Automação

Por que um sistema de vídeo analítico é tão importante?

sistema de vídeo analítico

O sistema de vídeo analítico trouxe um grande impulso para as áreas de segurança e marketing das empresas. Por sua vez, governos e instituições têm conseguido ampliar as ações de segurança com as facilidades que essa tecnologia disponibiliza.

Vigiar ambientes que devem estar isolados, contar pessoas que circulam ou identificar comportamentos suspeitos fazem parte do acervo de possibilidades. Mas, afinal, o que é um sistema de vídeo analítico e qual a sua real importância?

Leia este post e descubra agora por que toda empresa deveria considerar a instalação de um sistema de análise de vídeo.

O que é um sistema de vídeo analítico?

O sistema de vídeo analítico tem recebido diversas denominações, como análise inteligente de vídeo e análise de conteúdo de vídeo, entre outras. Consiste na tecnologia que faz uso de softwares para avaliar uma sequência de imagens, com o objetivo de detectar eventos ou objetos de interesse.

Nesse sentido, é dispensada a necessidade de participação de um operador. O exemplo mais simples do trabalho de um vídeo analítico é a detecção de movimento, quando o sistema percebe, em relação a um cenário fixo de fundo, um deslocamento qualquer.

De modo geral, as principais funcionalidades de um vídeo analítico podem ser assim relacionadas:

  1. detecção de movimento em área de acesso indesejado (invasão);
  2. detecção de objeto suspeito deixado na área monitorada;
  3. detecção de pessoa caída (posição anormal do corpo);
  4. detecção de aglomeração de pessoas;
  5. contagem do número de pessoas em uma área;
  6. reconhecimento facial;
  7. identificação de placa de veículo.

Como ele funciona?

Primeiramente, é preciso esclarecer que o funcionamento de um sistema de vídeo analítico necessita que as câmeras instaladas sejam IP. Esse modelo tem os recursos necessários para a efetivação dos processos de análise, especialmente por produzirem imagens digitalizadas.

Tecnicamente, o funcionamento do sistema se baseia em algoritmos desenvolvidos para o reconhecimento de imagens específicas e movimentos. Sua programação se faz segundo o que se pretende monitorar.

As imagens capturadas pela câmera IP são encaminhadas a um servidor no qual o software analítico está instalado. Ele, por sua vez, procede à análise em conformidade com sua programação e retorna uma resposta com base no que identificou na sequência de imagens.

Em função da atividade destinada, o sistema pode tomar providências em tempo real, como identificar um objeto que não estava no local e apareceu deixado por alguém. A partir daí, acionar uma central de segurança para averiguação in loco.

Qual a importância de se dispor de um sistema vídeo analítico?

Uma quantidade imensa de horas de vídeos produzidos diariamente pelo circuito interno necessita avaliação ou tudo poderá ter sido em vão. Um sistema de vídeo analítico pode promover essas avaliações de modo direcionado.

Ao mesmo tempo, a funcionalidade do sistema introduz possibilidades essenciais e que auxiliam os trabalhos de segurança eletrônica em todos os níveis: residenciais, comerciais, industriais e institucionais. Conheça alguns aspectos de sua importância.

Análise inteligentes

Devidamente abastecido com o software adequado, o sistema promove, ao longo de infinitas horas de vídeo gravadas, a análise que se deseja. Do mesmo modo, câmeras em tempo real realizam a mesma operação e, com os resultados obtidos, podem tomar iniciativas. Assim, por exemplo, ativam alarmes, acionam o pessoal da segurança, impedem o acesso de veículos e muito mais.

Detecção de invasões

Uma importante funcionalidade do sistema de vídeo analítico é sua capacidade de detectar invasões. Nesse sentido, pode-se definir uma linha limite cuja extrapolação é detectada, assim como uma área inteira que deveria estar isolada e com acesso impedido.

Havendo transpasse da linha ou introdução de um indivíduo na área isolada, a alteração é percebida. A partir daí, o sistema pode ser programado para uma ação, como acionar um alarme ou travar portas de acesso.

Análise de comportamento

Essa é uma área que extrapola a segurança e apresenta interesse para o setor de marketing da empresa. Além de detectar comportamentos suspeitos, brigas e correrias, o sistema de vídeo analítico também identifica a presença dos consumidores em uma loja, por exemplo. Procedimentos adotados por clientes em torno de uma gôndola ou o tempo ocupado em observação de determinados produtos tem importância estratégica para o setor.

Fluxo de pessoas

O volume de pessoas que se deslocam ou que se aglomeram, assim como a contagem daqueles que passam por uma porta, são dados estratégicos para a segurança e para o marketing dos negócios. Como visto, também é possível mensurar o tempo que cada indivíduo passa em determinado local do estabelecimento ou da empresa.

Sentido do movimento

Além do fluxo de pessoas e sua contagem, determinadas áreas exigem o deslocamento em um único sentido. O sistema de vídeo analítico pode detectar pessoas se movimentando em sentido contrário.

O mesmo parâmetro pode ser empregado, por exemplo, na avaliação de pessoas que entram e que saem por uma mesma porta de acesso de entrada e saída. Lojas com grande fluxo de pessoas são especialmente interessadas nessa informação.

Abandono ou retirada de objeto

Tomando como base de referência um cenário de fundo, o vídeo analítico pode perceber a presença de objeto que antes não estava em determinado local. Essa funcionalidade é muito utilizada em áreas de segurança onde há risco de ações que visem acionamento de explosivos e contaminantes químicos ou biológicos em uma área específica, como um estacionamento.

Como pode ser implantado na empresa?

A forma mais segura de se implantar um sistema de vídeo analítico na empresa é iniciando com a elaboração de um projeto. Esse, por sua vez, deve considerar essencialmente o sistema de segurança e monitoramento porventura já existente e o objetivo que se pretende atingir.

Para esse fim, o ideal é contar com profissionais especializados, capazes de orientar na identificação das necessidades e na especificação dos melhores equipamentos para o fim a que se destinam. Nesse sentido, leve em conta um fornecedor de serviços e equipamentos certificado e experiente.

Como visto, um sistema de vídeo analítico é capaz de dar suporte para uma infinidade de ações na área de segurança eletrônica e de marketing, fornecendo informações importantes e acionando iniciativas complementares.

Gostou deste post? Então aposto que você não vai querer perder essa abordagem sobre reconhecimento facial, sua importância e como funciona.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos