Service

Conheças as soluções portuárias da Dimensional

soluções portuárias

Ao longo de sua história, a Dimensional vem atuando nos maiores terminais do Brasil. A expertise dos seus especialistas garante a manutenção da disponibilidade de máquinas e equipamentos de soluções portuárias nas áreas de PLC, Inversores de Frequência, Motores, comunicação em Redes Profibus, Profinet, ASI e Sistemas Supervisórios.

Garantir a capacidade nominal de movimentação de carga em um terminal portuário é de suma importância. Por isso, os descarregadores de navio e RTG são equipamentos primordiais para operação.

Uma gestão estratégica de manutenção em seus inversores de frequência, por meio de manutenção preventiva e aquisição de peças sobressalentes, traz grandes resultados de saving e confiabilidade dos equipamentos.

As bases instaladas de grandes portos brasileiros têm inversor de frequência Simovert Masterdrives da SIEMENS. Porém, será encerrado o fornecimento de peças sobressalentes a partir de outubro de 2020, gerando grande impasse e preocupação para os mantenedores com o encerramento de fornecimento de peças de reposição.

Neste post, saiba mais sobre o assunto e veja como a Dimensional atua!

Soluções portuárias Dimensional

A Dimensional criou um plano estratégico de aquisição de peças sobressalentes com o know-how de sua equipe. Foi feito por meio de levantamento da base instalada em todos os terminais brasileiros, a fim de adquirir todas as peças da linha Simovert Masterdrives e SINAMICS aplicados em terminais portuários.

Dessa forma, gera respaldo e capacidade de retomar a operação de imediato com fornecimento de placas e componentes sobressalentes a pronta entrega. Além disso, a empresa disponibiliza técnicos especialistas em análise e resolução de falhas, comissionamento e otimização de equipamentos.

Phase out Simovert Masterdrives

Com o anúncio do fim de ciclo dos inversores de frequência da linha Simovert Masterdrives, o Retrofit se torna estrategicamente necessário. Além disso, é vantajoso atualizar o hardware dos inversores de frequência para linha de produto de fornecimento atual SINAMICS S120.

Também, as placas tecnológicas T300, que estão com o ciclo encerrado desde fevereiro de 2019, para a nova plataforma de controle de elevação de carga, denominada SIMOCRANE.

O setor de engenharia da Dimensional tem ampla experiência no desenvolvimento de projetos Retrofit Simovert Masterdrives para Sinamics. Assim, oferece a solução completa — desde a especificação, ao comissionamento e conclusão do projeto com capacitação das equipes de manutenção.

Sistemas de diagnósticos CMS

Muitos terminais portuários enfrentam grandes dificuldades de manter a operacionalidade do Sistema de Monitoramento CMS, fundamental para interpretação e diagnóstico rápido de falhas em descarregadores de navios e RTGs.

Esses sistemas, em sua maioria, são softwares dedicados desenvolvidos pelos fabricantes. Ao longo dos anos, os computadores se tornam obsoletos, gerando grandes transtornos para equipe de manutenção por incompatibilidade de drivers, hardware e sistema operacional.

Para resolver o problema, a Dimensional desenvolve novos sistemas de supervisórios na plataforma do TIA Portal. Com isso, garante a funcionalidade e melhorias na diagnose de máquinas, utilizando novos recursos disponíveis por meio das tecnologias atuais.

Digitalização na área portuária — DIM-BRAIN

Terminais portuários têm equipamentos de grande valor agregado em descarregadores de navios e RTGs. Por exemplo, inversores de frequência e motores de potências elevadas. Esses equipamentos, além de estar diretamente ligados à disponibilidade de máquina, quando ocorre uma falha, geram grandes custos para manutenção.

Se for possível monitorar esses equipamentos em forma de manutenção preditiva, para alertar os usuários em qualquer anormalidade antes da ruptura, poderiam ser reduzidos os custos de manutenção corretiva e tempo de máquina parada?

Pensando nessa pergunta, a Dimensional desenvolveu o DIM-BRAIN. A solução torna possível a análise preditiva e o monitoramento em tempo real de inversores de frequência e motores.

Para isso, usa inteligência artificial, analisando e alertando, por email e SMS, qualquer condição de anormalidade detectada pelo sistema de KPIs e Machine Learning com operacionalidade em nuvem. Além disso, registros de gráficos em tempo real com acesso por celular, computador, relatórios customizados, ranks de parada, facilidade de diagnósticos e muitas outras funcionalidades que agregam valor para a manutenção em seu terminal portuário.

Case de sucesso

Um filtro ativo AFE da linha Simovert Masterdrives teve sua unidade totalmente comprometida por um sinistro de incêndio, oriundo de harmônicas em circulação nos capacitores do Filtro Clean Power. Capacitores são receptores naturais de frequências harmônicas, produzidas por cargas não lineares e, por oferecerem um caminho de baixa impedância, ficam suscetíveis a sobrecarga.

