Smart Building

Como criar um sistema de segurança eletrônica para estacionamentos?

sistema de segurança eletrônica

Zelar pela segurança do condomínio, casa ou empresa é um investimento que não deve ser adiado. Por isso, é preciso contar com um sistema de segurança eletrônica para facilitar essa atividade.

Para muitos, criar tal sistema não é uma tarefa tão simples, principalmente por não contar com uma equipe de confiança ou por precisar de um sistema que atenda às suas necessidades.

Neste texto, você conhecerá quais são os desafios de criar e implantar um sistema de segurança eletrônica, além de receber algumas dicas de como realizar esse processo de maneira rápida e efetiva. Acompanhe!

Quais são os desafios ao criar um sistema de segurança eletrônica?

Não conhecer as reais necessidades da empresa

É possível criar inúmeros sistemas de segurança para estacionamentos, mas é preciso que aquele implantado na sua empresa ou condomínio esteja de acordo com as suas reais necessidades. Por exemplo, não é interessante criar um sistema para apenas uma vaga, quando existem outras que também precisem de segurança.

Por isso, é muito importante explicar detalhadamente para a equipe responsável o que a instituição espera do seu novo sistema de segurança. Apenas trabalhando em conjunto é possível criar um sistema que atenda perfeitamente às necessidades existentes.

Não atualizar o sistema

É muito importante manter o sistema de segurança eletrônica do seu estacionamento atualizado. Assim, você poderá contar sempre com um sistema livre de erros e adequado às necessidades do seu empreendimento.

E não é apenas o sistema que necessita de atualização: os seus funcionários também precisam estar habituados a utilizá-lo da maneira mais efetiva possível. Caso contrário, ele não terá todo o seu potencial explorado.

Contar com um sistema de segurança automatizado permitirá que você tenha acesso a mais recursos e possa fazer um serviço de vigilância bem mais eficiente, até mesmo com menos custos para a empresa.

Não conhecer a empresa responsável pela implantação

Existem empresas que criam o seu próprio sistema de segurança, porém, o mais comum é que esse serviço seja terceirizado. Nesse caso, é imprescindível escolher uma parceira de confiança.

Faça uma pesquisa prévia sobre as instituições que realizam esse tipo de atividade. Escolher uma opção de qualidade duvidosa poderá resultar em um resultado ruim e que colocará em risco a eficiência do seu estacionamento.

Não entender as limitações do sistema

Ao mesmo tempo em que não é interessante contar com um sistema que não seja adequado para as suas necessidades, ter um sistema limitado também pode trazer consequências negativas.

Algumas instituições podem se limitar a um sistema que apenas realiza pagamento e controle da entrada e saída dos carros. Porém, é possível que o seu sistema de estacionamento tenha mais funcionalidades, que podem ser utilizadas atualmente ou em um futuro próximo.

Não criar um bom projeto

Antes de desenvolver um sistema de segurança para estacionamentos, é preciso criar um planejamento e controle completo de como esse sistema será criado e implementado. Com isso, é possível comunicar melhor à empresa responsável o que deve estar presente.

No planejamento, serão necessárias informações sobre as restrições, as necessidades e os desejos da empresa, assim como a finalidade do sistema, o custo, o prazo e outros aspectos importantes para o seu desenvolvimento.

Como garantir a segurança e o monitoramento corretos no estacionamento?

Agora que você entendeu quais são os principais desafios de se implantar um sistema de segurança eletrônica, conheça algumas dicas que podem facilitar e agilizar a proteção tecnológica do seu espaço.

Use câmeras de qualidade

As câmeras são os principais itens de um bom sistema de segurança eletrônica, já que serão elas as responsáveis por captar as imagens do estacionamento em tempo real e transmiti-las para a TV ou para o monitor utilizado pela equipe de vigilância.

Por isso, certifique-se de adquirir modelos de boa qualidade e que consigam gravar no período noturno, momento em que pessoas mal intencionadas podem tentar invadir o espaço, por exemplo.

Além disso, é preciso pensar muito bem no posicionamento desse equipamento, já que colocar uma câmera em um local inadequado impedirá uma visão completa da vaga, do carro e das pessoas que estiverem em seu entorno.

Faça um mapeamento dos riscos

Existem locais no estacionamento que estão mais vulneráveis? Quais são eles? Atualmente, existem pontos cegos que facilitam a ação de pessoas mal intencionadas? Essas e outras perguntas precisam estar presentes no seu mapeamento de riscos.

Com ele, você poderá encontrar dificuldades e problemas não apenas no seu estacionamento, mas também no próprio sistema de segurança. Isso permitirá a tomada de medidas para eliminar ou diminuir as consequências negativas desses pequenos problemas.

Treine a sua equipe

Não adianta investir em um sistema de segurança eletrônica de ponta, se a equipe de vigilância não conseguir utilizá-la corretamente. Por isso, é preciso fazer treinamentos periódicos com os responsáveis por essa função para garantir a eficiência do sistema.

O treinamento da equipe pode ser feito tanto pela empresa responsável pela criação e implantação do sistema quanto pela sua instituição, por meio de pequenos cursos de utilização da plataforma.

Utilize um sistema de alarme

Já pensou em utilizar, com um sistema de câmeras, dispositivos de alarme para potencializar a segurança do seu estacionamento? É possível fazer a integração de ambos, permitindo que trabalhem totalmente em conjunto em caso de atividades suspeitas.

Alguns sistemas permitem que, caso o alarme seja tocado, as imagens sejam captadas pela respectiva câmera de segurança e gravadas automaticamente, facilitando o trabalho do segurança em achar o momento exato do incidente.

Conte com um sistema VMS

Um sistema VMS é um software que permite o monitoramento e gestão em vídeo e remoto do seu estacionamento, possibilitando acompanhar a entrada e a saída de diversos veículos em tempo real, bem como possíveis alertas e eventos pré definidos.

O VMS se diferencia de um sistema de vigilância padrão, já que ele permite uma maior gestão das imagens gravadas ou transmitidas em tempo real para a tela, garantindo uma melhor análise e monitoramento.

Como vimos, ao utilizar uma das soluções tecnológicas da Dimensional para modernizar o sistema de segurança eletrônica para o estacionamento da sua empresa, você terá um sistema que se molda perfeitamente às suas necessidades, além de poder contar com o suporte sempre que precisar!

Se você se interessou pelas nossas soluções, entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso sistema de monitoramento!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Smart Building

Smart Building é a mais nova unidade de negócio da Dimensional

Smart Building

Descubra 5 Motivos para Instalar Nobreaks em Ambientes Hospitalares e Industriais

Cabos especiaisSmart BuildingWebinar

Webinar Furukawa: Conectividade Industrial

Cabos especiaisSmart Building

Entenda porquê a Conectividade é um dos Grandes Diferenciais da Indústria 4.0