem também os custos emocionais que uma demissão ou afastamento trazem. Afinal, o turnover na empresa interfere diretamente no desempenho de toda a equipe.

Além disso, a saída de um colaborador pode causar um acúmulo de tarefas dentro da empresa. O desfalque de um ou mais profissionais aumenta o trabalho dos demais com outras atribuições até a contratação de outro funcionário. Com isso, a produtividade pode ficar comprometida.

Os prejuízos também refletem em desembolso financeiro. A busca por novos empregados — entrevistas, avaliações e contratações — custa tempo e dinheiro. Quando a demissão é por iniciativa da empresa, os valores podem ser ainda maiores pela incidência de encargos e taxas trabalhistas.

Quais as 5 principais causas da rotatividade de funcionários?

Inúmeras são as causas que geram o desligamento dos colaboradores de uma empresa. O turnover pode ser classificado em quatro categorias:

  • voluntário: acontece quando o pedido de desligamento é feito pelo funcionário;
  • involuntário: nesse caso, a demissão acontece por iniciativa da empresa, seja por baixa performance do trabalhador, descumprimento de regras ou má conduta;
  • funcional: essa categoria traz benefícios para a organização, como no caso do desligamento de um colaborador que não apresenta um bom desempenho de suas funções;
  • disfuncional: já esse tipo de rotatividade acontece na saída de funcionários importantes e que desempenham funções difíceis de serem encontradas no mercado.

Além disso, a rotatividade nas empresas pode ser causada por diversas razões. Confira, a seguir, as principais!

1. Remuneração e benefícios pouco atrativos

Um dos principais motivos pelos quais os funcionários buscam outro emprego é a necessidade de pagar as contas básicas e manter o padrão de vida que gostariam. Quanto maior a remuneração e os benefícios oferecidos pela empresa, maiores são as chances de reter seus empregados. Auxílios como vale-alimentação, plano de saúde e vale-transporte são muito valorizados.

2. Condições impróprias de trabalho

As instalações físicas e a pressão psicológica no local de trabalho interferem muito no desempenho dos funcionários. Problemas como a falta de segurança para realizar algumas atividades os deixam desmotivados, além de serem prejudiciais à empresa em caso de acidentes.

3. Falta de boa liderança

Para liderar, é preciso motivar e andar com toda a equipe, sabendo a hora de delegar tarefas e de colocar a mão na massa. Gerentes e diretores que são muito grosseiros e tratam mal os trabalhadores contribuem para que eles peçam desligamento da empresa.

4. Ausência de um plano de carreira

A valorização pessoal dentro da empresa é um ponto muito importante. Para demonstrar reconhecimento dos colaboradores dentro de uma empresa é necessário ter um plano de carreira.

Trata-se de estabelecer metas bem definidas para o crescimento dos profissionais na organização, o que oferece uma perspectiva de melhoria e os motiva a contribuir com o seu setor.

5. Rotina e falta de treinamento

A repetição excessiva das mesmas tarefas pode causar impacto no desempenho do funcionário, contribuindo para que ele se sinta desmotivado. Se ele não for capaz de se desenvolver dentro da empresa, possivelmente ele buscará por novas oportunidades de trabalho.

Além disso, a falta de treinamentos internos impede que os empregados desenvolvam novas habilidades e aprimorem aquelas que já têm. As preparações ajudam a sair da rotina e criam um sentimento de pertencimento à empresa.

Como calcular o turnover?

Para realizar o cálculo do turnover dentro da sua empresa, você precisará dos números de contratações e de desligamentos em um determinado período. Com esses dados em mãos, aplique-os nas fórmulas abaixo:

  • X = quantidade de admissões + quantidade de desligamentos / 2;
  • X / quantidade total de funcionários na empresa.

A medição a partir dessas fórmulas é generalizada, permitindo o acompanhamento da rotatividade geral da empresa. Para fazer uma análise mais específica, é possível aplicar outra fórmula: quantidade total de desligados / número total de funcionários.

Não se esqueça de que é preciso considerar um determinado período, seja anual ou mensal. Além disso, é possível aplicar esses cálculos para um setor específico da empresa ou para um grupo de profissionais.

Como minimizar o turnover em uma empresa?

Uma equipe engajada e motivada é essencial para o bom funcionamento de uma empresa, além de reduzir a rotatividade de funcionários. Saber gerir e incentivar os trabalhadores garante a eficácia e bom desempenho das funções.

Veja algumas estratégias para reter talentos na sua organização!

Realize treinamentos

A capacitação técnica dos funcionários é uma estratégia eficiente para aumentar a produtividade e as habilidades da sua equipe. Além disso, ela ajuda a reduzir a rotatividade na empresa ao demonstrar que a organização tem interesse em oferecer oportunidades de crescimento aos trabalhadores. Os treinamentos também podem promover o desenvolvimento de líderes, para que os novos profissionais se tornem gestores no futuro.

Invista na qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho influencia positivamente os resultados e produtividade da empresa. Esse conceito envolve desde equipamentos e ferramentas que estejam de acordo com a função dos funcionários até boas condições de segurança e higiene.

Dessa forma, sua equipe terá uma melhor percepção do ambiente em que atua. Boas condições de trabalho diminuem o estresse e aumentam o engajamento e a motivação, consequentemente, reduzindo a alternância e a insatisfação.

Melhore a comunicação interna

O bom relacionamento entre os operários e uma boa comunicação com a empresa são fatores cruciais para o engajamento. Por esse motivo, é fundamental conversar com os funcionários e repassar um feedback do seu desempenho, permitindo a sua evolução dentro da organização.

Crie uma política de benefícios

Ter uma política de benefícios para os trabalhadores é de extrema importância. Vantagens como vale-alimentação, plano de saúde e estruturas de bônus podem fazer toda a diferença na motivação e na retenção dos operários.

Ofereça jornadas de trabalho flexíveis

Possibilidades como o home office ou carga horária reduzida são benefícios muito valorizados pelos trabalhadores e que aumentam a qualidade de vida. Esses aspectos fazem com que sua organização seja mais atraente para os talentos que a concorrência.

Reduzir o turnover é fundamental para obter melhores resultados e manter uma boa imagem para os clientes. Aprimorar os modelos de gestão, oferecer benefícios e treinamentos estimula os colaboradores e aumentar a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Você já passou ou tem passado por um turnover na sua empresa? Deixe um comentário nesse texto contando como você tem cuidado da sua equipe!

[rock-convert-cta id=”227″]

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Sem categoria

Políticas de Privacidade | Dimensional

Material elétricoSem categoria

Produtos livres de halogênio HellermannTyton: mais segurança para instalações elétricas

Sem categoria

Causas de absenteísmo no trabalho: as 5 principais nas empresas

Sem categoria

Destaque para ações sociais em setembro na Dimensional