Em determinadas circunstâncias, as correntes harmônicas podem exceder o valor da corrente fundamental (60 Hz) do capacitor. Esses harmônicos podem, também, causar um aumento da tensão por meio do dielétrico, que pode exceder a tensão máxima de operação do capacitor, resultando em falha prematura dele.

A recomposição do filtro se desenvolveu totalmente in loco, com fornecimento de peças e componentes que foram carbonizados. Foram analisados criteriosamente todos os painéis elétricos, com objetivo de identificar e levantar todas as peças necessárias para recolocação em operação. A equipe técnica reparou de forma rápida e eficaz toda a funcionalidade do filtro ativo AFE.

Foram feitos ajustes de otimização no filtro ativo e ensaios com todos os tipos de carga e movimentos, tendo um resultado satisfatório em qualquer situação dos motores sendo consumidores de energia e/ou nos momentos de regeneração.

Medições por meio de analisadores de energia comprovam a eficácia do reparo e ajustes de parâmetros com fator de potência em 1,00, com seus fatores totalmente em fase, corrente e tensão senoidais, e THD com valores abaixo do mínimo aceitável. As harmônicas de 5° e 7° permaneceram dentro da sua normalidade, sem prejudicar as instalações elétricas.

Expertises da Dimensional

Além das atividades relacionadas a soluções portuárias, a Dimensional também atua como expert em outras áreas, como a manutenção de equipamentos e soluções para instituições da área de indústria.

Material elétrico

Oferecemos diversos materiais elétricos e de automação, como equipamentos de iluminação, motores elétricos, fontes, tomadas industriais, inversores de frequência, cabos, entre outros.

É muito importante contar com materiais de qualidade para a realização de instalações e manutenções elétricas, para que o resultado seja satisfatório e seguro, ao mesmo tempo que tenha uma duração maior, antes de necessitar de novos reparos.

Service

A Dimensional Service realiza a prestação de serviços de prevenção e correção de produtos em automação, motores e acionamentos. A empresa conta com um robusto sistema de suporte, estando disponível 24 horas por dia e com um amplo campo de atendimento. Assim, você terá a garantia de que conseguirá um atendimento rápido e eficiente.

EPI’s

Também podem ser comprados diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), que são itens importantes para garantir a segurança da sua equipe enquanto estiverem trabalhando.

Além disso, a Dimensional conta com uma equipe formada por especialistas no assunto, que podem auxiliar os seus clientes sobre as melhores práticas de uso desses itens. Além de manter uma rotina de trabalho segura.

Automação

A instituição também conta com um setor dedicado a serviços de automação, Acionamentos e Motores, no qual é oferecido um completo portfólio com itens de alta performance. Confira, a seguir, alguns dos principais produtos oferecidos:

  • inversores de frequência, motores, Soft Start;
  • controladores lógico programáveis, fontes, IHM;
  • sistema supervisório, redes industriais, PC’s industriais.

Iluminação

Na área de iluminação, são desenvolvidos projetos de desenvolvimento e consultoria de planos luminotécnicos. Neles, são tomadas medidas para garantir o cumprimento das normas estabelecidas, ao mesmo tempo que são adaptados às necessidades do cliente.

São utilizados produtos de grandes marcas, como Ledvance e Philips, para garantir uma maior qualidade, segurança e durabilidade para os projetos desenvolvidos entre a Dimensional e a empresa parceira.

Cabos especiais

Aos nossos clientes que contam com contratos de fornecimento, oferecemos uma equipe altamente especializada. Também, mais de 1.500 cabos para as mais diversas utilidades, todos com um preço competitivo, alta qualidade e justo prazo de entrega.

Prestamos atendimento especializado a variadas linhas produtivas, o que garantirá um melhor entendimento por parte da Dimensional sobre as especificidades de cada cabo comercializado pela nossa empresa. Além do tipo de serviço prestado pelo seu negócio, o que garantirá uma comunicação melhor, uma resolução mais rápida de problemas e uma melhor indicação dos produtos ideais para você.

Assim, entendendo melhor as soluções portuárias oferecidas pela Dimensional, bem como os seus cases de sucesso, você terá a garantia de que, ao contratar um dos nossos serviços ou produtos, optará por trazer uma maior qualidade e profissionalismo para a sua instituição.

Não perca mais tempo: entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre o que podemos fazer para auxiliar a sua empresa!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Service

D+Brain: A Inteligência Artificial na Palma das suas Mãos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos

Service

Conheça o novo site da Dimensional Service

AutomaçãoMaterial elétricoService

Quadros de Distribuição SIEMENS : Proteção em 1º Lugar