Automação

Fique por dentro das melhores soluções escaláveis para datacenters

Um negócio escalável é o nome que se dá aos empreendimentos que conseguem aumentar os seus lucros sem a necessidade de subir seus gastos na mesma proporção, o que resulta em uma alta taxa de lucros.

Dessa forma, uma empresa consegue vender seus produtos e serviços pelo menor custo possível e atender a um grande número de clientes, graças à ajuda de soluções eficientes.

Neste texto, você entenderá melhor quais as principais características das soluções escaláveis para datacenters e por que elas são tão importantes para a saúde financeira de uma empresa. Além disso, também vai aprender a transformar seu datacenter em uma solução escalável.

Quais as principais características de uma solução escalável?

Soluções escaláveis para datacenters costumam ter características bem distintas, que garantem a lucratividade. Uma delas é a capacidade de vender um mesmo produto ou serviço para uma grande variedade de clientes, sem que isso onere demais ou demande personalizações.

Outra característica importante de uma solução escalável é a sua alta automação. Com isso, o empreendimento ganha mais agilidade ao realizar as suas atividades, além de economizar bastante ao longo prazo, aumentando os lucros.

É possível investir em ferramentas ou em um sistema de ERP que forneça à empresa todos os aparatos necessários para realizar atividades e controlar informações. Para um datacenter, isso pode ser bastante útil, já que auxilia na coleta de dados.

Podemos destacar ainda a possibilidade de ensinar processos de produção, que costumam ser bastante específicos e padronizados. Eles são mais relevantes quando consideramos a carência com relação ao nicho de datacenters.

Por natureza, processos são repetíveis. Assim, são facilmente ampliado e garantem altas taxas de lucro, o que resulta em um sucesso de vendas e na recolocação da empresa como referência no mercado.

Nesse caso, um datacenter torna-se escalável justamente quando consegue ter um aumento na coleta e armazenamento de informações sem que isso demande, obrigatoriamente, um upgrade ou troca de todos os servidores.

Esses datacenters precisam ser igualmente confiáveis, já que estarão lidando com uma grande massa de informações sobre a própria empresa, concorrentes e dos próprios clientes. Nesses casos, segurança é fundamental.

Por que os as soluções escaláveis são importantes para os datacenters?

A escalabilidade é importante porque é por meio dela que as empresas poderão contar com uma grande gama de dados sem necessariamente gastar mais com espaço ou tecnologias para suprir as necessidades do seu empreendimento.

Além disso, investir em soluções escaláveis aumenta o valor de mercado da empresa, já que mostra a capacidade de administrar bem os seus recursos e gerar muita receita com o mínimo de custos.

Assim, parceiros ou até mesmo clientes poderão ver a empresa com outros olhos e investir nos produtos/serviços oferecidos por ela, seja por meio da sua compra ou investindo em suas atividades.

A própria empresa também é beneficiada internamente, uma vez que consegue ter maior agilidade na coleta, armazenamento e uso desses dados, que estarão em uma escala melhor e conseguirão trazer informações valiosas sobre público, concorrentes, entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento da instituição.

Outro benefício da escalabilidade é a facilidade de expansão do negócio ou, pelo menos, do setor de datacenter. Por ele ser projetado para comportar a possibilidade de um maior recebimento de dados, isso auxilia no desenvolvimento de mais projetos e de uma análise de dados mais efetiva e aprofundada.

Os datacenters escaláveis ainda permitem que a empresa tenha um índice menor de erros, já que a informação poderá ser passada de uma maneira mais segura. Isso também auxilia na redução de falhas na comunicação.

Isso tudo sem falar na redução dos custos, que possibilita que a empresa, ao mesmo tempo em que aumenta os seus lucros, consiga ter mais dinheiro para investir em outros setores e projetos.

Qualquer companhia só tem a ganhar investindo em um datacenter escalável, pois terá uma maior gama de informações, menos custos e maior eficiência interna, conseguindo, dessa maneira, maiores lucros.

Como ter um datacenter escalável?

Agora que você entendeu o que é uma solução escalável e qual a importância de um datacenter deste tipo para a sua empresa, está na hora de conferir como aplicar tal modelo em sua empresa.

O primeiro passo é prestar atenção na latência do datacenter. Ou seja, além de um bom armazenamento, é preciso que ele consiga fornecer e captar as informações de maneira constante.

Ele também precisa ser simples, afinal, de nada adianta ter um serviço potente se ninguém sabe usá-lo. Portanto, encontre soluções intuitivas para o melhor aproveitamento da equipe e invista em treinamentos.

Um alto volume de dados é sinônimo de maior utilização do datacenter. Por isso, os servidores precisam estar em um local no qual possam ter um aumento de temperatura, ou até mesmo de tamanho, de maneira confortável. Verifique se o sistema de resfriamento comportará o aumento da temperatura do datacenter previamente.

Outro ponto a ser analisado é a migração de dados. Caso precise expandir ou até mesmo trocar algum componente do seu datacenter, é importante escolher equipamentos de ponta, que evitem que o sistema de T.I precise ser reconfigurado para tal atividade, o que demanda mais tempo que o necessário.

Uma dica essencial é investir em um datacenter programável, capaz de integrar facilmente com outros programas e ferramentas, além de automatizado, o que ajuda a equipe a evitar trabalhos manuais, gastando energia em tarefas mais estratégicas.

Ao levar as informações deste post em conta na hora de criar um datacenter efetivo para a sua empresa, você conseguirá um sistema que consegue captar, armazenar e divulgar grandes volumes de dados de forma confiável e sem altos investimentos para a sua ampliação.

Para analisar soluções escaláveis para datacenters, é necessário verificar o custo-benefício que envolve o investimento em equipamento versus o lucro previsto com os dados. Só assim você conseguirá entender se os seus servidores realmente são escaláveis e o que pode ser feito para melhorar esse índice.

Gostou do texto? Então aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecer e investir em um datacenter escalável!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos